Nivelamento taqueométrico: o que é, fórmulas e aplicações

846 views 8 slides Aug 11, 2021
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

Conheça melhor o livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na prática e os bônus disponibilizados juntamente com o mesmo. Link:
https://adenilsongiovanini.com.br/georreferenciamento-de-imoveis-rurais-na-pratica/

Artigo do blog no qual o vídeo foi baseado:
https://adeni...


Slide Content

Nivelamento Taqueométrico O que você aprenderá neste vídeo: O que é o nivelamento taqueométrico; Origem; Fórmulas; Aplicações.

Definição de Nivelamento Taqueométrico A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para nivelamento taqueométrico : “Nivelamento trigonométrico em que as distâncias são obtidas taqueometricamente e a altura do sinal visado é obtida pela visada do fio médio do retículo da luneta do teodolito sobre uma mira colocada verticalmente no ponto cuja diferença de nível em relação à estação do teodolito é objeto de determinação .”

Origem do Nome Taqueômetro Chama-se taqueômetro todo equipamento topográfico que possui luneta estadimétrica (luneta com fios estadimétricos ). Desta maneira, um teodolito também recebe o nome de taqueômetro e, uma estação total, também pode receber a denominação de taqueômetro eletrônico .

O Que São Fios Estadimétricos ? São eles: Fio estadimétrico superior; Fio estadimétrico inferior; Fio nivelador e; Fio vertical. Ao fazer uma visada utilizando um teodolito, você verá uma série de fios paralelos e perpendiculares entre si .

Cálculo da diferença de nível Para o cálculo da diferença com a utilização do método taqueométrico utiliza-se as seguintes fórmulas : Onde: Dn = Desnível entre os pontos A e B sobre o terreno; m = Leitura estadimétrica (FS – FI); FS = Leitura do fio superior do retículo da luneta; FI = Leitura do fio inferior do retículo da luneta; g = Número gerador do aparelho, geralmente igual a 100 nos aparelhos modernos; i = Altura do instrumento; l = Leitura do fio médio do retículo da luneta; Dh = Distância horizontal; α = Ângulo vertical; Z = Ângulo zenital.   Dn = m×g ×[( sen 2α)/2] +i – l Dn = Dh × ( tg α) + i – l Dn = m×g ×[( sen 2Z)/2] +i – l Dn = Dh × ( cotg Z) + i – l

Aplicações do Nivelamento Taqueométrico É menos preciso do que o nivelamento geométrico, porém possui como vantagem o fato do mesmo possibilitar o levantamento de uma grande quantidade de pontos . Algumas das aplicações: Nivelamento expedito; Levantamento de perfis; Levantamento de seções transversais; Levantamento de poligonais secundárias.

O Mais Completo Livro do Pais Sobre o Assunto! Centenas de Estudos de Caso, Exemplos Práticos e Sacadas Geniais que irão Ajudar Você a Dominar Rapidamente e Sem Sofrimentos o Georreferenciamento de Imóveis Rurais e a Topografia Cadastral.

Conheça Meus Treinamentos