SERMÃO DO MONTE A ética, os valores e a relevância dos ensinos de Jesus Cristo.
LIÇÃO DE HOJE:
TEXTO ÁUREO “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5.3
VERDADE APLICADA Humildade é reconhecer que nada somos ou temos e que dependemos inteiramente de Deus.
1º. OBJETIVO Entender o conceito de felicidade.
2º. OBJETIVO Ensinar o que a Bíblia fala sobre pobreza de espírito.
3º. OBJETIVO Mostrar Jesus como nosso exemplo de humildade.
TEXTOS DE REFERÊNCIA: PROVÉRBIOS 16.17-21
INTRODUÇÃO
Logo no início do Sermão da Montanha, Jesus nos fala sobre as bem-aventuranças [ Mt 5.3, 12]. O termo usado para a palavra bem-aventurança se refere a uma profunda alegria da alma humana.
PONTO 1 A FELICIDADE DE ACORDO COM A VISÃO DE DEUS
A primeira bem-aventurança ensinada por Jesus fala acerca da humildade. O pobre de espírito aqui é aquele que nada possui e que vive numa absoluta dependência.
Por isso, precisamos compreender que embora exista lugares em que o ser humano se sente feliz, não há outro lugar como estando ao lado de Deus.
Sua presença é o lugar de maior felicidade, porque nela existe paz, aceitação, amor e liberdade [ Sl 65.4; 84.4-5].
PONTO 2 O QUE É UM POBRE DE ESPÍRITO?
Jesus chama de felizes aqueles que são pobres de espírito, mas afinal o que é ser pobre de espírito segundo as Escrituras? O pobre de espírito é o humilde que confia em Deus, é aquele que está vazio de si mesmo.
Na visão divina, o pobre de espírito é aquele que se esvazia de si mesmo, que reconhece sua própria incapacidade e recorre a Deus, pondo nEle sua total confiança.
PONTO 3 JESUS, NOSSO MAIOR EXEMPLO DE HUMILDADE
A humildade na vida de Jesus sempre foi e sempre será o nosso maior exemplo.
Ele desceu do Seu trono real, se esvaziou completamente e se fez um de nós e fez isto para nos ensinar o caminho da comunhão com o Pai [ Fp 2.7].
Jesus não somente ensinou acerca da humildade, Sua vida a espelhava.
Uma das grandes lições que Ele nos deu foi quando, diante de Seus discípulos, despiu-se de Sua capa de mestre, e começou a lavar os pés empoeirados e sujos de cada um deles, até mesmo os de Judas, o traidor! [ Jo 13.1-5].
A primeira bem-aventurança nos apresenta o caminho da felicidade: a humildade. É sobre essa qualidade que todas as demais se apoiam. A felicidade começa na humildade [ Pv 18.12].