CONTEÚDOS DA AULA Introdução à Neonatologia e SINASC; Termos mais utilizados; UTI Neonatal e indicações para internação; Método Canguru; Alojamento Conjunto; O papel da enfermagem;
ETIMOLOGIA Neo = Novo Nat(o) = Nascimento Logia = Estudo A neonatologia é o ramo da pediatria que tem como foco crianças do seu nascimento até o seu 28º dia de vida.
A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO AO RN Período de grande vulnerabilidade; A primeira semana de vida, em especial no primeiro Brasil; São vários os indicadores assistenciais dia de vida, representam 25% das mortes infantis no que interferem na mor t c a e l s i a d r a i d a e n i p n r f e a m n a t t i u l r : idade , asfixia extremos de i d a a d , e daescolaridade ( d a a pgar), É mã e i , mp o r t ant e o a compan h m a ã m e . nt o durante a gestação, no parto e no pós-parto.
A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Detecção precoce de patologias; Permite o desenvolvimento saudável do bebê; Redução de riscos; Troca de experiências e informações; Orientações sobre o parto, complementar; Redução do medo; Manutenção da Rede de Apoio; amamentação, alimentação
SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC) Nascido vivo é a expulsão ou extração completa do corpo da mãe, independentemente da duração da gravidez, de um produto de concepção que, depois da separação, respire ou apresente qualquer outro sinal de tal como vida, batimentos, do coração, pulsações do cordão umbilical ou movimentos efetivos dos músculos de contração voluntária, estando ou não cortado o cordão umbilical e estando ou não desprendida da placenta.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC) O SINASC é um documento básico para a Declaração de Nascido Vivo (DNV). Ele ajuda no planejamento de a população atendida, estratégias para perfil dos nascimentos, características da traçando o população e taxas de mortalidade. A DNV é impressa em três vias, sob responsabilidade do Ministério da Saúde, e cada uma segue um fluxo, dependendo das condições do parto.
PARTOS HOSPITALARES OU DOMICILIARES COM ASSISTÊNCIA HOSPITALAR DN 1ª VIA (BRANCA) DN 2ª VIA (AMARELA) DN 3ª VIA (ROSA) Permanece no estabelecimento de saúde até ser coletada pelos órgãos responsáveis. Utilizada para o registro do nascimento. Após o registro, o cartório retém a via. Fica arquivada no estabelecimento onde ocorreu o parto.
PARTOS DOMICILIARES DN 1ª VIA (BRANCA) DN 2ª VIA (AMARELA) DN 3ª VIA (ROSA) Recolhida pela Secretaria Municipal de Saúde. Utilizada para o registro do nascimento. Após o registro, o cartório retém a via. Disponibilizada para os pais ou responsáveis para apresentar na primeira consulta com a US. Arquivamento posterior. COM ASSISTÊNCIA PROFISSIONAL
PARTOS DOMICILIARES DN 1ª VIA (BRANCA) DN 2ª VIA (AMARELA) DN 3ª VIA (ROSA) Cartório de Registro Civil até ser recolhida pela Secretaria Municipal de Saúde. Utilizada para o registro do nascimento. Após o registro, o cartório retém a via. Disponibilizada para os pais ou responsáveis para apresentar na primeira consulta com a US. SEM ASSISTÊNCIA PROFISSIONAL
TERMINOLOGIAS DO PERÍODO NEONATAL ABORTO: expulsão ou extração de um produto da concepção com menos de 500g, 25cm ou 22 semanas; NATIMORTO/ÓBITO FETAL: morte do produto da gestação, de 22 semanas ou mais, antes da sua expulsão ou extração completa. Indica o óbito o fato de, depois da separação, o feto não respirar ou não dar nenhum M o O u R t T r A o L s I i D A n D a E l d N e E O v N i A d T a A ; L : Óbito antes de completar 28 dias de vida. Precoce: Antes de 7 dias. Tardia: Entre 7 e 27 dias.
TERMINOLOGIAS DO PERÍODO NEONATAL MORTALIDADE PERINATAL: Compreende a soma dos natimortos e óbitos neonatais precoces; RECÉM NASCIDO DE BAIXO PESO (RNBP): Aquele nascido com menos de 2.500g; RECÉM NASCIDO DE MUITO BAIXO PESO (RNMBP): Aquele nascido com menos de 1.500g; RECÉM NASCIDO DE EXTREMO BAIXO PESO (RNEBP): Aquele nascido com menos de 1.000g
TERMINOLOGIAS DO PERÍODO NEONATAL RN PRÉ-TERMO: Menos de 37 semanas de gestação; RN PRÉ TERMO EXTREMO: Menos que 28 semanas; RN PRÉ TERMO MODERADO: Entre 28 e menos que 34 semanas; RN PRÉ TERMO TARDIO: Entre 34 e 36 semanas e 6 dias; 6 dias de RN A TERMO: De 37 semanas e 41 semanas e gestação; RN PÓS TERMO: 42 semanas ou mais de gestação.
TERMINOLOGIAS DO PERÍODO NEONATAL RN PIG: Pequeno para a Idade Gestacional. Menor que o percentil 10 para a curva de crescimento intrauterino; RN PIG ASSIMÉTRICO: Desnutrição intrauterina aguda. Somente peso sofre influência. RN PIG SIMÉTRICO: Desnutrição intrauterina crônica. O peso sofre influência e há déficit estrutural; RN AIG: Adequado para a Idade Gestacional. Entre percentil 10 e 90 para a curva de crescimento intrauterino; RN GIG: Grande para a Idade Gestacional. Acima do percentil 90 para a curva do crescimento intrauterino.
PERGUNTAS?
UTI NEONATAL Espaço destinado ao tratamento de recém-nascidos apresentam que de problema ao algum tipo nascer. que o isso significa uma doença ou agravo Nem sempre RN possui de saúde, apenas uma dificuldade de adaptação extrauterina.
UTI NEONATAL Estrutura fechada, localizada fora do tráfego rotineiro da F i á n c s i t l i t e u i r ç á ã p o i ; d o acesso ao Centro Obstétrico e Cirúrgico; Leitos individualizados; gravidade e hospitalar que tratamentos de Leitos categorizados pelo grau de D c e o v m e pl e s x e i r d a l d o e c ; a l i z ad a dentro de uma unidade disponha de recursos para diagnósticos e qualquer tipo de patologia neonatal.
UTI NEONATAL DIVISÃO Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN), com duas tipologias: Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo); Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).
UTI NEONATAL PRINCIPAIS PONTOS DA ESTRUTURA FÍSICA MÍNIMA: Material e equipamento para reanimação: 1 (um) para cada 5 (cinco) leitos; beira de leito para monitorização cardíaca, cardioscopia, oximetria de pulso Monitor de frequência pressão não invasiva, frequência respiratória contínua de e e V t e n m t p i e l r a d t o u r a : p u 1 l m ( o u n m a ) r p m a e r c a â n c i a c d o a m l i e c i r t o p ; roc es sad o: cada 2 (dois) leitos, operacional 1 (um) para de 1 (um) equipamento para leitos, devendo dispor com reserva cada 5 (cinco) de, no mínimo, 2 (dois) circuitos cada equipamento completos;
UTI NEONATAL PRINCIPAIS PONTOS DA ESTRUTURA FÍSICA MÍNIMA: Equipamento para infusão contínua e controlada de fluidos ("bomba de infusão"): 3 (três) equipamentos por leito, com reserva operacional de 1 (um) para cada 3 (três) leitos; Conjunto de nebulização, em máscara: 1 leito; Fototerapia, capacete/capuz (um) para e tenda cada para oxigenioterapia: 1 (um) para de acrílico cada 3 (três) leitos/fração, com reserva operacional de 1 (um) para cada 5 (cinco) leitos;
UTI NEONATAL PRINCIPAIS PONTOS DA ESTRUTURA FÍSICA MÍNIMA: paciente de UTIN, intensiva para no com monitorização dispondo de berços aquecidos Incubadora com parede dupla: 1 (um) por de terapia mínimo 10% (dez por cento) dos leitos; Incubadora contínua, para transporte completa, suporte para equipamento de infusão controlada de fluidos, com bateria, de suporte para cilindro transportável de oxigênio cilindro de e kit oxigênio, ("maleta") para graves, contendo acompanhar o transporte de medicamentos e materiais para pacientes atendimento às emergências: 1 (uma) para cada 10 (dez) leitos.
UTI NEONATAL RECURSOS HUMANOS: 2 médicos com jornada mínima de 4h; 1 médico plantonista; 1 enfermeiro(a) coordenador com jornada mínima de 8h; 1 enfermeiros assistencial para cada 10 leitos, ou proporcional; 1 fisioterapeuta exclusivo para cada 10 leitos, ou proporcional, em casa turno; 1 fisioterapeuta coordenador com jornada mínima de 6h; 1 funcionário exclusivo de limpeza em cada turno; 1 fonoaudiólogo disponível para a unidade; No mínimo, 1 técnico de enfermagem para cada 2 leitos, em cada turno.
UTI NEONATAL CRITÉRIOS DE ADMISSÃO: RN de baixo peso; RN pré-termos; RN com malformação; Asfixia; Síndromes hemorrágicas; Convulsões; Prolapso de Cordão Umbilical.
PERGUNTAS?
MÉTODO CANGURU O Método Canguru é forma mais adequada de atenção recém-nascido (RN) pré-termo ou considerado a ao de baixo peso, especialmente àqueles que necessitaram de internação em Unidade Neonatal. Envolve cuidado humanizado, contato pele a pele pais, entre o controle recém- nascido e seus ambiental, dor, cuidado com a redução da família e suporte da equipe de saúde
VANTAGENS DO MÉTODO CANGURU: Reduz o tempo de separação entre a criança e sua família; Possibilita maior confiança e competência dos pais; Proporciona estímulos sensoriais positivos; Melhora o desenvolvimento do bebê; Reduz o estresse e a dor; Estimula o aleitamento materno; Melhora a comunicação da família com a equipe de saúde.
ALOJAMENTO CONJUNTO O alojamento conjunto é um local dentro onde o binômio da maternidade mãe- bebê permanecem juntos por 24h até a alta hospitalar. O Alojamento Conjunto é obrigatório em todos os hospitais públicos e conveniados.
VANTAGENS DO ALOJAMENTO CONJUNTO: do atendimento do binômio mãe-filho e sua facilita o Humanização C f o a n m v í i l v i ê a n ; cia conhecimento contínua entre mãe mútuo e a e bebê, o que satisfação imediata das necessidades físicas e emocionais do RN; Maior envolvimento dos pais e/ou de outras pessoas significativas no futuro cuidado com a criança; Promoção do aleitamento Vários estudos demonstram materno. o efeito benéfico do alojamento conjunto na prática da amamentação;
VANTAGENS DO ALOJAMENTO CONJUNTO: Troca de experiências com outras mães quando compartilham o mesmo quarto, em especial com mães mais experientes que também estão cuidando dos seus filhos; em especial as primigestas, Oportunidade para as mães, aprenderem noções básicas dos cuidados com os RNs. Isso aumenta sua autoconfiança; Maior interação profissionais de criança. entre a saúde mãe e sua responsáveis família e os pela atenção à
A ENFERMAGEM O trabalho da enfermagem dentro de uma UTIN é um desafio pois requer constante, vigilância, respeito e habilidade, sensibilidade, porque o paciente que atendido não fala, extremamente vulnerável vai ser é e altamente que lhe dependente da equipe está prestando assistência.
O QUE A ENFERMAGEM FAZ? Executa cuidados de higiene e alimentação ao RN de r R i e s g c i o s ; tr a de modo eficiente os cuidados realizados, as alterações e o estado do paciente desde o início até o t C é o r m m u i n n i o c a d o al p t l e a r n a t ç ã õ o e ; s ao enfermeiro da unidade e ao colega na passagem de plantão; Administra e checa medicamentos e tratamentos P p re p s a c r o i t d o o s ; pacient e para procedimentos cirúrgicos e/ou exames e acompanhá- los no transporte;
O QUE A ENFERMAGEM FAZ? Preparo do corpo em caso de óbito; Controla o estoque de materiais individuais do paciente e solicita sua reposição em tempo propício; Cumpre o regulamento do hospital, as rotinas e regulamentos da unidade e o regimento do departamento de enfermagem.
MATERIAL DE APOIO ATENÇÃO À SAÚDE DO RECÉM- NASCIDO http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_recem_nascido_v1.pdf SEGURANÇA DA TERAPIA MEDICAMENTOSA https://www.scielo.br/j/tce/a/6crkhdyTnXZySXDnQbNnqTD/?lang=pt&format=pdf
REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação Materno- Infantil. Manual de assistência ao recém- nascido . Brasília: Ministério da Saúde, 1994. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação Materno- Infantil. Atenção à Saúde do Recém- Nascido . Brasília: Ministério da Saúde, 2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Coordenação Materno- Infantil. Importância do pré- natal . Brasília: Ministério da Saúde, 2016. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação Básica . Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
IDHTEC (2019). Prefeitura de Vertentes – PE. Técnico de Enfermagem. É considerada recém- nascida a criança desde o nascimento até completar: 56 dias de vida 28 dias de vida 90 dias de vida 120 dias de vida 180 dias de vida
QUIZZZ
2) AMEOSC (2021). Prefeitura de São José do Cedro – SC. Técnico de Enfermagem. Considera- se um recém- nascido a termo, toda criança nascida: Antes de 37 semanas de gestação Entre 42 e 47 semanas de gestação Após 42 semanas de gestação Entre 37 e 41 semanas e 6 dias Nenhuma das alternativa
3) FGV (2015). Prefeitura de Cuiabá – MT. Técnico de Enfermagem. Após o parto, devem ser prestados alguns cuidados ao recém- nascido, dentre os quais está a verificação das medidas e do peso. Uma criança considerada com baixo peso ao nascer é aquela que nasce com menos de 2.500g 2.600g 2.650g 2.700g 3.000g