CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO RURAL O meio rural compreende o espaço que não é urbano, portanto diferencia as suas atividades produtivas. Tradicionalmente as atividades rurais são Agricultura, Pecuária e Extrativismo . Nele também se localizam outras atividades , que vêm se multiplicando nas últimas décadas: hotéis-fazendas, turismo rural e ecológico, clínica de repouso ( spas ), colônias de férias, condomínios ou fábricas isolados, comércio de pequeno porte, etc.
PECUÁRIA Criação de rebanhos destaque para bovinos (bois), avicultura (frango) e suinocultura (porcos); BOVINOS : Divide-se em: BOVINA DE CORTE (carne) realizada em grandes propriedades com mais de 1000 hectares; BOVINA LEITEIRA (leite) realizada em pequenas propriedades. Em 2007 foram produzidos cerca de 7,5 milhões de toneladas de carne, cerca de 2 milhões destinaram-se à exportação e 5,5 milhões ao mercado interno Consumo per capita = 30Kg de carne bovina ao ano AVICULTURA : Em 2007 foi produzido 3,2 milhões de toneladas de frango para o mercado externo e 6,8 milhões para o mercado interno. Consumo per capita = 37Kg de frango ao ano
PECUÁRIA SUINOCULTURA : Em 2007 a produção da carne suína atingiu seu auge: cerca de 2,8 milhões de toneladas. Sendo que, 600 mil toneladas foram exportadas e 2,2 milhões abasteceram o mercado interno. Consumo per capita = 12Kg de carne de porco ao ano.
TIPOS DE PECUÁRIA EXTENSIVA : Animal é criado solto em pastagens naturais. Não há uma alimentação balanceada, é o animal que vai à procura de alimento. INTENSIVA : O animal é criado em confinamentos e com ração balanceada Os investimentos são elevados e a produtividade deste tipo de pecuária é alta.
AGRICULTURA Corresponde ao processo de uso do solo para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia e matéria-prima. Os produtos agrícolas agrupam-se em duas categorias: CULTURAS DE POBRE : Feijão, Milho, Mandioca e Arroz. Cultivadas nas piores terras e em pequenas propriedades CULTURAS DE RICO : Cana de Açúcar, Café, Soja, Algodão e Trigo. Cultivadas nos melhores solos em médias e grandes propriedades rurais.
AGRICULTURA: CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO CULTIVO MONOCULTURA : Um único produto é cultivado durante muito tempo. Isto gera perda de nutrientes do solo, necessitando de aplicação de adubos e fertilizantes. Muito comum em produções voltada para exportação. POLICULTURA : Corresponde ao cultivo de dois ou mais produtos numa propriedade rural. É mais apropriada para a manutenção de um solo saudável, pois os nutrientes são repostos a cada troca de cultivo.
MONOCULTURA POLICULTURA
AGRICULTURA: CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO DESTINO DA PRODUÇÃO SISTEMA INTENSIVO : Alta produtividade, Voltada para exportação, emprego de alta tecnologia. SISTEMA EXTENSIVO : Técnicas rudimentares. Normalmente, a produção agrícola extensiva destina-se à subsistência de grupos familiares ou de pequenas comunidades.
AGRICULTURA: CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO MODO DE PRODUÇÃO COMERCIAL/EMPRESARIAL : Realizada em grandes propriedades, com aplicação de consideráveis recursos financeiros e mão de obra assalariada. Utiliza alta tecnologia e a produção é voltada para o mercado externo. AGRICULTURA FAMILIAR : Pequenas propriedades, recebem pouquíssimo investimento do governo, empregam técnicas simples de cultivo. A maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros vem das pequenas propriedades. São responsáveis por 40% da produção agrícola. PRODUÇÃO COLETIVA : Realizada em regime de mutirão (cooperativa rural). Cada grupo é responsável por uma atividade: lavoura, horta, criação de gado e construção de casas.
AGRICULTURA: CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO MODO DE PRODUÇÃO 1 – Comercial/Empresarial 2 – Agricultura Familiar 3 – Produção Coletiva
AGRICULTURA: CLASSIFICAÇÃO QUANTO A PROPRIEDADE MINIFÚNDIO: Pequena extensão. Voltada para subsistência. Em geral seus proprietários trabalham em outras propriedades rurais para obterem sustento. LATIFÚNDIO: Grande extensão. Voltada para exportação. Divide-se em Latifúndio Empresa Agrícola e Latifúndio Improdutivo (especulação imobiliária).
MINIFÚNDIO LATIFÚNDIO
AGRICULTURA TÉCNICAS DE CULTIVO ROTAÇÃO DE CULTURAS : Consiste em alternar anualmente espécies vegetais numa mesma área agrícola. Essa prática melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo. O POUSIO : Solo posto em descanso para recuperação dos nutrientes. A COIVARA : Sistema agrícola rudimentar (indígena). Inicia-se com a derrubada da mata e queimada da vegetação rasteira, em seguida é realizada o plantio de várias culturas diferentes. Após 3 anos de uso o solo necessita de descanso, que vai de 3 a 12 anos. AGRICULTURA ITINERANTE : Consiste no sistema da coivara aplicado em vários locais. Esgota-se um solo e logo procura-se outro.
AGRICULTURA TÉCNICAS DE CULTIVO 1 2 3 1 – Rotação de Cultura 2 – Coivara 3 – Pousio
AGRICULTURA TÉCNICAS DE CULTIVO AGRICULTURA DE PRECISÃO : Novas tecnologias a serviço do agricultor. Imagens de Satélite. HIDROPONIA : Sistema de cultivo, dentro de estufas sem uso do solo. Os nutrientes de que a planta precisa para desenvolver-se provém de água enriquecida com nitrogênio, potássio, fósforo e magnésio. AGRICULTURA ORGÂNICA : Cultivo voltado para o mercado externo. Não agride o solo, pois não utiliza substâncias químicas. Por consequência, a produtividade é menor e o custo é maior.
AGRICULTURA TÉCNICAS DE CULTIVO 1 2 3 1 – Agricultura de Precisão 2 – Hidroponia 3 – Agricultura Orgânica
AGRICULTURA PROBLEMAS AGRÍCOLAS VOÇOROCA : Processos erosivos causados por desmatamento excessivo e plantio incorreto. Chegam a atingir 50m de profundidade. ACIDIFICAÇÃO/EUTROFICAÇÃO : Processo pelo qual grandes quantidades de nutrientes, particularmente fosfatos, levam ao crescimento de algas. Este fenômeno ocorre através da prática abusiva e incorreta da irrigação, prejudicando muitos lagos. DESERTIFICAÇÃO : No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento. Neste processo, o solo perde suas propriedades, tornando-se infértil (perda da capacidade produtiva). CONSUMO DE ÁGUA : A agropecuária é responsável por 70% do consumo de água. USO DE AGROTÓXICOS : Os agrotóxicos foram criados na tentativa de defender a agricultura contra pragas que atacam as plantações. Porém, se os agricultores não tiverem alguns cuidados durante o uso e extrapolarem no tempo de ação podem afetar o ambiente e a saúde.
CONDICIONANTES FÍSICOS DA AGROPECUÁRIA ELEMENTOS CLIMÁTICOS : Variação da temperatura e umidade do ar influenciam a produção agrícola. Geadas, secas, excesso de chuvas provocam queda na produção e subida no valor dos alimentos. SOLO : deve conter diversos tipos de minerais e húmus, necessários ao desenvolvimento agrícola. RELEVO : Nas planícies, a mecanização agrícola é mais facilitada do que em terrenos íngremes, que necessitam de curvas de nível e terraços.
CONDICIONANTES FÍSICOS DA AGROPECUÁRIA TERRAÇOS CURVAS DE NÍVEL
CONDICIONANTES ECONÔMICOS DA AGROPECUÁRIA Incentivo governamental e possibilidade de financiamento somente à agricultura de exportação Pequenos produtores encontram inúmeras dificuldades Melhor parte da produção é destinada ao mercado externo
AGROINDÚSTRIA É uma atividade dinâmica que implica a combinação das atividades rurais e industriais, com o objetivo de obter maiores lucros. O termo designa toda uma cadeia ou um sistema integrado de produções – adubos, fertilizantes, cereais, máquinas agrícolas, criações de animais, etc. – que dependem umas das outras. A agroindústria refere-se especificamente às indústrias cujos produtos têm por base um produto agrícola, tais como a indústria de cigarros (fumo), bebidas (cana-de-açúcar, cevada, uva e laranja ), óleos comestíveis (oliva e soja), calçados (couro), laticínios (iogurte, queijos, manteiga e derivados do leite) e carnes diversas (carnes enlatadas, frangos congelados e salsichas). A agroindústria provocou um aumento de 5% na exportação agrícola.
ESTRUTURA FUNDIÁRIA Denomina-se estrutura fundiária a forma como as propriedades agrárias de uma área ou país estão organizadas, isto é, seu número, tamanho e distribuição social ; A agropecuária ocupa cerca de 27% do território nacional; A maior parte das terras ocupadas e os melhores solos encontram-se nas mãos de pequeno número de proprietários (latifundiários), muitas vezes com enormes áreas ociosas, não utilizadas para a agropecuária, apenas à espera de valorização 60 a 70% da produção agrícola provém da agricultura familiar realizada em pequenas propriedades.