O Império Asteca

leonardodeoliveira98 3,272 views 29 slides Jun 23, 2014
Slide 1
Slide 1 of 29
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29

About This Presentation

Breve História do Império Asteca através de slides simples.


Slide Content

O Império Asteca Nome do Autor: Leonardo Rosa Molina de Oliveira Ano: 2014 Mês: Junho Profissão: Graduando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

O objetivo desse trabalho é apresentar de uma forma bem simples possível a história do Império Asteca, desde sua origem com os povos vindos da América do Norte até a chegada dos espanhóis. Objetivo:

Os povos astecas ou  aztecas  eram certos grupos étnicos da região central do atual México, em particular os grupos que falavam a língua náuatle  e que dominaram grande parte da  Mesoamérica  entre os séculos XIV e XVI.  Introdução:

Os astecas se auto denominavam como Mexica Tenochca  ou  Cōlhuah Mexicas . Curiosidade:

Às vezes o termo “asteca) também inclui os habitantes das duas principais  cidades-Estado  aliadas de  Tenochtitlan :  Texcoco , dos acolhuas , e  Tlacopan , dos tepanecas , que juntamente com os astecas formavam a Tríplice Aliança Asteca, que controlava o que é muitas vezes conhecido como Império Asteca. Em outros contextos, a palavra asteca pode referir-se a todas as várias cidades-Estados e seus povos, que partilhavam grande parte de sua história e traços culturais étnicos com os astecas e que muitas vezes também usavam o idioma náuatle como língua franca . Neste sentido, é possível falar de uma civilização asteca que inclui todos os padrões culturais particulares comuns para a maioria dos povos que habitaram o centro do México no fim do período pós-clássico. Império Asteca:

Século XIII: Construçãode   Tenochtitlan :

No seu auge, a cultura asteca teve tradições mitológicas e religiosas ricas e complexas, bem como atingiu notáveis ​​realizações arquitetônicas e artísticas.

Origens: T ribos Vindas da América do Norte:

No princípio do século XVI, seus domínios se estendiam de costa a costa, tendo ao norte os  desertos  e ao sul o território maia.

Sociedade Asteca:

O Império Asteca foi um exemplo de um império que governava por meios indiretos. Como a maioria dos  impérios europeus, o asteca era etnicamente muito diverso, mas ao contrário da maioria impérios do Velho Mundo, o Império asteca era mais um sistema de tributos do que um único sistema de governo.  Governo:

  O imperador era figura importantíssima da historia Asteca, pois tinha uma influência no destino do Império. Montezuma II (ou Moctezuma II), tendo sido um imperador justo e pacifico, teria sido também fraco em suas decisões, permitindo que os  espanhóis entrassem em seus domínios, mesmo após a circulação de histórias de que estes teriam massacrado tribos, abalando fatalmente a solidez de seu império, e finalmente degenerando na sua extinção. Imperador

Montezuma II, Imperador Asteca

Três Aspectos Importantes: Religião: Huitzilopochtli , Deus da Guerra

O deus mais venerado era  Quetzalcóatl , a serpente emplumada:  

Tecnologia: Utilização eficiente das chinampas  (ilhas artificiais construídas no lago, com canais divisórios) 

Sacrifícios Humanos:

A economia asteca era baseada na agricultura e a propriedade da terra pertencia ao Estado. Cultivavam milho, tabaco, feijão, pimenta, tomate, cacau, baunilha, algodão, abóbora, melão, etc. do cacau extraíam uma bebida forte chamada xocoalt . Economia:

Produção do Milho: Base da Economia

Chegada Espanhola: Século XVI

Domínio de Cortés:

Deuses espanhóis- Os Astecas teriam acreditado que os espanhóis eram os deuses que haviam chegado. Tribos aliadas aos europeus: tribos rivais aos Astecas se aliaram aos espanhóis. Doenças trazidas pelos europeus: os povos Astecas teriam sido derrotados facilmente pelos europeus por causa das doenças desconhcidas que estes últimos traziam da Europa. Causas para a derrota do Império:

A antropologia médica situa o conhecimento mítico-religioso como forma de racionalidade médica se este se constitui como um sistema lógico e teoricamente estruturado, que preencha como condições necessárias e suficientes os seguintes elementos: Uma morfologia (concepção anatômica); Uma dinâmica vital ( "fisiologia"); Um sistema de diagnósticos; Um sistema de intervenções terapêuticas; Uma doutrina médica (cosmologia) Medicina Asteca:

Cosmologia:

Os astecas desenvolveram um calendário solar, composto de 18 meses de 20 dias cada e mais 5 dias complementares, além de 1 dia extra a cada 4 anos, para compensar 6 horas por ano, como acontece nos anos bissextos do nosso calendário. 

Arquitetura Asteca:
Tags