O que Desqualifica o obreiro Para o exercício do Ministério.
INTRODUÇÃO
Segundo o dicionário, a palavra obreiro quer dizer operário, trabalhador, aquele que trabalha. Obreiro pode ser definido também como “aquele que coopera no desenvolvimento de um projeto ou de uma ideia”. Obreiros quer dizer trabalhadores da obra de Deus! A obra de Deus significa serviço de Deus. SERVIÇO e não SER VISTO!
DESENVOLVIMENTO
O que é um obreiro aprovado? É um cristão que se compromete a servir a Deus com o seu tempo, talentos e recursos. Pr. Marcos de Souza Borges “ as deficiências que precisam ser erradicadas para alcançar a aprovação divina” 2 Tm 2:15, que diz "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade"
O obreiro tem que ter vontade: Deve se esforçar, envolver, fazer sempre o melhor e ser dedicados. Lc 10:2. Porque a Igreja precisa de obreiros! A diferença entre um membro e um obreiro. Está no grau de comprometimento com o Reino de Deus. Um membro pode estar envolvido, mas um obreiro deve estar comprometido. O membro contribui com a sua presença, mas o obreiro contribui com seu trabalho. O obreiro deve ser padrão para os demais. 1 Tm 4:12.
O obreiro aprovado tem suas características destacadas nas Sagradas Escrituras. • Em 1 Timóteo 4:6; • Em Mateus 25:21-23; • 2Tm 2:15; •2Tm 4. CARACTERÍSTICAS DO OBREIRO APROVADO
Temer a Deus acima de qualquer coisa; Ser fiel à liderança pastoral, as doutrinas e estatutos; Ser honesto, verdadeiro e pontual; Dar bom testemunho de cristão dentro e fora da igreja; Saber ouvir, falar na hora certa; Vestir e se comportar com decência; Ser ensinável, não ser arrogante nem orgulhoso; Não ter ciúmes de seu irmão quando lhe é dada a liderança de algum setor de igreja.
Sinais de um obreiro aprovado: • Fiel e Leal - Lc 9:62. • Humilde - Observamos um exemplo disso em Aristarco Cl 4:10 e Epafras Fm 23. • Tem Bom Caráter - 1 Tm 3:1, 1 Tm 3:2-a, At 6:3; 1 Tm 3:1-16, Tt 1:5-9). • Responsável - Rm 14:10, 1 Co 3:13-15, 2 Co 5:10. • Espiritual, Consagrado e Santificado - Hb 12:14. • Sociável- Mt 5:9. • Diligente e Esforçado – Js 1:1-9.
O PERFIL DO OBREIRO EPAFRODITO Epafrodito era um cristão da cidade de Filipos , mencionado apenas em Fp 2:25-30; 4:18. Paulo nutria muita consideração por este homem de Deus a quem chama de “meu irmão e cooperador”, “e companheiro nos combates”. Fp 2:25-b. A referida expressão quer dizer também “companheiro de armas”, que era um dos títulos favoritos dos cristãos primitivos, o qual envolve a ideia de estar em conflito espiritual contra as trevas e o mal, correndo o risco de perder a vida. Epafrodito foi aquele que prestou um serviço sacrificial para suprir as necessidades do apóstolo. Fp 2:30.
Perde a presença, mas não a posição Se preocupa com aparência, não com o coração Desobedece e depois se justifica Persegue em vez de treinar Semeia insatisfação e rebeldia
Aprovado ou Reprovado Por Deus.
O obreiro reprovado é aquele complicado para dialogar e tratar de assuntos da obra e das ovelhas. E difícil pô-lo em movimento, fazê-lo funcionar . Ele é difícil de participar, comparecer e cooperar, e costuma ser evitado. Um obreiro que teve má formação ministerial pode ficar estragado pelo resto da vida se não acordar para a realidade dos fatos. CARACTERÍSTICAS BÍBLICAS DO OBREIRO REPROVADO .
Não ter compromisso com ministério . 2Tm 4:9-16. Não ter compromisso com a igreja local. Hb 10:25. Não ter compromisso com os valores que deus nos confia. 2 Cr 28:24, Mt 25:24, Dn1:2 . Não ter cuidado da doutrina. 1 Tm 4:16, Cl 2:8, Ef 4:14. Não ter compromisso com a obra. Jr 48:10. Não ter cuidado das ovelhas. Jo 10:13. É mercenário. Jo 10:12-13.
Os textos abaixo deixam claro que o obreiro de má qualidade é aquele que é infiel e não procura melhorar: • “Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão! ”, ( Fp 3.2). • “Mau e negligente servo”, ( Mt 25.26), ( Mt 18.32-33). • “Obreiros da iniquidade, que comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocam ao Senhor”, ( Sl 14.4).
COMO O BOM OBREIRO, APROVADO, TORNA-SE MAU, RUIM E, PORTANTO, REPROVADO? O bom obreiro costuma tornar-se mau aos poucos. Temos os exemplos bíblicos de Judas Iscariotes , discípulo de Jesus e Geazi , servo do profeta Eliseu. A mudança é fruto dos maus costumes e maus hábitos que o obreiro trouxe do passado, ou os adquiriu depois, e não largou. Outra coisa que pode afetar um bom obreiro, tornando-o ruim é o desconhecimento do seu temperamento e o agir segundo este ( Pv 16.32; 23.12; 25.28). Há também o caso de bons obreiros que se tornam maus por copiarem maus exemplos dos outros de fora ou por ter má formação ministerial ( Lc 9.49-50).
Um obreiro estranho, misterioso, enigmático, isolado de todos, também tem tudo para se tornar um mau obreiro, bem como o obreiro sempre imaturo social, emocional e espiritualmente ( Ec 10.16). Por último podemos citar como fator que pode provocar essa mudança negativa o obreiro receber poderes em demasia, como no caso de Joabe (2Sm 3.39; 16.10; 19.22 ). Os sinais de um mau obreiro estão listados em Mt 25.26, Jr 6.13 e 50.6, e Mq 3.9-11.
Ele é parasita, indolente, ocioso, preguiçoso, desordenado na sua vida, na família e no seu trabalho; não tem ordem, é ambicioso por posição, cargo e credencial; é invejoso, mercenário e negocia os dons e as coisas de Deus. Neste caso, temos os exemplos de Balaão e Simão, o mago (At 8.18). O mau obreiro também é liberal na doutrina bíblica, e nos bons e santos costumes da igreja, como o sacerdote Urias (2 Rs 16) e as duplas Himeneu e Fileto, e Himeneu e Alexandre (2 Tm 2.17,18 e 4.14,15). Aliás, muitos maus obreiros costumam agir em dupla.
O mau obreiro é briguento e divisionista por rebeldia (1Rs 13.26) Ele ainda procura ser “independente", isolado e insubmisso. É constantemente problemático e um problema para si mesmo. Ele dá problema, gera o problema e depois alimenta o problema. Em outras palavras, ele complica um problema já existente. Ele é o problema! Ez 34 diz que "o mau obreiro larga as ovelhas e o seu campo". Ele tem mau caráter, e isso é altamente comprometedor. Quando ele dá fruto, este não vinga.
COMO O OBREIRO APROVADO PODE MELHORAR. O obreiro aprovado para não se tornar um mal obreiro e reprovado, precisa estar em constante evolução, buscando sempre se aperfeiçoar, buscando sempre aprender para servir melhor. Para que o obreiro seja aprovado e possa continuar a melhorar no exercício de sua função na obra de Deus, ele terá que observar pelo menos alguns pontos considerados essenciais para sua formação: O obreiro para ser aprovado deve gostar de ler, e ler muito 1Tm 4.13, Js 1.8. O obreiro para ser aprovado, precisa fazer uma constante auto-avaliação 1 Co 11.28).
O obreiro para ser aprovado deve ter autocrítica. Para o nosso melhoramento como obreiros do Senhor, devemos analisar o nosso gráfico constantemente. Estamos subindo, conforme as palavras de Paulo em Fl 3.14? Estamos parados, conforme o servo mau e negligente da parábola do Mestre em Mt 25.25? Ou estamos descendo, conforme a descrição dos sacerdotes inferiores aos levitas em 2 Cr 29.34? O obreiro para ser aprovado deve frequentar ambientes de culto, principalmente, culto de oração, escola bíblica dominical e culto da Palavra ( Sl 122.1, 84.10).
O obreiro para ser aprovado deve ser humilde. O humilde aprende muito mais, e mais depressa Fp 2.5-8. O obreiro para ser aprovado, deve estar e ser um atento observador dos bons obreiros 1 Co 15.33. O obreiro para ser aprovado deve exercitar-se na prática da piedade e do trabalho do Senhor 1 Tm 4.8. O obreiro para ser aprovado deve estudar a Palavra de Deus continuamente; e não apenas lê-la. “Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo” Sl 119.98.
CONCLUSÃO
Não se afaste dos segredos de Deus.
O apóstolo Paulo tinha em sua companhia homens de Deus sinceros, com os quais ele podia contar na administração do trabalho do Senhor em Filipos . Timóteo e Epafrodito cujas virtudes são louváveis, constituem-se para nós hoje verdadeiros exemplos de como devemos agir como Obreiro Aprovado no serviço da Obra de Deus. E também temos exemplos de maus obreiros que foram inúteis para a obra do senhor. De qual lado estamos?
Que o Deus da esperança os encha De toda alegria e paz, por sua Confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. Rm 15:13