Desenvolvimento Humano II Aula 1 Prof. Felipe Pinho
Evolução do Estudo do Desenvolvimento Humano Natureza (inatismo) ou experiência (ambientalismo)? Publicação do livro Adolescência por G . Stanley Hall ( 1904); Revolução industrial, aumento da complexidade tecnológica e a necessidade da educação formal/profissional; Fase Conteúdo Metodologia Teoria 1ª (1920-1939) Comportamento concreto descritivo Maturação 2ª (1940 -1959) Intermediário correlacional Estudos funcionais 3ª (1960 - ) Abstrato (constructos teóricos) experimental Aprendizagem social. Adaptação BIAGGIO, 2011.
O Estudo do D esenvolvimento Humano O estudo científico do Desenvolvimento Humano busca responder às questões: Quais os processos, fatores e eventos que produzem as mudanças no desenvolvimento dos seres humanos através do tempo? Como e por que as pessoas mudam e como e porque permanecem as mesmas, nos vários momentos de sua vida à medida que envelhecem?
Dilemas centrais: Características individuais x traços compartilhados pelos seres humanos Estabilidade x mudanças (qualitativas e quantitativas) Hereditariedade (natureza) x ambiente (criação) Indivíduo x sociedade Diferença x déficit Linearidade (continuidade) x descontinuidade. Platão e Aristóteles representados na pintura Escola de Atenas ( 1509) de Rafael Sanzio
O Estudo do Desenvolvimento Humano Busca compreender os processos intraindividuais e ambientais que levam a mudanças de comportamento (BIAGGIO, 2011). O estudo do desenvolvimento humano reflete o contexto cultural e tecnológico, que influenciam metas, atitudes e ferramentas que os cientistas utilizam em sua pesquisa. O estudo do desenvolvimento nos ajuda a compreender fontes de continuidade e de descontinuidade na perspectiva da vida em estágios. É um processo dinâmico, contínuo, interativo e transformador.
Objetivos do estudo científico do desenvolvimento humano Ajudar as pessoas a desenvolverem seu pleno potencial humano. Contribuir para melhorar a educação, a saúde, o bem-estar e a situação legal das crianças e de suas famílias. Descrever, Explicar , Avaliar e Promover mudanças no comportamento e no desenvolvimento.
O Estudo do Desenvolvimento Humano Inatismo + ambientalismo = interacionismo Winnicott (2005, p. 5) defende que existe uma tendência natural ao desenvolvimento que é «inata e que corresponde ao crescimento do corpo e ao desenvolvimento gradual de certas funções». Mas essa tendência natural necessita de condições ambientais boas. Para Vygotsky o ser humano se caracteriza por uma sociabilidade primária. Para Wallon o homem é «geneticamente social».
Cinco característica do desenvolvimento Multidirecional; Multicontextual ; Multicultural; Multidisciplinar; Plástico. Criança geopolítica observando o nascimento do homem novo é um quadro do pintor espanhol Salvador Dalí, datado de 1943.
O estudo dos três domínios do Desenvolvimento Humano Domínio biossocial Domínio cognitivo Domínio psicossocial Crescimento e modificações no cérebro e no corpo; Fatores genéticos e nutricionais; Habilidades motoras; Fatores sociais e culturais que afetam o desenvolvimento físico (biossocial). Processos de pensamento, memória, decisão, percepção e linguagem; Conhecimento, aprendizagem e consciência do ambiente; Educação formal e informal; Curiosidade e criatividade individuais. Emoções, personalidade, temperamento; Relações interpessoais e habilidades sociais; Influenciais culturais, familiares, e dos valores e papeis sociais. Visão Holísticas: um todo integrado
M odelo ecológico de Urie Bronfenbrenner CRONOSSISTEMA
Contextos que influenciam o desenvolvimento Contexto histórico : valores e padrões de pensamento compartilhados por pessoas nascidas em umas mesma coorte (geração). Contexto socioeconômico : condições socioeconômicas, que englobam as vantagens e desvantagens, oportunidades e limitações associadas a uma determinada classe social, que incluem a renda familiar, o nível de instrução, a moradia e a ocupação profissional. Contexto cultural: modo de vida de um determinado grupo social ( sócio-histórica ) que estrutura a vida em comum e orienta os indivíduos. Inclui valores, crenças e pressupostos, modelos de comportamento e identidade, rituais, etc.
Estudo científico e etapas do método científico: 1. Formular uma pergunta de pesquisa. 2. Desenvolver uma hipótese. 3. Testar a hipótese. 4. Tirar conclusões. 5. Disponibilizar as descobertas. obs.: o ser humano é complexo.
Métodos de Pesquisa OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA: Descrição dos comportamentos observados; Ambiente natural ou laboratório; Sem interferência do cientista; Tem a limitação de não conseguir indicar o que provoca o comportamento observado.
Métodos de Pesquisa MÉTODO CORRELACIONAL: Busca estudar a correlação (conexão) entre duas variáveis (probabilidade de ocorrência) que tenha representatividade e significância estatística. Positiva (aumenta a probabilidade de ocorrência «+1») ou negativa (diminui a probabilidade de ocorrência «-1») Tem a limitação de não mostrar qual das variáveis é causa e qual é efeito.
Métodos de Pesquisa MÉTODO EXPERIMENTAL: Busca identificar uma relação de causa e efeito entre variáveis. Variáveis independentes: variáveis manipuladas pelo experimentador, que serão consideradas a causa. Variáveis dependentes: mudança comportamental esperada, considerada efeito da variável independente. Grupo experimental: grupo que sofrerá os efeitos das variáveis independentes. Grupo controle: grupo que não será exposto às variáveis independentes. Limitações: o experimento é uma situação artificial e muitas vezes diferente da vida normal diária; A presença do experimentador ou a própria situação de experimento influencia o comportamento dos participantes. O experimento oferece uma visão de curto prazo do desenvolvimento humano.
Métodos de Pesquisa LEVANTAMENTO: Consiste no levantamento de informações a partir de entrevistas, questionários ou outros meios. Limitações: A tendenciosidade do pesquisador ou do pesquisado pode comprometer os dados. As pessoas costumam responder o que julgam certo ou esperado, e não o que corresponde aos fatos.
Métodos de Pesquisa ESTUDO DE CASO: É o estudo intensivo de um indivíduo. Envolve métodos de entrevista, análise da história de vida, observação e experimento. Também podem ser utilizados testes psicológicos e inventários de personalidade. Fornece ricas informações qualitativas e descritivas que ajuda a compreender a complexidade humana. É utilizado como um método dedutivo que leva a uma generalização do caso. Tem como principal limitação a tendenciosidade ou o conhecimento do pesquisador.
Estudando as mudanças ao longo do tempo. Pesquisa transversal: Busca estudar uma variável comparando grupos etários diferentes entre si. Pesquisa longitudinal: Busca estudar uma variável a partir do estudo dos mesmos indivíduos durante um espaço de tempo. Pesquisa Transequencial: Inicia pelo estudo transversal de grupos de pessoas de diferentes idades e depois acompanha esses grupos longitudinalmente.
Ética e ciência As exigências da ética na pesquisa humana: Não causar dano e preservar o bem-estar dos participantes; A participação deve ser voluntária e confidencial; Esclarecer os objetivos, os procedimentos e as consequências previsíveis da pesquisa; Após a pesquisa, disponibilizar os resultados obtidos.
Bibliografia consultada: PAPALIA, D. Desenvolvimento Humano. 7a Edição. Porto Alegre: Artemed , 2000 . BERGER, K.S. O desenvolvimento da pessoa: do nascimento a terceira idade. 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos Científicos, 2003 . BIAGGIO, A. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis : Vozes, 2011.