O mapa politico de africa

4,160 views 9 slides Feb 25, 2018
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

Recursos Abertos


Slide Content

O mapa político de África no final do séc. XVIII e princípio do séc. XIX

O mapa político de África nos finais do século XVIII e princípios do século XIX, apresentava uma configuração diversificada. Temos neste período reinos e impérios independentes e soberanos que estabeleciam relações com potências estrangeiras, mantinham as fronteiras dos respectivos .

Nessa altura vários estados se desenvolveram como por exemplo, o Ghana, Mali, Songhay, o Socoto, os Yoruba, Darfur, KanemBornu, Etiópia, Chókwés, Yaos, Zimbabwe, e outros

Politicamente África apresentava um mapa diferenre daquele que passou a existir no final do século XIX, após a Conferência de Berlim (1884-1885), o continente africano passou a ter a configuração resultante da partilha feita pelas potênciass europeias em Berlim.

Conferência de Berlim A  Conferência de Berlim , proposta pelo Chanceler alemão  Otto von Bismarck  (1815-1898), foi um movimento que surgiu do interesse na partilha das colônias africanas pelas maiores potências coloniais.

Participantes da Conferência Esse diálogo entre as nações imperialistas do século XIX, foi constituído por 15 países: Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, Dinamarca, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Itália, Alemanha, Suécia, Noruega, Áustria e Turquia.

Note que alguns países participantes não possuíam colônias na África, tal qual Alemanha, Turquia e Estados Unidos, no entanto, por serem potências mundiais na época, foram inclusos na partilha da África.

Estados Africanos antes da conferência de Berlim

África depois da Conferência de Berlim
Tags