Um breve estudo sobre a atuação do Espírito Santo no Antigo Testamento
Size: 242.69 KB
Language: pt
Added: Feb 17, 2024
Slides: 11 pages
Slide Content
TEMA: O ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO
Texto bíblico: Gênesis 1.2 "E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas".
INTRODUÇÃO : A Palavra de Deus é clara ao revelar que o Espírito Santo esteve sempre ativo, mesmo no período do Antigo Testamento. Afinal, como encontramos na Bíblia, o Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade! Pode ser que há pessoas que pensem que o Espírito Santo só iniciou as atividades com o nascimento de Jesus ou após o relato de Atos 2 . Pois ELE não é tão mencionado de Gênesis a Malaquias (no Antigo Testamento é mencionado pouco mais de oitenta vezes), como no Novo Testamento (onde é mencionado cerca de três vezes mais). Contudo, como foi lido no texto inicial, antes do ser humano ser criado, o Espírito Santo já estava presente.
1- O ESPÍRITO SANTO ATUANDO DA CRIACÃO ATÉ O DILÚVIO O Espírito Santo atuou na criação: Jó 26.13: "Pelo seu Espírito ornou os céus...". Salmo 104.30: "Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra". A ação do Espírito Santo na criação nos faz lembrar da participação Dele na obra da REGENERAÇÃO (novo nascimento) e na constante renovação espiritual do discípulo de Cristo! O Espírito Santo, mesmo após a criação, continuou agindo no ser humano: Gênesis 6.3: "Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre como homem...”.
O Espírito Santo já no tempo do Antigo Testamento já agia procurando manter o homem na vontade de Deus e evitar que fosse destruído. Portanto o ministério que o Espírito Santo exerce em nossos dias, já realizava nos dias que antecederam ao Dilúvio. Hebreus 3.7-8: "Portanto, como diz o Espírito Santo: Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações...". Não sejamos resistentes ao agir do Espírito Santo, como foi a geração antes do Dilúvio!
2 - O ESPÍRITO SANTO ATUANDO NA VIDA DE JOSÉ, MOISES E NOS SETENTA ANCIÃOS Interessante notarmos que, ainda que José não conhecesse a doutrina acerca do Espírito Santo, como conhecemos hoje, é nítida a ação do Espírito na vida daquele servo de Deus: José reconhece que é Deus que o capacita para interpretar sonhos: Gênesis 40.8: "... E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações?”. Gênesis 41.16: "E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó".
O próprio Faraó reconheceu que o Espírito de Deus agia na vida de José para interpretar sonhos e para administrar os negócios do reino naqueles dias tão desafiadores: Gênesis 41.38: "E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um varão como este, em quem haja o espírito de Deus?". MOISÉS e os SETENTA ANCIÃOS: Moisés é chamado de profeta – Deuteronômio 18.18: "Eis que lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar". O Senhor Deus diz que o Espírito Santo estava na vida de Moisés e estará também com os setenta homens escolhidos para ajudar Moisés: Números 11.17: "Então eu descerei, e ali falarei contigo, e tirarei do Espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu só o não leves".
3- O ESPIRITO SANTO ATUANDO NO POVO DE ISRAEL Há um texto na Palavra de Deus que destaca a presença poderosa do Espírito Santo no meio do povo de Israel. Este destaca que o povo foi rebelde ao Espírito Santo e que Deus colocou o Espírito Santo no meio de Israel. Isaías 63.10-11: "Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles. Todavia, se lembrou dos dias da antiguidade, de Moisés e do seu povo, dizendo: Onde está aquele que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde está o que pôs no meio deles o seu Espírito Santo?". Mesmo não sendo tantas vezes mencionado durante a peregrinação de Israel no deserto, contudo lá estava o Espírito Santo. Aprendemos assim que, quando Deus fala, opera e se relaciona com Seu povo, aí está o Espírito Santo!
4-O ESPIRITO SANTO ATUANDO NOS JUIZES, REIS E PROFETAS Encontramos também o Espírito Santo nos tempos do Antigo Testamento capacitando e usando pessoas para socorrer o povo de Deus, governar e transmitir a Palavra de Deus; Números 27.18: "Então disse o Senhor a Moisés: Toma para ti a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e põe a tua mão sobre ele". - assim também hoje, enquanto a Igreja estiver nesta terra, o Senhor Jesus, Cabeça da lgreja, continuará dando à lgreja homens e mulheres cheios do Espírito Santo! Juízes 6.34: "Então o Espírito do Senhor revestiu a Gideão , o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele". - ainda hoje, uma pessoa pode ser a menor, a mais pobre e cheia de temores, mas quando é cheia do Espírito Santo se torna ousada para cumprir o ministério que o Senhor Jesus Ihe entrega!
1 Samuel 16.13: "Então Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio de seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi...". – interessante notar duas outras expressões usadas em outras versões para o termo "se apoderou": " assenhorou-se " (BKJ) e "dominou" (NTLH). Sejamos, como discípulos de Cristo, dominados e controlados pelo Espírito Santo. Faz a diferença na vida de uma pessoa! 1 Pedro 1.10-11: "Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e glória que se lhes havia de seguir". - eis o testemunho de uma autoridade apostólica de que o Espírito Santo inspirava a profecia e a Palavra do Senhor aos profetas era dada por intermédio Dele. Notar que o Espírito Santo no AT é o mesmo Espírito atuante no NT, tanto que é chamado de "Espírito de Cristo".
CONCLUSAO: Louvemos ao Senhor por nos proporcionar a bem-aventurança de hoje sermos templo do ESPÍRITO SANTO! O mesmo Espírito que atua desde a Criação está conosco para nos consolar, guiar, ensinar e capacitar. Valorizemos a Bíblia Sagrada, pois ela é resultado da ação do Espírito Santo desde o primeiro escritor até o apóstolo João, considerado o escritor de Apocalipse. Sem a ajuda do Espírito Santo não poderemos compreender as Escrituras Sagradas: 2 Pedro 1.20-21: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”.