Obrigação ou ministério? Atos 2.42-47 Desde da segunda lição, estamos falando tratando do assunto “mordomia do tempo”. Vimos como é importante cultuar a DEUS pessoalmente e com a família. A lição de hoje trata da importância de separarmos um tempo para cultuar a DEUS com nossos irmãos em Cristo , quer nos cultos públicos e nas reuniões de oração, quer no trabalhando nos vários ministérios desenvolvidos pela igreja.
I. Tempo para o culto congregacional A igreja primitiva e o culto (At 2.42-47; 20.7; 1Co 16.2). Diariamente, os crentes primitivos estavam no templo, compartilhavam suas refeições com alegria e simplicidade de coração, louvavam a DEUS e eram simpáticos a todos. Todos os dias havia conversões, e a igreja ia crescendo.
O culto ocupava lugar central na vida daqueles irmãos. A igreja primitiva praticava o culto coletivo e familiar. Os crentes iam ao templo, mas também se reuniam nas casas. Nos cultos da igreja primitiva havia ensino, reverência, fraternidade e beneficência. Além dos cultos normais, havia reuniões diárias nas casas dos crentes.