PROFESSORA: ANA PAULA SOUSA DISCIPLINA : GEOGRAFIA 9º ANO
OCEANIA
Nome oficial: Oceania Gentílico: oceânico Extensão territorial: 8.564.000 km² (ONU, 2020) Localização: entre os oceanos Índico e Pacífico, a sudeste do continente asiático Clima: varia do Equatorial ao Árido. Divisão administrativa: países e territórios Idioma: inglês, francês, palauense, maori, hiri motu, tok pisin e centenas de outros idiomas locais. Religiões: cristianismo, islamismo, budismo, induísmo e religiões tradicionais das populações nativas. População: 42.678.000 habitantes (ONU, 2020) Densidade demográfica: 5 hab./km² (ONU, 2020)
Curiosidade! Você sabia? 90,22% das terras da Oceania correspondem à Austrália! Distribuição do território: Australia 90,22 % Arquipélagos e ilhas resantes1,23% Nova Zelândia 3,13% Papua Nova Guiné 5,42%
Além da Austrália e Nova Zelândia, a Oceania pode ser dividida em três grandes grupos de ilhas: Melanésia Micronésia Polinésia
Melanésia - é uma região da Oceania, no extremo oeste do Oceano Pacífico e a nordeste da Austrália, que inclui os territórios das ilhas Molucas , Nova Guiné, ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia e Fiji (e por vezes Timor Leste). O seu nome está relacionada à pele escura da população aborígene local
Micronésia – termo proveniente do grego que significa pequenas ilhas e é formada por mais de 2500 ilhas coralíneas e vulcânicas. Ilhas importantes do arquipélago: Palau, Nauru, Kiribati e Ilhas Marshall.
Polinésia – termo de origem grega que significa muitas ilhas. Abrange milhares de ilhas e arquipélagos situados no Pacífico Central. Aí se encontra o Estado Independente de Samoa, Tuvalu, Bora Bora, Taiti, entre outras que formam a Polinésia Francesa
Aspectos naturais Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. Esse continente apresenta grande diversidade de paisagens, com destaque para as florestas tropicais, desertos, savanas, montes nevados, estepes, zonas litorâneas. A Oceania apresenta aspectos naturais bem diversos!!! De desertos às florestas tropicais!
Desertos na região central da Austrália
Florestas tropicais nas ilhas Coala, precisamente da Austrália
Muitas pequenas ilhas da Oceania estão em risco de serem submersas, devido à elevação do nível do mar, o que forçará a migração de famílias em massa. Na Micronésia, região da Oceania, é perceptível o impacto das mudanças climáticas e problemas ambientais, especialmente nos países Nauru e Tuvalu .
A AUSTRÁLIA
A Australia “Novo Mundo”, Pais que teve colonização europeia durante os séculos XVIII e XIX. Um objetivo nefasto: Apesar de processos de colonização já terem sido movidos pelos mais diferentes motivos, o processo colonial australiano se deu por conta de um objetivo realmente nefasto: esvaziar as cadeias da Inglaterra. Os Estados Unidos tinham acabado de se tornar independentes, o que fez com que os ingleses tivessem de buscar alternativas para o envio de condenados ou presos, que até então eram enviados para a América.
TReS FATORES CONTRIBUIRAM PARA A CONQUISTA E A OCUPAÇÃO DAS TERRAS AUSTRALIANAS PELOS BRITâNICOS : CRIAÇÃO DE OVELHASE E CARNEIRO CONDIÇOES NATURAIS DO TERRIÓRIO E EXPORTAÇÃO DE LÃ
clima O clima australiano tem como principal característica o contrastes entre as temperaturas. A pluviosidade é baixa, sendo que a Austrália é considerada uma das nações mais secas do planeta. O clima, de forma pejorativa, é conhecido como “louco”, por causa da grande variação até mesmo dentro de um dia.
Relevo Ao contrário do clima, o relevo australiano não é muito contrastante. Desconsiderando a Antártica, a Austrália é o continente mais plano do mundo. A maior parte do território é localizado em um leve planalto desértico, com poucas elevações suaves de morfologia geralmente antiga, como é o caso do Monte Kociusco , com pouco mais de 2.200 metros de altura, o ponto mais alto da Austrália. Apenas o litoral apresenta planícies férteis. Não pode-se deixar de citar também a Grande Barreira de Corais, no litoral nordeste da Austrália, conhecida como a maior cadeia coralígena do mundo, com cerca de 2.900 recifes, 600 ilhas e 300 atóis.
Hidrografia Os dois principais rios australianos são o Darling e o Murray, ambos localizados no sudeste do país. O surgimento de rios temporários também é comum, vista a aridez do país. População Foi estimada em 24,7 milhões de habitantes em 2017. A ocupação humana do território australiano está relacionada, em grande parte, ás condições climáticas.
Vegetação Os dois principais tipos de vegetação da Austrália são as savanas (vegetação rasteira, principalmente por gramíneas e arbustos) e a floresta temperada. Como já foi dito, o continente australiano tem boa parte do seu território composto por desertos, com cactos e outras vegetações típicas.
Economia e desenvolvimento social A Australia é um pais que se destaca no contexto da economia mundial. Em 2017, seu pib per capita foi superior a 60 mil dólares anuais. Seu índice de desenvolvimento humano idh é o terceiro melhor do mundo, atras apenas da Noruega e da suíça. O seu desenvolvimento econômico e social deve-se, em grande parte, á adoção de uma política agressiva de exportação .Cerca de 60% do valor de suas exportações provém do setor mineral e gás natural. Minério de ferro, cobre, alumínio, urânio, carvão mineral e gás natural.
A atividade industrial na Austrália
Nova ZelÂndia
Nova Zelândia Localização: Pacifico sul a 2 mil quilômetros a sudoeste da Austrália Meio natural: A Paisagem natural típica do interior da Nova Zelândia, marcada pela presença de lagos de água doce e de neve no topo das montanhas . O relevo da Nova Zelândia é diverso, mas predominantemente montanhoso, com a presença de cadeias de montanha, planaltos e área d e planícies próximas do mar. o clima varia muito.
A Nova Zelândia é um país formado por duas grandes ilhas: Ilha do Norte e Ilha do Sul, que são separadas pelo estreito de Cook. Esses dois territórios estão localizados no sul da Oceania, sendo considerados como parte da Polinésia. A maioria da população está concentrada na Ilha do Norte, pois essa porção do território apresenta características físicas mais propícias para a habitação. Cortada por uma cadeia montanhosa, os Alpes do Sul, a Ilha do Sul é chamada pela população nativa de Aotearoa (terra da longa nuvem branca). A Nova Zelândia apresenta elevado grau de industrialização. O país possui grandes rebanhos de ovinos, bovinos e suínos, proporcionando a produção de lã, carne e laticínios. Outro destaque para a economia nacional são as reservas de petróleo, carvão e gás natural.
As belezas naturais da Nova Zelândia atraem milhões de turistas, fato que tornou o turismo uma atividade de fundamental importância para obtenção de receitas financeiras para o país. Políticas de bem-estar social são desenvolvidas na Nova Zelândia, proporcionando elevados indicadores sociais. A expectativa de vida da população nacional é uma das mais elevadas do planeta: 80 anos. O país apresenta baixos índices de analfabetismo e a mortalidade infantil é de apenas 4 óbitos a cada mil nascidos vivos.
economia A economia da Nova Zelândia baseia-se na produção e exportação de lã . Outros destaques são a produção de carne bovina, leite e derivados. A Austrália possui um diversificado parque industrial. Os seguimentos mais expressivos são o têxtil, alimentício, siderúrgico e metalúrgico.