Normas regulamentadoras para prevenção de acidentes

faraujo6 1 views 23 slides Sep 28, 2025
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

Normas regulamentadoras


Slide Content

Formando quem forma a indústria

Prof. Fernando Araujo

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS Criada em 1977, consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.

NORMAS REGULAMETADORAS A elaboração e a revisão das normas regulamentadoras são realizadas adotando o sistema tripartite paritário, preconizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio de grupos e comissões compostas por representantes do governo, de empregadores e de trabalhadores.

AS NORMAS REGULAMETADORAS SÃO OBRIGATÓRIAS

NORMAS REGULAMETADORAS Natureza das sanções 1. Administrativa: Multas, interdição de obras e linhas de produção; 2. Trabalhista: A empresa pode ser condenada juridicamente a pagar adicionais de periculosidade e insalubridade; A Insalubridade refere-se a riscos à saúde que causam doenças no médio e longo prazo, como exposição a agentes químicos ou biológicos; A P ericulosidade envolve riscos iminentes à vida e à integridade física, como manusear substâncias inflamáveis ou trabalhar com máquinas perigosas

NORMAS REGULAMETADORAS

INSALUBRIDADE Britadeira (Vibração e Ruído) Fundição (Calor) Câmara Frigorífica (Frio)

INSALUBRIDADE Lava a jato (Umidade) Mergulhador (Condições hiperbáricas) Soldador (Radiação Ionizante)

INSALUBRIDADE Raio - X (Radiação Ionizante) Químico (Produtos químicos) Pesquisadora (Risco Biológico)

NORMAS REGULAMETADORAS Natureza das sanções 3. Previdenciária: A empresa poderá sofrer propostas pela Procuradoria Geral a fim de obter o ressarcimento das despesas com prestações sociais, em face dos acidentes do trabalho ocorridos por sua culpa. 4. Civil: O descumprimento das NRs aliado a possível lesão corporal do trabalhador podem responsabilizar civilmente a empresa. 5. Criminalmente: O descumprimento das NRs aliado a possíveis lesões corporal ou morte do trabalhador podem responsabilizar criminalmente a empresa, respondendo inclusive por crime de lesão corporal ou homicídio.

NORMAS REGULAMETADORAS

PERICULOSIDADE Explosivos (Mineração e Pedreiras) Frentista (Inflamáveis) Técnico (Eletricidade)

PERICULOSIDADE Engenheiros / Técnicos (Usina Nuclear) Policial (Perigo de vida)

NORMAS REGULAMENTADORAS NR-4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO; NR-5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES; NR-6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI; NR-9 - AVALIAÇÃO E CONTROLE DAS EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A AGENTES FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS; NR-12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS; NR-15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES. NR-16 - ATIVIDADES E OPERAÇÃO PERIGOSAS.

NORMAS REGULAMENTADORAS NR-4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO (SESMT); O principal objetivo da norma é determinar que empresas com empregados CLT tenham uma equipe de profissionais de segurança e saúde para prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

NORMAS REGULAMENTADORAS NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) É uma comissão paritária, composta por representantes do empregador e dos empregados. Ela atua como um elo entre a direção da empresa e os trabalhadores, promovendo a segurança e o diálogo.

NORMAS REGULAMENTADORAS NR-6 - Equipamento de Proteção Individual (EPI) O principal objetivo é estabelecer as responsabilidades tanto do empregador quanto do empregado sobre o fornecimento, uso, guarda e conservação dos EPIs.

NORMAS REGULAMENTADORAS NR-9 - Trata da Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos. Sua função principal é estabelecer a obrigatoriedade de identificar, avaliar e controlar os riscos ambientais presentes no local de trabalho para proteger a saúde dos trabalhadores.

NORMAS REGULAMENTADORAS NR-12 - Trata da Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. O seu principal objetivo é garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso, desde a sua fabricação até a sua operação e manutenção.

NORMAS REGULAMENTADORAS NR-15 - Trata de Atividades e Operações Insalubres. Sua função é identificar e estabelecer critérios para as atividades que expõem os trabalhadores a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância estabelecidos.

NORMAS REGULAMENTADORAS NR-16 - Trata de Atividades e Operações Perigosas. Define as atividades e operações consideradas perigosas e estabelece critérios para a compensação financeira (adicional de periculosidade) e segurança dos trabalhadores expostos a esses riscos.