WellingtonRodrigues447315
23 views
17 slides
Oct 08, 2022
Slide 1 of 17
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
About This Presentation
O Deus criador
Size: 1.09 MB
Language: pt
Added: Oct 08, 2022
Slides: 17 pages
Slide Content
Lição 03: O Deus Criador. 2º Trimestre de 2021
Pré -textual “No principio criou Deus os céus e a terra” Gn. 1.1 Texto Áureo
Verdade Aplicada Deus trouxe à existência o que antes não existia; criou e tem o controle de toda a sua criação
Objetivos da lição : Falar sobre a criação dos céus e da terra. Ensinar sobre a criação do homem e da mulher. Mostrar os propósitos da criação de Deus.
TEXTO BASE Gênesis 1 (01) No princípio , criou Deus os céus e a terra. (03) E disse Deus: Haja luz. E houve luz. (06) E disse Deus. Haja uma expansão no meio das águas , e haja separação entre águas e águas . (08) E chamou Deus à expansão Céus . E foi a tarde e a manhã , o dia segundo . (10) E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares. E viu Deus que era bom . (14) E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus , para haver separação entre o dia e a noite , e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos .
Introdução O tema desta lição é: O Deus Criador . O Deus Criador faz com que o homem tenha domínio sobre todas as obras das Suas mãos . Deus dotou o homem de inteligência para governar sobre a sua criação . O Senhor é admirável e o Seu nome é sobre toda a terra.
A criação Quando afirmamos que tudo que existe foi criação de Deus, estamos expressando a fé e confiança nEle : “Pela fé entendemos que os mundos, pela palavra de Deus foram criados; de maneira que se vê não foi feito do que é aparente.” ( Hb 11.3). A doutrina da criação aponta para a redenção, a criação e redenção são duas doutrinas que não podem ser separadas. A Bíblia no início fala a respeito da criação ( Gn 1.1), e em Ap.22.1 termina afirmando a nova criação, que será consumada em Deus.
1. Deus criou os céus e a terra. Nós cristãos, cremos pela fé, nas Escrituras Sagradas, que diz que o mundo foi formado pela Palavra de Deus, pela Sua sabedoria, para a Sua glória. Alister Mc- Granth (Apologética pura & simples – Vida Nova): “A criação é um tema fundamental da fé cristã, pois afirma que Deus criou todas as coisas do nada. O universo não existe desde toda a eternidade, ele passou a existir num instante determinado. Este é o ponto comum: Deus trouxe o universo à existência.”
1.3. A satisfação de Deus pr tudo que foi criado E viu Deus que a luz era boa (Gn.1.4). A luz representa a ausência de escuridão e denota a essência de Deus. Porque Deus é luz e representa a perfeição de Seu caráter (Gn.1.5). 1.1. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens” (At.17.24). Os céus e a terra referem-se ao universo organizado e adornado que conhecemos; o mundo espiritual teve a criação anterior. 1.2. O poder da Palavra de Deus exercitada O poder da Palavra de Deus está bem claro, quando Ele apenas fala e tudo acontece, “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca”. (Sl.33.6). Não tem o que contestar ou questionar, a Palavra de Deus é soberana sobre tudo e todos.
2. Homem : criação de Deus. O homem diferentemente dos demais seres e coisas criadas por Deus, que foram criados pelo poder da Palavra , foi feito à imagem e semelhança do próprio Deus, a partir do pó da terra e recebendo o fôlego da vida pelo sopro divino (Gn.1.26 e 27; 2.7)
2.1 Formou o Senhor Deus o homem à Sua imagem. Deus se revela como um ser pessoal que criou Adão e Eva à Sua imagem (Gn.1.27). Porque, ao serem criados à imagem de Deus, podiam se comunicar com Ele, e também com Ele ter comunhão de modo pessoal e admirável. 2.2 – Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra. “E formou o Senhor Deus o homem (Adão) do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gn.2.7). A mulher por sua vez (Eva) da costela de Adão, para que andasse lado a lado, e lhe correspondesse, porque havia casal de todos os animais, mas para o homem não havia. Então, Deus faz adormecer Adão e este tem um sono pesado e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar, então da costela de Adão formou a mulher e a entregou a Adão (Gn.2.18 – 23).
2.3. Formou o Senhor Deus o homem como coroa da Sua criação Mesmo tendo sido criado um pouco menor do que os anjos, o homem foi criado como coroa da criação de Deus, uma elevada honra Deus conferiu aos humanos, não foi como meros animais, sem raciocínio, sem consciência, nem como um produto da evolução ou do acaso. .
3.Os propósitos de Deus na criação Deus não criou o mundo por acaso , Ele tinha propósitos , não foi um acidente , nem um estrondo , mas pelo poder das Suas palavras e da Sua sabedoria . Deus criou o mundo e viu que era bom (Gn.1.31).
3.1. Manifestar a Sua glória e o Seu poder. Quando Deus criou o mundo, Ele tinha razões específicas para o criar. Deus criou o céu e a terra como manifestação da sua glória, majestade e poder (Sl.19.1). Deus criou todo para Sua glória, somos preciosos aos Seus olhos.
3.2. Receber a glória e a honra que são devidas Todos os elementos da natureza rendem louvores ao Deus que os criou (Sl.98.7 e 8; 148.1 – 10). O apóstolo Paulo afirmou: “Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinado conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo.” (Ef.1.11 e 12).
3.3 – Prover lugar para habitação das Suas criações. Deus não formou a terra para que ela fosse vazia, mas para fosse habitada (Is.45.18). Deus abençoou o homem e a mulher e lhes disse: “Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra.” (Gn.1.28)
Conclusão Cabe a cada um a responsabilidade de reconhecer que Deus existe; o fato de Ele existir, como é evidente pela criação, nos torna indesculpáveis. Ele se revelou ao homem em cada detalhe da Sua criação.