Aula da EBD - Editora Betel de 13 de setembro de 2015
Size: 4.55 MB
Language: pt
Added: Sep 12, 2015
Slides: 15 pages
Slide Content
O Milagre da Ressurreição de Dorcas 13 de setembro de 2015 Escola Bíblica Dominical Igreja Assembleia de Deus Ev. Humberto de Sousa Fontoura
INTRODUÇÃO Dorcas Gazela (grego); Gazela animal dócil que vive em bandos;
1. Dorcas, a notável discípula Fervorosa; Abnegada: Desprendido de outros interesses; Disposta a fazer a obra; Não tinha tempo ruim; Não espera recompensa humana.
1.1. O reflexo da vida abundante. Otimismo; Compromisso; Capricho.
1.2. Uma discípula de Jesus. "E havia em Jope uma discípula chamada ... Dorcas . Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia" (Atos 9:36 ); Cristão não pode ser: Seguidor; Admirador; Fã; Discípulo: Atender o chamado do mestre “Quer ser igual a mim?”
1.3. Um exemplo de vida. Exemplo de vida; Legado; Marca; Impressão; COMO VOCÊ SERÁ LEMBRADO? Dorcas era tão amada por Deus e pela igreja que pela primeira vez após a ascensão de Jesus ocorreu o milagre da ressurreição.
2. Dorcas, o exemplo de fé e obras Cristão não pode ter vida de fachada ( sepulcro caiado ); Oração; Palavra de Deus; Boas obras; Fé. Tg 2.21, 22; Tt 2.14
2.1. A prática de boas ações. Fé prática e não teórica ; Assistência social; Cuidado dos menos favorecidos; Responsabilidade social e ambiental.
2.2. O desafio da generosidade. Sempre que fazemos alguma coisa, devemos fazer com amor , porque fazemos para o Senhor ; Interesses? Barganhas? Status? Recompensas?
2.3. O progresso do Reino de Deus. Dorcas, sua agulha e sua pregação; Qual o seu talento? Qual a sua habilidade? Para que servem? Deus pode usá-los? E não vos esqueçais da beneficência e comunicação , porque com tais sacrifícios Deus se agrada Hb . 13-16 A nossa pregação somente por meio de palavras pouco vale.
3. Dorcas, a mulher ressuscitada. Milagre Propósito divino Glorificação de Deus e propagação do evangelho. Muitos foram salvos
3.1. Morrer sem deixar saudades. “Já foi tarde” - Jeorão , filho de Josafá , rei de Judá; Dorcas deixou saudades em toda a cidade; Chamaram Pedro pois amavam Dorcas e criam na ressurreição.
3.2. O despertamento da fé. Paulo dizia “Como aprendi do Senhor...” Pedro também seguia os passos do mestre; Fez exatamente como Jesus na casa de Lázaro; A incredulidade impede a obra de Deus ( Hb 3.12; 4.11)
3.3. Compaixão, oração e fé. Compaixão : Interesse real no sofrimento do próximo; Oração : Levar a Deus nossos desejos impossíveis; Fé : Crer antecipadamente que o impossível tornará realidade.
CONCLUSÃO A Igreja adiou o sepultamento da amada discípula Dorcas na esperança da intervenção divina. O apóstolo Pedro havia pouco tempo antes curado o paralítico Enéas e os devotos cristãos esperavam que ele, através da oração e da fé, restituísse a vida de Dorcas na autoridade do nome de Jesus.