O uso dos porquês - porque, por que, porquê e por quê
profwendellsiqueira
6 views
6 slides
Sep 19, 2025
Slide 1 of 6
1
2
3
4
5
6
About This Presentation
Aula os usos dos porquês
Size: 1.01 MB
Language: pt
Added: Sep 19, 2025
Slides: 6 pages
Slide Content
O uso dos porquês P or que, porque, por quê ou porquê?
Porque U sado em respostas e em explicações. Indica causa ou explicação de alguma coisa. É uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Pode ser substituído por: pois; visto que; uma vez que; por causa de que; dado que; ... Ex.: Ela não foi à escola porque estava chovendo.
Por que Por que interrogativo : Usado para iniciar uma pergunta . Pode ser substituído por: por que motivo ; por qual motivo ; por que razão; por qual razão. Ex.: Por que não posso sair com meus amigos? Por que relativo: Estabelece uma relação com um termo antecedente . É usado como elo de ligação entre duas orações . Pode ser substituído por: pelo (a) qual; pelos (as) quais ; por qual; por quais . Ex.: As razões por que fui embora são pessoais .
Por quê Usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase. Seguido de um ponto final ou de um ponto de interrogação. Pode ser substituído por: por qual motivo e por qual razão. Ex.: Você não gosta de matemática, por quê ?
Porquê É usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral. Pode ser substituído por: o motivo; a razão; a causa. Ex.: Gostaria de saber os porquês de ter sido mandada embora.
Dicas Por que: usado no início de perguntas. Por quê: usado no fim de perguntas. Porque: usado nas respostas. Porquê: usado como um substantivo.