ARTES DECORATIVAS Ao longo da história, o homem sempre produziu inúmeros artefatos para o seu dia a dia, concebidos de forma harmoniosa, a partir da combinação de cores e texturas. Para além dos objetos para o quotidiano, procurou criar também objetos para expressar seus sentimentos diante da vida e sua visão da realidade em que estava inserido. A arte nasceu com o homem e deu a ele a consciência da capacidade de criar e a possibilidade de interpretar, imaginar e se comunicar.
Os primeiros registros da cultura humana ocorrem na pré-história, à cerca de 12 mil anos atrás, período em que foram encontrados objetos, pinturas e gravações no interior de muitas cavernas espalhadas pelo mundo, o que permitiu reconstruir a vida dos nossos ancestrais.
A palavra arte deriva da palavra latina " ars " que quer dizer habilidade, técnica . A definição de arte é uma construção cultural sem significado preciso ou constante, variando com o tempo e de acordo com as várias culturas. A arte é uma forma do ser humano se expressar.
É possível classificar a arte em: Artes Plásticas - expressões artísticas que utilizam técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens; Artes Cênicas - englobam as expressões apresentadas em palco, relacionadas com a dança, o teatro, a linguagem verbal ou a música. Artes Visuais - são todas as artes que apresentam realidade ou imaginação percebida pelo olhar como processo criativo. É possível classificar a arte em: Artes Plásticas - expressões artísticas que utilizam técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens; Artes Cênicas - englobam as expressões apresentadas em palco, relacionadas com a dança, o teatro, a linguagem verbal ou a música. Artes Visuais - são todas as artes que apresentam realidade ou imaginação percebida pelo olhar como processo criativo.
A arte está presente por todo o lado. Quando andamos pelas ruas da sua cidade, quando passamos por uma praça e observamos uma escultura, quando entramos numa igreja e vemos um mosaico ou vitral colorido … Além dos objetos utilitários, temos contato com obras de arte que proporcionam prazer, admiração, emoção , reflexão.
Atualmente, existem 11 tipos de arte : música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.
Artesanato - é o próprio trabalho manual que utiliza a matéria-prima natural. O artesão é a pessoa que realiza trabalhos manuais, sem recorrer a máquinas nem a processos automatizados, realizando assim, objetos da cultura popular. Normalmente, o artesão possui os meios de produção e trabalha com a família na sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até ao acabamento. Não existem, por conseguinte, duas peças de artesanato exatamente iguais.
Falar em arte aplicada ou utilitária significa pensar em modalidades da produção artística que se orientam para o mundo cotidiano, pela criação de objetos, de peças e/ou construções úteis ao homem em sua vida diária. A noção remete a alguns setores da arquitetura, das artes decorativas, do design, das artes gráficas, do mobiliário etc.
O Belo e o feio: a questão do gosto
O Belo… A beleza está associada ao belo. É uma apreciação subjetiva, o que é bonito para uma pessoa pode não ser para outra. No entanto, certas características que a sociedade em geral considera atraentes, desejáveis e bonitas são conhecidas como cânones da beleza . A concepção de beleza pode variar entre diferentes culturas e mudar ao longo dos anos. A beleza produz um prazer que vem das manifestações sensoriais e que pode ser experimentado pela visão.
O Gosto… 1. sentido pelo qual se percebe o sabor de qualquer coisa; paladar 2. sabor dos alimentos 3. capacidade de apreciação do valor estético de alguma coisa 4. elegância; requinte; sentido estético 5. cunho particular que um artista dá às suas produções 6. impressão ou prazer provocado por alguma coisa 7. agrado; prazer; satisfação 8. critério; opinião 9. moda Professora Clotilde Fernandes