Descrição simplificada da primeira normalização de dados usado nas áreas relacionadas à criação e estudo de base de dados. Conta com definição e exemplo prático.
Size: 104.94 KB
Language: pt
Added: Apr 26, 2015
Slides: 13 pages
Slide Content
Primeira Forma Normal Banco de dados, por Vitor, Milton e Yuri
Introdução A normalização de dados é uma série de passos que se seguem no projeto de um banco de dados, que permitem um armazenamento consistente e um eficiente acesso aos dados em bancos de dados relacionais.
Definição Uma relação estará na primeira forma normal 1FN, se não houver grupo de dados repetidos, isto é, se todos os valores forem únicos. Em outras palavras podemos definir que a primeira forma normal não admite repetições ou campos que tenha mais que um valor.
Passagem à 1FN Os procedimentos mais recomendados para aplicar a 1FN são os seguintes: a) Identificar a chave primária da entidade; b) Identificar o grupo repetitivo e removê-lo da entidade; c) Criar uma nova entidade com a chave primária da entidade anterior e o grupo repetitivo.
Exemplos de normalização de dados utilizando 1FN
Exemplo 1 Cliente Código_cliente Nome * Telefone Endereço Todos os clientes possuem Rua, CEP e Bairro, e essas informações estão na mesma célula da tabela, logo ela não está na primeira forma normal . Para normalizar, deveremos colocar cada informação em uma coluna diferente, como no exemplo a seguir:
Mesmo com o ajuste acima, a tabela ainda não está na primeira forma normal , pois há clientes com mais de um telefone e os valores estão em uma mesma célula. Para normalizar será necessário criar uma nova tabela para armazenar os números dos telefones e o campo-chave da tabela cliente.
Nesse exemplo foi gerado uma segunda entidade para que a primeira forma normal fosse satisfeita, contudo é importante ressaltar que nem sempre encontramos banco de dados com tabelas normalizadas . Existem casos onde as repetições são poucas ou o cenário permite administrar as repetições sem trazer grandes consequências.
Exemplo 2 Considere um Pedido número 00001 , para este pedido se observarmos o formulário em papel teremos muitos campos a considerar, contudo usaremos apenas alguns para facilitar o entendimento. PEDIDOS = {COD_PEDIDO + CLIENTE + VENDEDOR + ATENDENTE + PRODUTO + QUANT + VALOR}
COD_PEDIDO CLIENTE VENDEDOR ATENDENTE PRODUTO QUANT VALOR 00001 RAFAEL SÁ MARCO JOSIAS TENIS 1 50.00 00001 RAFAEL SÁ MARCO JOSIAS CINTO 2 80.00 00001 RAFAEL SÁ MARCO JOSIAS CARTEIRA 1 35.00 Observe que para os dados do pedido 00001 lançados acima, apenas os atributos que estão em negrito SÃO ÚNICOS, pois não se diferem. Os demais atributos mudam, não cumprindo a 1FN onde os atributos devem ser atômicos, quer dizer únicos.
Para testarmos um dos atributos e ter certeza que este é atômico, podemos efetuar uma pergunta conforme o exemplo abaixo: Podemos ter outro cliente para o pedido 00001 ? = Não. Podemos ter apenas 1 cliente por pedido, sendo assim este atributo é atômico único para 1 pedido. Podemos ter outro vendedor para o pedido 00001 ? = Não. Podemos ter apenas 1 vendedor por pedido. Podemos ter outro produto para o pedido 00001 ? = Sim. Podemos ter vários produtos para um pedido, sendo assim, os campos aninhados devem ser extraídos para outra tabela.
Referências Luis.Blog “ Primeira Forma Normal 1FN - Normalização de dados” - http://www.luis.blog.br/primeira-forma-normal-1fn-normalizacao-de-dados. aspx Wikipédia “ Normalização de dados ” - http://pt.wikipedia.org/wiki/Normaliza%C3%A7%C3%A3o_ de_dados
Feito por José Vitor Costa dos Santos Segundo ano do curso técnico em Informática e Comunicação turma I Professor Fernando Amaro IFMA Campus Caxias Ano 2014 [email protected]