miguelcarrasco967
1,033 views
23 slides
Nov 21, 2014
Slide 1 of 23
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
About This Presentation
Nhoca minhoca(Grupo A) Agrupamento de Escolas da Trafaria e Romeu Correia
Size: 5.22 MB
Language: pt
Added: Nov 21, 2014
Slides: 23 pages
Slide Content
Micro projeto “ Nhoca minhoca ”. Vermicompostagem Ação - Ciência, língua, tecnologia e cidadania – partilha multidisciplinar de projectos Formadores Jocélia Albino, Amélia Teixeira, Angélica Queiroz, Filomena Sousa Formandas Conceição Grancho Filomena Sá Teresa Sequeira
No desenvolvimento do micro projeto “ Vermicompostagem ”, serviram como base atividades concretas e práticas, assentes em experiências diretas das crianças com o objeto de trabalho Vermicompostor . As docentes levaram em consideração os conceitos científicos necessários para a criança compreender fenómenos inerentes às características das minhocas, à vermicompostagem , às transformações processuais, às aplicações práticas e aos resultados esperados/obtidos. O presente micro projeto envolveu uma sala de jardim-de-infância (crianças dos 3 aos 6 anos) pertencente à EB1/JI Cremilde e Norvinda do agrupamento de escolas da Trafaria e duas salas de jardim-de-infância (crianças dos 3 aos 6 anos) pertencentes à EB1/JI do Feijó Nº1 do agrupamento de escolas Romeu Correia.
Atividade 1: Será que os bichos têm profissões? Objetivos : Valorizar o respeito pelos animais ; Promover a separação dos lixos; Consciencializar para a importância da preservação do meio ambiente. Áreas de conteúdo/Domínio: Linguagem oral e abordagem à escrita - Compreensão de discursos orais e interação verbal; Conhecimento do mundo - Conhecimento do ambiente natural e social, Dinamismo das inter-relações natural-social. 1º Momento: Numa conversa de grande grupo tendo como tarefa integradora a comemoração do dia do trabalhador e a importância de ter uma profissão, a educadora perguntou às crianças se achavam que os bichos também têm profissões. Neste momento a educadora registou as hipóteses das crianças, para que fossem objeto de refleção numa etapa posterior. Várias crianças referiram as abelhas e as formigas como tendo uma profissão ou sendo trabalhadoras. A educadora projetou o filme “BEE, A HISTÓRIA DE UMA ABELHA”. Nesse filme as crianças concluiram que as abelhas têm uma “profissão” muito importante.
Atividade 2: O que é o lixo orgânico e para que serve? Áreas de conteúdo/Domínio: Conhecimento do mundo – Conhecimento do ambiente natural e social, Dinamismo das inter-relações natural- social. 2 º Momento em conversa de grande grupo a educadora levou as crianças a questionarem: O que é o lixo orgânico? Para que serve o lixo orgânico? Se o lixo pode ser reciclado? Fazem a separação do lixo orgânico em casa?
Atividade 3: Vamos conhecer a profissão (função) da minhoca? Objetivos : Valorizar o respeito pelos animais; Promover a separação dos lixos; Consciencializar para a importância da preservação do meio ambiente; Sensibilizar para a importância da função dos diferentes animais nos ecossistemas. Áreas de conteúdo/Domínio: Conhecimento do mundo - Conhecimento do ambiente natural e social, Dinamismo das inter-relações natural- social; Formação pessoal e social – Respeito pela diferença; 1º Momento: Entrevista da “ Nhoca minhoca”. Neste momento a educadora com o apoio da assistente operacional da sala, dramatizaram uma entrevista à “ Nhoca minhoca”, seguindo um guião. Através desta entrevista as crianças começaram a perceber que a minhoca tem uma função muito importante. Conversaram com a minhoca e tiraram algumas duvidas. Em grande grupo fizemos um pequeno resumo do que aprendemos sobre a minhoca.
2º Momento: reprodução gráfica da “ Nhoca minhoca”.
Atividade 4: Construção de um vermicompostor . Objetivos : Valorizar o respeito pelos animais; Promover a separação dos lixos; Consciencializar para a importância da preservação do meio ambiente. Áreas de conteúdo/Domínio: Expressões – Plástica; Conhecimento do mundo – Conhecimento do ambiente natural e social, Dinamismo das inter-relações natural- social. 1º Momento: Reunindo os materiais necessários, caixas de esferovite e terra, e as minhocas foi construído um vermicompostor caseiro. Depois de construído o vermicompostor foi colocado num local escuro e fresco, e diariamente foi visitado por um pequeno grupo avaliando se havia necessidade de humidificar mais a terra e colocar mais lixo orgânico. Foi sempre relembrado o que as minhocas podem e não podem comer .
2º Momento: Registo gráfico do vermicompostor .
Atividade 5: Canção “O minhoco e a minhoca”. Objetivos : Memorização da letra da canção; Reprodução de motivos rítmicos e interpretação da canção; Desenvolver o espirito científico. Áreas de conteúdo/Domínio: Expressões – Musical; Conhecimento do mundo - Conhecimento do ambiente natural e social.
Neste momento a educadora questionou as crianças quanto ao facto do minhoco se ter enganado e não ter dado o beijo na boca da minhoca. Mencionou que as minhocas não têm olhos, apesar de quando se faz o registo gráfico da minhoca, todos gostemos de a transformar em boneco, dando-lhe uns olhos e deixará no ar se as minhocas terão nariz . Fez-se um levantamento de hipóteses registando-se numa tabela quem respondeu não e quem respondeu sim . Observou-se numa 1ª fase a minhoca com as lupas para vermos se conseguíamos identificar se a minhoca tem ou não tem nariz . Posteriormente foi feita uma experiência utilizando um algodão embebido em álcool. Colocou-se a minhoca em cima de um papel húmido e colocou-se um pedacinho de algodão primeiro numa extremidade e depois na outra . Chegámos à conclusão que a minhoca não tem nariz. A educadora referiu que na realidade a minhoca não tem nariz, mas que se afasta reagindo aos odores fortes devido ao seu sistema nervoso .
Atividade 6: Observação ao microscópio do corpo da minhoca. Objetivos : Desenvolver o espirito científico; Utilizar e explorar as potencialidades de um novo instrumento. Áreas de conteúdo/Domínio: Conhecimento do mundo - Conhecimento do ambiente natural e social; Formação pessoal e social – Cooperação. 1º Momento : Utilização do microscópio digital para melhor observação do corpo da minhoca, podendo observar e recolher dados sobre as suas características . A educadora sugeriu que em casa, com as famílias pesquisassem sobre o conceito e a utilidade do lixo orgânico.
Fotografia tirada com o microscópio digital
Atividade 7: Elaboração de uma história com recurso a “quantos queres?”. Objetivos : Aumentar o vocabulário; Estimular a imaginação; Criar e contar histórias oralmente; Treino de contagens numéricas; Contato com o código escrito com recurso ao computador; Utilização da ferramenta digital Photostory . Áreas de conteúdo/Domínio: Expressões – Musical; Linguagem oral e abordagem à escrita – Conhecimento das convenções gráficas, Compreensão de discursos orais e interação verbal ; Conhecimento do mundo - Conhecimento do ambiente natural e social; Matemática – Números e operações; Formação pessoal e social – Cooperação, Convivência democrática/Cidadania. 1º Momento: Foram lançados os dados e foram contados o número de pintas que íam saindo, posteriormente foi aberto o quantos queres o número de vezes correspondente às pintas. Através das imagens que sairam , foi criada em grande grupo, uma história sobre uma minhoca e um dragão. F oi feita a ilustração da história por partes , que posteriormente foi digitalizada , e com ajuda do software photostory foi criada uma animação digital. O registo escrito foi passado por partes para o computador pelas crianças de cinco anos .
Atividade 8: Jogo sobre a minhoca e a vermicompostagem . Objetivos : Utilização do quadro interativo de forma lúdica e educativa . Áreas de conteúdo/Domínio: TIC – Informação, Comunicação; Conhecimento do mundo - Conhecimento do ambiente natural e social; Formação pessoal e social – Cooperação . 1º Momento: As crianças jogaram no quadro interativo um jogo elaborado pelas educadoras, avaliando a consolidação do que aprenderam sobre o tema.
Atividade 9: Criação e gravação de uma canção sobre as minhocas e o vermicompostor . (CD com vídeo da canção) Objetivos : Memorização da canção e respetivas rimas. Áreas de conteúdo/Domínio: Expressões – Musical; Conhecimento do mundo - Conhecimento do ambiente natural e social; Linguagem oral e abordagem à escrita – Consciência fonológica. 1º Momento: Foi elaborada uma letra sobre o que aprendemos deste tema e foi criada uma música que cantámos e gravámos.
Atividade 10: Exploração dos conhecimentos adquiridos através da construção de um jogo da glória “ Nhoca Minhoca no meu jardim ”. Objetivos : Recordar os conhecimentos adquiridos; Contato com o código escrito com recurso ao computador; Treino de contagens numéricas. Áreas de conteúdo/Domínio: Formação pessoal e social – Cooperação; Expressões – Plástica ; Conhecimento do mundo - Conhecimento do ambiente natural e social; TIC – Produção; Matemática – Números e operações; Linguagem oral e abordagem à escrita – reconhecimento e escrita de palavras, Conhecimento das convenções gráficas . 1º Momento: Foi elaborada uma chuva de ideias / palavras relacionadas com a vermicompostagem ;
2º Momento: Foi construído o jogo: foi realizada a contagem do número de casas que cada jogador teve que percorrer para chegar à final e a cada conceito/palavra considerada importante foi atribuída uma casa do jogo. A pares, as crianças copiaram no computador o texto correspondente a cada casa; o Jogo foi pintado e “montado ”. 3º Momento: O grupo jogou o mesmo respondendo às questões colocadas e demonstrando os conhecimentos adquiridos.
Atividade 11: Jogos digitais. Objetivos : Conhecer e aprender a explorar, de forma autónoma, jogo didáticos no computador e desenvolver o gosto pelo computador como ferramenta de aprendizagem. Áreas de conteúdo/Domínio: Formação pessoal e social – Identidade; Linguagem oral e abordagem à escrita - Consciência fonológica; TIC – Informação. 1º Momento: Jogos no computador, Software na internet, “Caminho das letras”. A educadora questionou por que letra começa a palavra minhoca. Algumas crianças responderam M . A educadora perguntou se conhecem mais palavras que começam por M . Com recurso ao Software na internet, “Caminho das letras”, ouviram várias palavras que começam pela mesma letra. A educadora perguntou quantas crianças há na sala, cujo nome começa por M . responderam 4, duas Marianas e 2 Margaridas 2º Momento: Construção de um ficheiro de imagens com a letra M. Construção de palavras com recurso às molas da escrita.
Atividade 12: Encontro dos grupos intervenientes dos dois jardins-de-infância e partilha com a comunidade educativa. Objetivos : Conhecer e aprender a explorar, de forma autónoma, jogo didáticos no computador e desenvolver o gosto pelo computador como ferramenta de aprendizagem. Áreas de conteúdo/Domínio: Formação pessoal e social – Convivência democrática/Cidadania; Linguagem oral e abordagem à escrita - Compreensão de discursos orais e interação verbal; TIC – Informação; Expressões – Plástica; Conhecimento do mundo - Conhecimento do ambiente natural e social. 1º Momento: Divulgação/exposição á comunidade educativa no final do ciclo da oficina de formação. 2º Momento: Momento de partilha conjunta, entre os três grupos intervenientes, em data e local a designar. 3º Momento: Comunicação das descobertas e aprendizagens aos restantes grupos do pré-escolar e 1ºciclo das suas escolas/JI realizando exposições abertas à comunidade educativa
As educadoras intervenientes neste projeto querem agradecer toda a ajuda prestada pelos formadores. Também agradecemos às colegas formandas pela partilha de experiências. “A vida é o lugar da educação e a história de vida o terreno no qual se constrói a formação. Por isso, a prática da educação define o espaço de toda a reflexão teórica. Dito de outro modo, o saber sobre a formação provém da própria reflexão daqueles que se formam.” ( Dominice , 1990).