O período neolítico Mudanças ambientais com o fim da era glacial: aumento da cobertura vegetal, desertificação, desaparecimento de grandes mamífero etc. Introdução de mudanças técnicas importantes na fabricação de instrumentos. Importantes transformações na região do Crescente Fértil.
A Revolução Agrícola Domesticação de animais e de plantas à beira de grandes lagos e rios. Cultivo de trigo e cevada já há dez mil anos no Egito. Difusão da cerâmica: armazenamento, transporte, cozimento. Sedentarização do homem e surgimento de um excedente agrícola: ampliação da oferta de alimentos e aumento demográfico.
A especialização do trabalho e o trabalho com metais Especialização do trabalho: tarefas específicas ligadas ao artesanato e ao comércio. 5500 a. C.: início da Idade dos Metais – cobre, bronze (cobre e estanho) e ferro (1500 a. C.).
O surgimento do Estado e da escrita Necessidade de um líder com poder suficiente para controlar, gerir e organizar a vida e as relações nesses assentamentos. Início da Revolução Urbana e surgimento das primeiras cidades na Mesopotâmia, no Egito, na Índia, na Palestina e na China. O fim da Pré-história está associado ao surgimento da escrita e da civilização (ver conceito na página 46).