íNdios guaranis

15,718 views 13 slides Jun 05, 2014
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Índios Guaranis

Localização: A tribo Guarani vive na região atualmente no sul do Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, norte da Argentina e Uruguai.

Nos séculos XVII e XVIII, grande parte desses territórios era de domínio dos espanhóis onde foram instaladas missões de jesuítas ligadas as províncias espanholas da campanha de jesus. Os jesuítas estudaram e documentaram fartamente a língua guarani desde 1625 .

O povo guarani foi um dos primeiros a serem contatados após a chegada dos europeus na América do Sul cerca de 500 anos atrás. No Brasil vivem atualmente cerca de 51 mil índios Guaranis.

O povo Guarani é profundamente espiritual. A maioria das comunidades possuem um espaço para oração, e um líder religioso, cuja autoridade é baseada em prestigio, em vez de poder formal.

Atividades Econômicas: A agricultura é a principal atividade econômica guarani, mas apreciam a caça e a pesca praticando sempre que é possível, realizam uma economia de substancia marcada pela distribuição e redistribuição dos bens produzidos, e na qual relação de produção econômica, seja qual for a atividade .

Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos tem os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machados, arcos, flechas, arpoes) são propriedades individuais .

O trabalho na tribo é realizado por todos, porem possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheitas e plantios. Já os homens da tribo ficam encarregados pelos trabalhos mais pesados como caça, pesca, guerras e derrubadas de arvores .

A formação social era bastante simples, as aldeias não tinham grandes concentrações populacionais e as atividades eram exercitadas de forma coletiva. O índio que caçasse ou pescasse mais dividia seu alimento com os outros.

A coletividade era uma das características marcante entre os índios. Suas cabanas eram divididas entre vários casais e seus filhos, como não a havia classes sociais até mesmo o chefe da tribo dividia seus alimentos com os outros.

Artesanatos Confeccionavam objetos de cerâmicas abundantes e de tamanhos grandes, feitos pelas mulheres, e eram utilizados na cozinha, nas despensas e para enterrar os mortos (urnas fúnebres). Faziam também cachimbos de barro. O meio em que viviam os tornou hábeis canoeiros. Armas e utensílios: arcos, flechas, conheciam as baloeiras. Empregavam instrumentos de pedra lascada, pedra polida, bem como facas de bambu (cestarias)

Linguagem: O guarani é uma língua indígena do Sul da América do Sul, falada originalmente pelos povos da etnia guarani, mas que, atualmente é falada também pelos paraguaios, que ligaram alguns vocábulos ao português brasileiro.

Professora: Thais Alunas: Ana Luíza Barbara Luciana turma:61 Serie:6° ano Escola :Francisco Andrighetto Lugar especial ,de educação essencial!!
Tags