O gênero narrativo conto Professoras: Maria Luísa Bruno Baumgar t
O gênero narrativo conto Relato de um acontecimento ; Narração oral ou escrita de um acontecimento falso ; Fábula que se conta às crianças para diverti-las Todas apresentam um ponto em comum: são modos de se contar alguma coisa, portanto são todas narrativas.
O conto não tem compromisso só com o real. Nele, realidade e ficção não têm limites precisos. Não importa averiguar se há verdade ou falsidade, o que existe é a ficção. A arte de inventar um modo de se representar algo. O conto: falso ou verdadeiro? Há, naturalmente, graus de proximidade com o real. Existem textos que possuem a intenção de registrar com mais fidelidade a realidade. Pode ser a realidade cotidiana, do dia-a-dia, fantasiada, ou a realidade contada literariamente, ou seja, usando recursos literários segundo as intenções do autor.
A história do conto, pode esboçar a partir do critério de invenção. A criação do conto e sua transmissão oral, depois seu registro escrito. E posteriormente, a criação por escrito de contos, quando o narrador assumiu esta função: de contador-criador-escritor de contos, afirmando seu caráter literário. O conto literário
“A mão do macaco” W.W. Jacobs
Elementos da narrativa → Narrador : é aquele que conta a história, podendo fazer parte dela ou não. Onisciente → Não participa da história; → Sabe de tudo = onisciente; → Pode ser neutro ou seletivo; → Costuma usar 3º pessoa; Observador → Não participa da história; → Relata aquilo que vê; → Uso da 3º pessoa; → Narrador participa da história; → Participa da ação; → Visão parcial da história; → Uso da 1ª pessoa; Personagem
Elementos da narrativa → Personagens : São os “atores” da obra ficcional; aqueles que praticam e/ou sofrem as ações narradas; Protagonista Antagonista Secundários → Personagem principal; → Contrário ao personagem principal; → Auxilia o desenvolvimento da história, mas não faz parte da trama principal.
Elementos da narrativa → Espaço: pode ser uma local físico ou psicológico; → Tempo : período em que a narrativa se passa; Cronológico Psicológico → Quando se refere às lembranças; às vivências das personagens; aos seus pensamentos; Não é cronológico. → Sequência linear; marcada pelas horas, dias, anos e assim por diante; → Enredo : trata-se da trama onde as ações se desenrolam. O enredo é formado pelos acontecimentos ocorridos em determinado tempo e espaço que são vivenciados pelas personagens.
O fantástico, o maravilhoso e o estranho Maravilhoso Estranho → Acontecimentos que parecem sobrenaturais, mas que podem ser explicados pelas leis naturais, isto é, podem receber uma explicação racional. → O sobrenatural é aceito; os acontecimentos são explicados pelo sobrenatural;
O fantástico, o maravilhoso e o estranho Fantástico Conto fantástico é o nome que se dá a uma narrativa curta que apresenta personagens que extrapolam os limites da realidade e/ou fatos igualmente estranhos e inexplicáveis.
O final → O que aconteceu? → Qual pode ter sido o desejo do pai? → Tinha alguém na porta ou era o vento? → Vocês acham que é um conto estranho ou maravilhoso? Por quê? Para refletirmos juntos.
Atividades!
Atividades Qual o tipo do narrador do conto A mão do macaco ? 2) Classifique os personagens em principais e secundários. R: Narrador observador R: Sr. White = Principal Sr. White = Secudário Herbert White = Secudário Major Morris = Secúndario
Atividades 3) Por que a mão do macaco teria poderes mágicos? O que ela faz? 4) Qual é o espaço e tempo da narrativa? R: A mão tem poderes mágicos pois foi enfeitiçada por um Fakir e ela concede três desejos a três pessoas. R: O espaço é físico, a casa da família White e o tempo é cronológico.
Atividades 5) Para você o conto é maravilhoso ou estranho? Justifique sua resposta. 6) Se você tivesse a mão do macaco quais seriam os seus pedidos? RESPOSTA PESSOAL RESPOSTA PESSOAL Agora é com vocês! → O quê você imagina que aconteceu no final do conto? (Escreva em 10 linhas)