Empirismo O empirismo é uma doutrina filosófica que tem como principal teórico o inglês John Locke (1632-1704 ). O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros.
Entende-se por empírico aquilo que pode ser comprovado por meio de experiências e observações . Para os empiristas, teorias não bastam, somente através da experiência e de fatos ocorridos observados um conhecimento é considerado verdadeiro.
Segundo Locke, “nada pode existir na mente que não tenha passado antes pelos sentidos ” As idéias surgem da experiência externa (via sensação), ou interna (via reflexão ).
No empirismo, qualquer afirmação de cunho espiritual ou religioso é rejeitada, pois para essas afirmações não há experimentação, testes ou comprovações .
Em seu livro Ensaio Sobre o Entendimento Humano , Locke descreve a mente humana como uma tabula rasa , onde, por meio da experiência, vão sendo gravadas as ideias.
O empirismo causou uma grande revolução na ciência, pois graças à valorização das experiências e do conhecimento científico, o homem passou a buscar resultados práticos.
Resumo
Atividade de fixação do conteúdo 1 - Em que consiste a doutrina filosófica denominada Empirismo? 2 - Qual o principal teórico do Empirismo? 3 - Explique o sentido da frase "nada pode existir na mente que não tenha antes passado pelos sentidos".