Introdução Neste trabalho vamos falar sobre a 2ª Revolução Industrial, as novas fontes de energia, novas indústrias e sobre as modificações ocorridas no quotidiano das populações.
Novas fontes de energia As novas fontes de energia do século XIX são a Electricidade e o Petróleo. Estas fontes vieram substituir a força do vapor. A invenção da lâmpada, do gerador e do dínamo tornou possível a iluminação das cidades. Invenção da Lâmpada por Edison Thomas Edison
Novas Indústrias No século XIX nas Indústrias utilizaram-se novos metais e aproveitaram-se outros já conhecidos com novas finalidades . Entre as novas indústrias destacaram-se a do aço, da química e a do material eléctrico . E assim a indústria tornou-se a principal actividade económica. O crescimento das novas indústrias permitiu colocar nos mercados internacionais quantidades maciças de equipamento e bens de consumo.
Inventos Técnicos Inventos Técnicos Máquina de Costura Frigorífico Máquina de escrever Gerador Eléctrico Telefone Fonógrafo Pneu Cinematógrafo
2ª Revolução Industrial A 2º Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX. Esta Revolução marcou o advento da Alemanha e dos Estados Unidos como potências Industriais, juntando-se assim à França e ao Reino Unido. O termo "Segunda Revolução Industrial" era usado na imprensa e pelos industrialistas para se referir às mudanças consequentes da dispersão da nova tecnologia após a Segunda Guerra Mundial.
Modificações no Quotidiano Neste período do século XIX apareceram novas formas de divertimento e de lazer, principalmente nas grandes cidades (como os teatros, bailes, bares, cafés, espectáculos desportivos e passeios nos jardins públicos).
Conclusão C om este trabalho ficamos a conhecer a segunda revolução industrial e que a 2ª Revolução Industrial fez com que ocorressem várias transformações no quotidiano das populações e fez com que se descobrissem novas fontes de energia e desenvolveu as novas indústrias .
Trabalho elaborado por: Ana Sousa nº2 Bruno Teixeira nº6 8ºB