NR20 - NR-20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - ÁREAS CLASSIFICADAS
GabrielCarbona
7 views
70 slides
Oct 22, 2025
Slide 1 of 70
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
About This Presentation
NR-20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - ÁREAS CLASSIFICADAS
Size: 33.68 MB
Language: pt
Added: Oct 22, 2025
Slides: 70 pages
Slide Content
APRESENTAÇÃO Guiarony Moreira Machado (Gui) Instrutor Central Cursos e Treinamentos
SOBRE O TREINAMENTO Conceito; Abordagem da NR-20; Segurança; Relacionamento entre a NR-20 e outras normas; Avaliação e controle de riscos e perigos; Estudo de caso; Combate a incêndio, etc.
TEMPO DE CURSO Dia todo; Início; Pausa; Alimentação; Retorno; Pausa; Encerramento; Mas antes vamos combinar algumas coisas:
Dúvidas ?
Movimente-se
Participe
Sugestões
Evite
Sono
Conversas
Telefone
OBRIGATORIEDADE X PRIVILÉGIO . Conceito de obrigatório: 1.que implica obrigação. 2.imposto por lei, pressão moral ou convenção social. . Conceito de privilégio: - 1. direito, vantagem, prerrogativa, válidos apenas para um indivíduo ou um grupo, em detrimento da maioria; regalia. 2. concessão de um privilégio.
Análise dos Acidentes de Trabalho
Características dos acidentes investigados: - Geralmente ocorrem no início e final de turno; - Pessoas experientes (1 ano de experiência ou mais); - Excesso de confiança; - Burlam procedimentos de segurança; - Pode haver problemas psicológicos e ansiedade .
Consequências dos acidentes: - Danos ao governo; - A empresa; - Aos colegas de trabalho; - Aos amigos; - A família; - Aos filhos.
“Espaços vazios” Você é totalmente substituível no seu trabalho. Você não é substituível na sua casa, na sua família. Na sua casa é a sua vida real. Trabalhe, exerça sua função, receba por isso, mas jamais submeta sua saúde e seu bem-estar físico e mental. Tenha isso em mente sempre.
Normas Regulamentadoras
As NRs servem para assegurar um ambiente de trabalho sadio e seguro para os colaboradores. Isso acontece porque é a partir das normas que a empresa define procedimentos padrões, relacionados a segurança e bem-estar dos funcionários, a fim de evitar acidentes com os empregados. Atualmente temos 38 Normas Regulamentadoras.
NR 20 - COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS
TRIÂNGULO DO FOGO
Três fatores são essenciais para a obtenção de fogo . Primeiro, naturalmente, deve haver algo para queimar, um “ combustível ” de qualquer espécie; depois esse combustível precisa ser aquecido suficientemente para queimar ( Calor ); e finalmente deve haver um contínuo suprimento de oxigênio ( O² ), denominado “comburente” para alimentar a combustão. FATORES
TRIANGULO DO FOGO
Tipos de Extintores Existem diferentes tipos de extintores para cada tipo de incêndio. Um incêndio pode ser causado por vários materiais diferentes e cada agente é responsável pelo combate de cada um.
Os extintores devem ser instalados em locais acessíveis e disponíveis para o emprego imediato em princípios de incêndio. Os extintores não podem ser instalados em escadas e devem permanecer desobstruídos e sinalizados.
Todos os pavimentos devem ser protegidos por, no mínimo, dois extintores de acordo com o especificado. É permitida a instalação de duas unidades extintoras iguais de pó ABC. O extintor de pó ABC pode substituir qualquer tipo de extintor de classes específicas A, B e C dentro de uma edificação ou área de risco.
Certificação, validade e garantia dos extintores Os extintores devem estar lacrados, com a pressão adequada e possuir selo de conformidade concedida por órgão credenciado pelo Sistema Brasileiro de Certificação (Inmetro).
O prazo de validade da carga e da garantia de funcionamento dos extintores é de um ano , devendo ser realizada a manutenção anual dos equipamentos por empresas certificadas pelo Inmetro. A cada 5 anos deverá ser realizado o teste hidrostático nos cilindros de baixa e alta pressão, conforme delimitações das normas NBR 12962.
CLASSES DE INCÊNDIO
CLASSES Os incêndios são classificados em classes, A, B, C, D e K, com as mesmas sendo definidas de acordo com o tipo de material que está em combustão.
Anatomia
Extintor Portátil É o modelo mais comum e mais comprado do mercado, pois pode ser montado na parede, economizando espaço e permitindo maior circulação. Geralmente são leves e compactos, pesam até 20 kg e são fáceis de transportar de forma independente.
Extintor sobre rodas Extintores de incêndio com rodas ou carrinhos são extintores de grande porte, maiores que os portáteis, ou seja, possuem capacidade de carga de 20 a 70 kg e são equipados com rodas para facilitar o transporte.
A escolha do extintor de incêndio deve ser baseada no seu local de instalação. Extintores de incêndio portáteis menores ocupam menos espaço e, por serem mais leves e compactos, podem ser movidos facilmente, permitindo ações mais rápidas e eficazes. Por outro lado, extintores de incêndio com rodas têm uma carga maior e são usados para grandes incêndios e, portanto, são usados em instituições ou apartamentos maiores. As rodas são projetadas para facilitar os movimentos para que o fogo não se espalhe por todo o local.
Ele combate incêndios da classe A, ou seja, os que são causados por papel, tecido, madeira, plástico, papelão, borrachas, estofamento, fibras orgânicas e outros materiais análogos. Por conta da sua capacidade de vaporização, esse tipo de extintor age por meio do resfriamento e do abafamento do material que está em chamas. Entretanto, o extintor de água pressurizada jamais deve ser utilizado em incêndios que envolvam equipamentos elétricos ou materiais reativos, pois pode prejudicar ainda mais a situação. Extintor de Água Pressurizada O extintor de água pressurizada é uma combinação de dois agentes: água e gás propulsor (nitrogênio).
Essa substância atua a abafando rapidamente o calor, além de interromper a reação de combustão. É direcionado aos incêndios de foco B e C — líquidos, sólidos e gases inflamáveis além de equipamentos elétricos. O material também não conduz corrente elétrica, tornando-o ideal para chamas de classe C. Extintor de Bicarbonato de Sódio (BC) A principal composição deste tipo de extintor é, como o próprio nome sugere, o bicarbonato de sódio.
controlar as chamas quando os incêndios se dão em ambientes industriais, comerciais e até mesmo em residências.Não realiza a condução de corrente elétrica, podendo, assim, ser utilizado para incêndios envolvendo eletricidade. Além disso, abafa a reação em cadeia e controla o fogo em incêndios causados por gases e líquidos inflamáveis, o que impede que o fogo se alastre. Extintor de Fosfato Monoamônico (ABC) O extintor de fosfato monoamônico , também conhecido como extintor de pó químico ABC (justamente por controlar incêndios causados pelas classes A, B e C) é altamente indicado para
Metais Pirofóricos Classe D – É classificação dada a metais pirofóricos como selênio, magnésio, sódio, zinco, titânio, urânio, lítio, potássio, antimônio e zircônio. O combate ao fogo deve ser feito com extintores com pó químico especial, adequado para cada tipo de metal.
A solução é pulverizada no produto em chamas, que produz uma reação química formando uma espécie de “espuma seladora”. Isso faz com que não haja contato da gordura com o oxigênio, portanto, abafa, apaga o fogo e faz o resfriamento da superfície. Extintor de Acetato de Potássio – Classe K O extintor de Acetato de Potássio é um saponificante e tem como função exclusiva apagar os incêndios da classe K.
Partes do extintor
Lacre O LACRE não tem cor determinada de acordo com o ano de manutenção, essa norma é para anel de conformidade.
Diferenciação das cores: entenda o motivo 31/12/2018 PÚRPURA 01/01/2019 a 31/12/2019 AMARELO 01/01/2020 a 31/12/2020 VERDE 01/01/2021 a 31/12/2021 BRANCO 01/01/2022 a 31/12/2022 AZUL 01/01/2023 a 31/12/2023 PRETO 01/01/2024 a 31/12/2024 ALARANJADA 01/01/2025 a 31/12/2025 PÚRPURA Especificações que contemplam o período de 2018 até 2025. Confira: