NÚCLEOS DA BASE NEUROANATOMIA Prof. Carlos Frederico Rodrigues .
INTRODUÇÃO Geralmente são considerados como ‘ núcleos da base’ os núcleos caudado , putâmen , globo pálido , claustro e amigdalóide . Alguns autores incluem a substância negra e o núcleo subtalâmico . Trataremos basicamente dos núcleos caudado , putâmen e globo pálido . Conexões da substância negra e do núcleo subtalâmico com os núcleos da base. Abordaremos ainda a substância inonimada e o núcleo basal de Meynert .
CORPO ESTRIADO I – Estrutura e divisões : Pode ser dividido em um Striatum ( caudado e putâmen – semelhanças histológicas ) e um pallidum ( globo pálido ). Em cortes anatômicos , entretanto , percebemos que o putâmen está mais ligado ao globo pálido , formando uma unidade denominada lentiforme . O núcleo lentiforme está separado do caudado pela cápsula interna .
CORPO ESTRIADO Núcleo caudado Striatum Corpo estriado Putâmen Núcleo lentiforme Globo pálido - Pallidum Além desse esquema clássico , temos também o conceito de corpo estriado ventral.
CORPO ESTRIADO II – Conexões : As principais conexões são o córtex cerebral, a substância negra , o subtálamo e o tálamo . As fibras aferentes , em sua maioria , chegam ao caudado e ao putâmen e, posteriormente , são enviadas ao globo pálido , de onde partem as fibras eferentes .
Fig 12.1
CORPO ESTRIADO III – Considerações Funcionais . O controle da motricidade parece ser a principal função do corpo estriado . Disfunção do tônus muscular, aparecimento de movimentos anormais e distúrbios de iniciação do movimento são sintomas habituais nas lesões dos núcleos da base. Algumas síndromes clínicas como o parkinsonismo , a coréia e a atetose são resultados desse mau funcionamento e podem nos ajudar a entender os núcleos da base.
CORPO ESTRIADO O Parkinsonismo caracteriza -se por rigidez muscular, tremos em braços e mãos e bradicinesia . Há aumento do tônus muscular e o paciente se queixa de dificuldades para iniciar o movimento . A causa ainda é desconhecida , mas há degeneração da substância negra e baixa da dopamina nessa estrutura e no corpo estriado .
CORPO ESTRIADO A palavra coréia deriva do grego e significa dança . Hipotonia e realização de movimentos involuntários . Alteração do neurotransmissor GABA ao nível dos núcleos da base.
CORPO ESTRIADO Essas síndromes implicam o corpo estriado e suas conexões no controle da motricidade . Como apresentam sintomas opostos , indicam que o estriado deve ser importante na iniciação e planejamento dos movimentos . É digno de nota que a ligação do estriado com os neurônios motores , não é direta e se dá através da ligação com o córtex cerebral ( pré -frontal).
CORPO ESTRIADO VENTRAL Estudos imunohistoquímicos demonstraram que os limites do estriado deveriam ser estendidos , ventralmente , a áreas que anteriormente não se consideravam como pertencentes a essa estrutura . Admite -se hoje a existência de um striatum ventral e um pallidum ventral. O estriatum seria o núcleo accumbens – situado ventralmente à cabeça do caudado . O pálido ventral seria a substância inonimada .
CORPO ESTRIADO VENTRAL Possuem características histológicas e histoquímicas semelhantes aos correspondentes dorsais . Porém , conectam -se com o sistema límbico , principalmente , o estriado . Seria responsável por reações motoras emocionais .
SUBSTÂNCIA INONIMADA E NÚCLEO DE MEYNERT A substância inonimada é uma área de tecido nervoso situada abaixo do núcleo lentiforme . É composta de células e fibras nervosas e é denominada inonimada por não ter recebido uma denominação pelo primeiros anatomistas . Em seu interior há uma estrutura bem evidente : o núcleo basal de Meynert .
SUBSTÂNCIA INONIMADA E NÚCLEO BASAL DE MEYNERT Possui ampla projeção para praticamente todo o córtex cerebral. Suas fibras possuem como neurotransmissor a acetilcolina . Na doença de alzheimer ocorre uma degeneração acentuada desses núcleos . Parece ter um papel na memória , na aprendizagem e na manutenção dos níveis de alerta . Mantém contato também com o sistema límbico .