O Substantivo

1,660 views 37 slides Mar 29, 2017
Slide 1
Slide 1 of 37
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37

About This Presentation

Substantivo: classificação e morfossintaxe. 2º Ano. Gramática


Slide Content

O Substantivo Língua: uso e reflexão

Substantivos São palavras que designam seres _ visíveis ou não, animados ou não_ objetos, lugares, ações, estados, sentimentos, desejos, ideias.

Morfossintaxe Há palavras que podem ocupar mais de um lugar na estrutura dos enunciados, ao contrário de outras. Entre o substantivo e seus determinantes, por exemplo, a ordem não pode ser alterada. O artigo sempre precede o substantivo, com o qual concorda em gênero e número _ O (s) cavaleiro(s), a(s) princesa(s) _ nunca sendo possível o substantivo preceder o artigo.

O cavaleiro matou a princesa SUJEITO PREDICADO FUNÇÃO Adjunto adnominal Núcleo do sujeito Núcleo do predicado Objeto direto FORMA artigo substantivo verbo artigo substantivo O cavaleiro matou a princesa

O cavaleiro casou com o dragão SUJEITO PREDICADO FUNÇÃO Adjunto adnominal Núcleo do sujeito Núcleo do predicado Objeto indireto FORMA Artigo substantivo Verbo preposição artigo substantivo O cavaleiro casou Com o dragão

De acordo com a forma que apresentam as palavras classificam-se em: substantivos, adjetivos, numerais, artigos, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções e interjeições. A parte da gramática que estuda a forma das palavras recebe o nome de morfologia. A que estuda a função das palavras na oração recebe o nome de sintaxe.

Função sintática do substantivo O substantivo figura na frase como núcleo das seguintes funções sintáticas: sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito e do objeto, complemento nominal, adjunto adverbial, agente da passiva, aposto e vocativo.

Função sintática do substantivo sujeito OD OI O cavaleiro matou a princesa e casou com o dragão. Substantivo Substantivo Substantivo Núcleo do sujeito núcleo do OD núcleo do OI

Classificação do substantivo Comuns: referem-se a qualquer ser de uma espécie, sem particularizá-lo: açúcar, bala; Próprios: nomeiam um ser em particular, destacando-o dentro da espécie ou do grupo; são grafados com letra maiúscula: Japão, Campinas.

Concretos: nomeiam seres com existência própria, isto é, que não dependem de outro ser para existir: gato, lápis; Abstratos: nomeiam ações, qualidades, estados, sentimentos, isto é, seres que só existem em outros ou a partir da existência de outros seres: ensino, bravura, pobreza.

Coletivos: designam uma pluralidade de seres da mesma espécie: multidão.

Classificação do substantivo quanto à formação Primitivos: são aqueles que dão origem a outras palavras: livro, pedra; Derivados: são os que se originam de outras palavras: livraria, pedregulho; Simples: são os formados por apenas uma palavra: terra, homem; Compostos: são os formados por mais de uma palavra: beija-flor, lobisomem.

Flexão do substantivo Sexo e gênero: o gênero diz respeito a todos os substantivos de nossa língua, quer se refiram a seres providos de sexo, quer se designem apenas a coisas: o gato/a gata; o banco, a casa. Mesmo substantivos referentes a animais ou pessoas apresentam muitas vezes, discrepância entre gênero e sexo: cobra é sempre feminino; cônjuge é sempre masculino.

Gênero do substantivo A flexão do gênero é uma só, com pouquíssimas variações: forma-se o feminino pela troca das vogais o e e por a ou pelo acréscimo da desinência - a. Lobo/loba; mestre/mestra; autor/autora Exceções: avô/avó; órfão/órfã; leão/leoa; valentão/valentona.

Número do substantivo simples O plural dos substantivos simples se faz pelo acréscimo da desinência –s: peixe-peixes Os substantivos terminados em –r,-s ou –z fazem o plural acrescentando –es: Açúcar/ açúcares; vez/vezes; mês/meses

Os substantivos terminados em –l fazem geralmente o plural substituindo o –l por – is : canal/ canais; lençol/ lençóis

Plural dos substantivos compostos Pluralizam-se as palavras variáveis ( substantivo e adjetivo) e não se pluralizam as palavras invariáveis ( verbos, advérbios e interjeições) que compõem o substantivo composto.

Tenentes – coronéis Subs . subs . Pequenos – burgueses Adj. Subs . Beija- flores Verbo subs .

Pode-se pluralizar apenas o primeiro substantivo se o segundo funcionar como especificador, com ou sem o auxílio da preposição: pés -de -meia Pombos- correio

Nos compostos formados por palavras repetidas ou onomatopeias, pluraliza-se o segundo elemento: Corre-corres tico-ticos Não se pluraliza o adjetivo contraído grã(o): grão- duques grã-cruzes

Nos nomes dos dias da semana pluralizam-se os dois elementos: terças-feiras quartas-feiras

1. A tira mostra claramente a diferença entre as duas personagens quanto a valores. Qual é essa diferença? 2. Contrapondo os valores de Mafalda, Susanita argumenta: “Se você sair na rua sem cultura, a polícia te prende? Experimenta sair sem vestido”.

A) Do ponto de vista morfológico, como se classificam os substantivos vestidos e cultura? B) A argumentação de Susanita baseia-se em algo concreto: vestidos. Explique como a classificação morfológica de cultura contribui para a construção de humor do texto.

Flexão do substantivo Ocorrência Ferreira Gullar Aí o homem sério entrou e disse: bom dia. Aí outro homem sério respondeu: bom dia. Aí a mulher séria respondeu: bom dia. Aí a menininha no chão respondeu: bom dia. Aí todos riram de uma vez Menos as duas cadeiras, a mesa, o jarro, as flores As paredes, o relógio, a lâmpada, o retrato, os livros o mata- borrão, os sapatos, as gravatas, as camisas, os lenços.

1. Os substantivos utilizados no poema ajudam na construção dos efeitos de sentido e do cenário em que a situação narrada ocorre. Levante hipóteses: A) qual fato narrado fez com que todos rissem de uma vez? Por que esse fato é engraçado? B) em que lugar se passa a cena? Justifique sua resposta com substantivos do texto.

C) Por que não riram os seres nomeados do sexto verso em diante? D) Como se classificam os substantivos que nomeiam esses seres?

2. Alguns substantivos têm uma forma para o masculino e outra para o feminino. A) Identifique no poema um par de substantivos com formas diferentes no masculino e no feminino. B) Como é formado o masculino do substantivo menina?

C) Nos três últimos versos, identifique três substantivos masculinos e três substantivos femininos. D) Nesses substantivos, as terminações -a ou –o também podem ser associados a gênero? E) com base nas respostas às perguntas anteriores, conclua: em português, existe um único modo de formar o feminino dos substantivos?

3. No quarto verso, é empregado o substantivo “menininha”. a) Qual sentido a acréscimo do sufixo – inha confere ao substantivo menina? B) O acréscimo do sufixo – inha ao substantivo mulher produz a mesma alteração de sentido que em menina?

Atividades no livro: Páginas 32,33, 34 e 35.