O clero na idade média

cabee1995 5,019 views 7 slides Nov 06, 2012
Slide 1
Slide 1 of 7
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

O Clero na Idade Média Trabalho realizado por: Tiago Fernandes 11ºB Nº 15

A importância do clero na Idade Média Serviço religioso – nascimento, cas amento, morte – eram marcados por cerimónias religiosas de grande solidariedade; Ensino O clero era o grupo social mais instruído, sabiam ler, escrever e cantar; Responsáveis pelo ensino nas escolas existentes nas Igrejas e nos Mosteiros. Apoiavam os peregrinos, os mendigos e os doentes ; Monges copistas – escreviam à mão documentos e livros feitos em pergaminho, q ue ás vezes decoravam com ilustrações de cores vivas e ouro – iluminuras.

A vida nos Mosteiros Os monges dividiam o seu tempo pelo trabalho manual, os estudos e a oração. Os mosteiros eram centros de cultura, onde funcionavam escolas. Nas escolas escreviam-se crónicas, copiavam-se textos sagrados e os manuscritos antigos. Limpavam terrenos, dedicavam-se aos trabalhos do campo e ensinavam novas técnicas agrícolas aos colonos.

Um dia na vida de um monge 2 h Vigílias – Faziam uma refeição. Depois voltavam para os quartos. 6 h Matina – Levantavam-se ao amanhecer. 6:30h Prima – Rezavam e tomavam a primeira refeição. 9h Terça – Ouviam a missa. O abade distribuía as tarefas na sala do capítulo. 12h Sexta - Havia missa e, em seguida, tomavam a segunda refeição. 15h Nona – Retomavam os trabalhos. 18:30 Vésperas - Ao entardecer, era servida a última refeição.

As regras a que os monges obedeciam As regras a que os monges estavam sujeitos marcavam todas as atividades religiosas, o trabalho intelectual e manual. Os monges obedeciam a uma «regra», um conjunto de princípios e deveres orientadores . Tendo por lema ora et labora (reza e trabalha). A regra baseava-se em 3 votos beneditinos de obediência, castidade e pobreza. Constituíam uma família em que «os irmãos» (monges) consideravam o abade (o que dirigia a abadia ou o mosteiro) como pai.

Importância da regra de S. Bento Esta regra ainda existe em milhares de mosteiros por todo o mundo. Os monges beneditinos transformaram largas regiões do deserto em terrenos aurículos; Contribuíram com a construção de ruas, porque os mosteiros existiam em lugares muito isolados; C ontribuíram para o desenvolvimento económico do lugar, explorando os recursos naturais; S alvaram muitos tesouros de antiguidade; T iveram um papel importante na educação das crianças .

Mosteiro Os mosteiros situavam-se nas cidades e também nas comunidades, localizando-se, neste último caso, no interior de um senhorio. Os mosteiros eram constituídos por: Igreja – local mais importante, onde os monges passam a maior parte do tempo a rezar ou a meditar; Claustro – espaço no interior, aberto onde os monges meditavam e passeavam; Albergaria – local onde davam abrigo aos peregrinos e cuidavam dos doentes; Refeitório – local onde faziam as refeições e ouviam textos religiosos; Dormitório – local onde se situavam as celas dos monges; Biblioteca – local onde dedicavam a maior parte do seu tempo á leitura e execução de livros; Campos de cultivo – local utilizado pelos camponeses e pelos monges para a pratica da agricultura.
Tags