O oficio real de jesus cristo

dimasccampos 1,259 views 33 slides Jun 28, 2015
Slide 1
Slide 1 of 33
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33

About This Presentation

JESUS CUMPRIU OS 3 OFÍCIOS E FOI REI, SACERDOTE E PROFETA


Slide Content

Colossenses 1.15-20: 15 “...Jesus Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele. 17 E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele. 18 E Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. 19 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, 20 E que, havendo por Ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. " O OFICIO REAL DE JESUS CRISTO

  "Jesus Cristo é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" ( Col 1.15 ) Fil 2.5-8: " Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois Ele , subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou , assumindo a forma de servo, tornando -se em semelhança de homens ; e, reconhecido em figura humana , a si mesmo se humilhou , tornando -se obediente até à morte e morte de cruz . "

JESUS: ESCANDALO PARA OS JUDEUS, LOUCURA PARA NÓS! 1 Corintios 1.20-24: "   Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo ? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação . Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria ; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios ; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus . "

OS 3 OFICIOS DE JESUS CRISTO João Calvino popularizou a noção de Cristo como aquele que cumpre os três ofícios do Antigo Testamento (Institutas II.15). Desde então, muito outros têm escrito sobre o assunto. Deve-se notar a priori o nome Cristo. Este nome significa literalmente ungido, exatamente o ato que unia os três ofícios do AT. Os catecismos de Westminster (BCW e CMW) nos ajudam a entender como Cristo desempenhou os três ofícios.  

JESUS CRISTO COMO PROFETA CMW – 43. Como exerce Cristo o ofício de profeta ? Cristo exerce o ofício de profeta, revelando à igreja, em todos os tempos, pelo seu Espírito e Palavra, por diversos modos de administração, toda a vontade de Deus, em todas as coisas concernentes à sua edificação e salvação. Jo 1:1,4,18;20:31; II Pe 1:21; II Co 2:9,10; Ef 4:11-13. [Mateus é um dos livros bíblicos que mostra de maneira mais completa o Jesus Cristo como profeta]

JESUS CRISTO COMO SACERDOTE CMW – 44. Como Cristo exerce o ofício de sacerdote? Cristo exerce o ofício de sacerdote, oferecendo-se a si mesmo uma vez em sacrifício, sem mácula a Deus, para ser a propiciação pelos pecados do seu povo, e fazer contínua intercessão por esse mesmo povo . Hebreus. 2 : 17;7 :25;9 :14,28. [Hebreus é o livro mais claro em mostrar o sacerdócio perfeito de Jesus]

JESUS CRISTO COMO REI CMW – 45. Como Cristo exerce o ofício de rei? Cristo exerce o ofício de rei, chamando do mundo um povo para si, dando-lhe oficiais, leis e disciplinas para visivelmente o governar; concedendo a graça salvadora aos seus eleitos; recompensando sua obediência e corrigindo-os em consequência de seus pecados; preservando-os e sustentando-os em todas as suas tentações e sofrimentos; restringindo e subjugando todos os seus inimigos, e poderosamente ordenando todas as coisas para a sua própria glória e para o bem de seu povo; e também tomando vingança contra os que não conhecem a Deus nem obedecem ao Evangelho . Sl 2:9; Is 55:5; Mt 18:17,18;25:34-36;28:19, 20; Jo 10:16,27;  At 5:31; 12:17; 18:9,10; Rm 2:7;14:11;8:28,35-39; I Co 5:4,5; 12:9, 10, 28; 15:25; II Co 12:9,10;  Ef 4:11,12;  I Tm 5:20; Tt 3:10; II Ts 1:8; 22:12; Cl 1:18; Hb 12:6,7; Ap 3:19. [O reinado de Cristo pode ser visto de forma gloriosa em Apocalipse]

Jeremias 33:22: “Como  não se pode contar o exército dos céus , nem medir-se a areia do mar, assim multiplicarei a descendência de Davi, Meu servo, e os levitas que ministram diante de Mim”. Antes da invenção do telescópio no século décimo sétimo d.C., os cientistas achavam que sabiam quase o número exato de estrelas no universo. Ptolomeu afirmou que havia 1.056 estrelas. Kleper mais tarde contou 1.005 estrelas . A CRIAÇÃO É A PROVA DA EXISTENCIA DE DEUS

- Jó 38.4:  " Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo , se tens entendimento. " - Jó 38.18 : “Tens idéia nítida da largura da terra? Dize-mo , se o sabes. "   A CRIAÇÃO É A PROVA DA EXISTENCIA DE DEUS

Salmos 19.1: " Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. ” A CRIAÇÃO É A PROVA DA EXISTENCIA DE DEUS

Rm 1. 20,21: " Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina , têm sido vistos claramente , sendo compreendidos por meio das coisas criadas , de forma que tais homens são indesculpáveis ; porque , tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças , mas os seus pensamentos tornaram -se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram . " “Tais homens são indesculpáveis, porque, tendo conhecido à DEUS, não o glorificaram com DEUS... "

II- CRISTO COMO CRIADOR E GOVERNANTE DO UNIVERSO A criação envolveu todas as 3 pessoas da Divindade . Mesmo em Genesis capítulo I, a criação é vista como a obra de DEUS (v.1), na qual seu Espírito pairou sobre a face das águas , exercendo uma importante atividade criadora (v.2) e sua Palavra ( Verbo ) emitiu ordens criativas , isto é , fez com que tudo o que existe viesse a existencia (v.3), o que , de acordo com João , foi a atividade realizada por Jesus na obra da criação ( Jo 1.3). Essas declarações são ratificadas pelo nosso texto bíblico central desta lição ( Col 1.15-20)

II- JESUS CRISTO COMO CRIADOR E GOVERNANTE DO UNIVERSO João 1.2,3: "Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem Ele , nada do que foi feito se fez."

A BÍBLIA E A CRIAÇÃO Gênesis 1:9-10 - “Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. A porção seca chamou Deus terra, e ao ajuntamento das águas, mares. E viu Deus que isso era bom”

A BÍBLIA E A CRIAÇÃO Com isso, surge um “supercontinente”, chamado de Pangéia , teoria elaborada inicialmente por A. Wegener em 1915, e que foi comprovada em 1960, através de pesquisas oceanográficas sobre o Fenômeno de Fraturamento do Fundo do Mar. A Pangéia , configuração primária da Terra, prova que inicialmente os continentes estavam unidos.

Hebreus 11.3: " Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível .” "Jesus Cristo é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" ( Col 1.15 )

Hebreus 1.2: “ Nestes últimos dias Deus nos falou pelo Filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” "Jesus Cristo é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" ( Col 1.15 )

Colossenses 1.16: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele.” A- JESUS CRISTO É O SENHOR DE TODA A CRIAÇÃO.

B- CRISTO COMO CRIADOR E GOVERNANTE DO UNIVERSO CRISTO É ETERNAMENTE IGUAL A DEUS: Fil 2.6,7: pois ele ( Jesus Cristo), subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,  

Col 1. 16: “ Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele. " C- Jesus Cristo é o criador e o governante do universo, em toda a sua múltipla diversidade!

Col 1.17 : “E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele. ” Hb 1.3: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, ... " D - Jesus Cristo como criador, sustenta tudo o que foi criado!

Col 1.18-20: “ E Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por Ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. ” E- Jesus Cristo é o Redentor da Igreja e renova toda a sua criação!

Segundo estudos de astrofísicos da universidade norte-americana Harvard, existem pelo menos 17 bilhões de planetas parecidos com a Terra apenas na Via Láctea. Se ampliarmos a pesquisa para qualquer tipo de planeta (como os parecidos com os gasosos do Sistema Solar), os astrônomos calculam cerca de 100 bilhões de planetas. Já o número mais aceito de estrelas no Universo é da ordem de 70 sextilhões (10^22). E as estimativas indicam que há cerca de 100 bilhões (10^11) de galáxias. UOL: 02/07/2013 1 JESUS CRISTO, O PRIMOGENITO DE TODA A CRIAÇÃO

O TAMANHO DO UNIVERSO

JESUS CRISTO É COIGUAL A DEUS Jesus antes da sua encarnação sempre foi Deus co -igual, co -eterno e consubstancial com o Pai e com o Espírito Santo. Ele sempre foi revestido de glória e majestade ( Jo 17.5). Ele é o criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis (Cl 1.16). Ele sempre foi adorado pelos anjos nas cortes celestiais. A expressão “subsistindo em forma de Deus” (2.6) é muito importante para entendermos a divindade de Cristo.

Jesus Cristo foi chamado Filho de Deus antes mesmo da encarnação. A filiação eterna pode ser afirmada, pois a Escritura faz menção do Redentor como Filho de Deus antes da encarnação. João 17.5: " E, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo “ A FILIAÇÃO ETERNA DE JESUS CRISTO

Josué 10.13 :"... E o Sol se deteve, a lua parou... O Sol, pois, se deteve no meio do céu , e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro...E não houve dia semelhante a esse, nem antes nem depois dele..." Isaías 38.8 : "Eis que farei voltar atrás dez graus a sombra do relógio de Acaz ...". . JESUS CRISTO CONTROLA E SUSTENTA TUDO NO UNIVERSO  

JESUS CRISTO É O REDENTOR DA IGREJA EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE ! Há momentos na vida que somos encurralados por circunstâncias adversas. A dor, as decepções, as perdas marcam nossa vida com golpes profundos. Nessas horas de escuridão para a alma, precisamos erguer a cabeça e como Jó dizer: "Eu sei que o meu Redentor vive". Mesmo que não vejamos nada à nossa frente; mesmo que o nosso peito esteja sendo fuzilado por sofrimento avassalador, podemos ter a garantia de que Jesus está no controle de todas as coisas. Isso não é apenas um sentimento ou uma rasa sugestão. Isso é uma convicção inabalável. Não é a linguagem da conjectura hipotética, mas a linguagem da certeza experimental: "Eu sei que o meu Redentor vive” ( Jó 19.25 )! Hernandes Dias Lopes.

O OFÍCIO REAL BACK-UP

A OBRA DE JESUS CRISTO RESUMO DO CURSO: 1- O OFICIO REAL DE JESUS CRISTO. 2- CRISTO O CABEÇA DA IGREJA. 3- O OFICIO SACERDOTAL DE CRISTO. 4- A OBRA INTERCESSÓRIA DE CRISTO. 5- A JUSTIFICAÇÃO 6- A OBRA DA EXPIAÇÃO

A OBRA DE JESUS CRISTO RESUMO DO CURSO 8- A SALVAÇÃO GRACIOSA. 9- O OFÍCIO PROFÉTICO DE CRISTO. 10- OS MILAGRES DE JESUS. 11- JESUS: O VERBO DE DEUS. 12- A CEIFA E A VÍNDIMA. 13- O JÚBILO NO CÉU.

A CONFIÇÃO DE FÉ DE WESTMINSTER A Confissão de Fé de Westminster é a principal declaração doutrinária adotada oficialmente pela Igreja Presbiteriana do Brasil. Ela foi um dos documentos aprovados pela Assembleia de Westminster (1643-1649), convocada pelo Parlamento inglês para elaborar novos padrões doutrinários, litúrgicos e administrativos para a Igreja da Inglaterra . A Assembleia de Westminster iniciou seus trabalhos na Abadia de Westminster, em Londres, no dia 1° de julho de 1643, e continuou em atividade durante cinco anos e meio. Seus integrantes foram cerca de 120 dos mais piedosos e cultos ministros puritanos e presbiterianos escoceses . Nesse período, houve 1163 reuniões do plenário e centenas de reuniões de comissões e subcomissões.  

OS CATECISMOS DE WESTMINSTER Após concluir a Confissão de Fé, a Assembleia de Westminster concentrou-se na elaboração de um catecismo. Com o tempo, surgiu o consenso de que seriam necessários dois textos: A- O CATECISMO MAIOR ( 1647) mais exato e abrangente. B - CATECISMO MENOR ( 1648), mais fácil e breve para principiantes”. O maior destinava-se à exposição no púlpito, ao passo que o breve seria voltado para a instrução de crianças e adolescentes.  
Tags