Planejamento e Controle de Estoque Níveis de Estoque Profª Especialista: Jannieli Moraes
NÍVEIS DE ESTOQUE Sendo os estoques recursos físicos com valor econômico associado, há a necessidade de evitar dispêndios desnecessários. Para tanto, as equações propostas a seguir têm a finalidade de manter níveis adequados de estoque.
PREVISÃO DE ESTOQUE 1- Estoque máximo- EM 2- índice de cobertura (giro de estoque)-I.C 3- Nível de ressuprimento- NR 4- Estoque virtual- EV 5- Estoque de segurança ou mínimo - ES 6- Tempo de ressuprimento- TR 7- Ponto de ruptura-PR
EM- ESTOQUE MÁXIMO Conceito É a quantidade máxima permitida em estoque para o item em análise. O nível máximo pode ser atingido pelo estoque virtual, quando da emissão da ordem de compra até a entrega das mercadorias.
EM- ESTOQUE MÁXIMO ES – Estoque de segurança ou mínimo FÓRMULA EMmáx.= ES X 2
EXEMPLO Numa empresa o estoque para ressuprimento de um item é de 1715 pçs, qual deverá ser seu estoque máximo? EMmáx.= ES X 2 EM máx = 1715 x 2 EM máx = 3430 pçs
IC-Índice de cobertura ou giro de estoque Consiste no giro de estoques FÓRMULA IC= QV / QC QV – Quantidade vendida QC – Quantidade comprada
Exemplo Numa empresa o item código 037 tem as seguintes movimentações: ► Quantidade mensal de entrada: 15000 pçs ► Quantidade mensal requisitada para o processo produtivo: 9600 pçs IC= QV/QC IC= 9600 / 15000 IC= 0,64% Tabela de valores estatísticos para o índice de cobertura: De 0 a 30% RUIM De 30% A 70% BOM De 70% a 100% ÓTIMO
ES-ESTOQUE DE SEGURANÇA OU MÍNIMO Conceito É a quantidade mínima aceitável de estoques para suportar o tempo de ressuprimento. Indica a quantidade de estoques para iniciar os pedidos de encomendas.
ES – Estoque de segurança ou mínimo Fórmula ES= ( CMM X TR ) / 30 DIAS TR = Tempo de ressuprimento CMM = Consumo médio mensal
ES= ( CMM X TR) / 30 DIAS ES =( 2450 X 21) / 30 ES= 1715 pçs Analisando 6 meses de movimentação, o consumo médio mensal de um item foi de 2450 pçs, para a aquisição do mesmo, o tempo de reposição é de 21 dias. Qual o estoque de segurança do mesmo?
NR-NÍVEL DE RESSUPRIMENTO Conceito É a quantidade a ser atingida pelo estoque real. Indica o nível médio de estoques em função das demandas de mercado.
NR- NÍVEL DE RESSUPRIMENTO Fórmula NR= [( ES + CMM) x TR]/30 ES= Estoque de segurança CMM= Consumo médio mensal TR= Tempo de ressuprimento
NR= [(ES + CMM) x TR] /30 NR=[(1715 + 2450)x21]/30 NR=2916 pçs Qual o nível de ressuprimento de um item com estoque de segurança de 1715 pçs, consumo médio mensal de 2450 pçs e tempo de reposição 21 dias?
TR- TEMPO DE RESSUPRIMENTO Conceito É o intervalo de tempo entre a emissão da ordem de compra e o recebimento de mercadorias oriundas dos fornecedores. É composto por tempos internos e externos de movimentação de estoques.
TR- TEMPO DE RESSUPRIMENTO Fórmula TR=TPC+TAF+TT+TRR TPC- Tempo de preparação de compra TAF- Tempo de atendimento do fornecedor TT- Tempo de transporte TRR- Tempo de recebimento e regularização
TR=TPC+TAF+TT+TRR TR= 2 + 12 + 5 + 2 TR= 21 DIAS Para colocação do pedido de um item, gasta-se 2 dias, fornecedor produz o mesmo em 12 dias, gasta-se 5 dias de transporte e 2 dias para recebimento e regularização. Qual o tempo de ressuprimento deste material?
ER-ESTOQUE REAL Conceito Consiste na quantidade real de estoques em depósito. Não existem estimativas matemáticas para este critério. O recomendado para verificar a quantidade de estoques é a realização de inventários para a redução de risco, perdas e depreciação de materiais.
EV- ESTOQUE VIRTUAL Conceito É o estoque real acrescido das quantidades encomendadas aos fornecedores.
EV- ESTOQUE VIRTUAL Fórmula EV= ER + ENCOMENDAS ER- Estoque real
EV= ER+ ENCOMENDAS EV=3500+5200 EV= 8700 PÇS Numa empresa o estoque real de um determinado item é de 3500 pçs, sendo realizada uma encomenda de 5200 pçs. Qual o estoque virtual deste item?
PR- PONTO DE RUPTURA Conceito Indica que o estoque está nulo. Ocorre quando o consumo de materiais chegou ao nível zero. É uma situação negativa para a área de materiais, devido a compras emergenciais e sem a existência do poder de barganha com fornecedores.