Oficinas - Oficinas- Aprendizagem - Aprendizagem

ElizngelaBueno 22 views 17 slides Sep 18, 2025
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

oficina de aprendizagem


Slide Content

OFICINA DE APRENDIZAGEM 1º ENCONTRO 5º ANO

Acolhimento Apresentação. Acolhida.

Combinados da turma 1. 2. 3. 4. 5.

MÓDULO I – 5º ano O QUE VAMOS APRENDER? Neste módulo, vamos relembrar nosso trajeto de contato com poemas, leremos diversos poemas e conheceremos algumas de suas características. Certamente você já fez isso antes e conhece esse tipo de texto que tem o poder de nos encantar, fazer rir, refletir e até chorar. É isso mesmo: há poemas que podem nos emocionar tanto que chegamos a chorar. Eles podem ser tão significativos que geralmente guardamos algo de um poema lido e apreciado. Convidamos você para mergulhar no universo da poesia, aprendendo a conhecer o texto poético de uma maneira como nunca viu antes!

ATIVIDADE 1 – Trocando ideias: Durante a nossa história ouvimos muitos poemas, não é mesmo? Você se lembra de algum poema que tenha achado bonito, engraçado, interessante? Sabe recitar de memória? Tem algum poema preferido? O que já sabemos sobre poemas ?

Mas, antes da leitura vamos conversar... Pelo nome do Poema (Namorados) é possível imaginar sobre o que ele irá tratar? Começaremos com a leitura de um poema chamado Namorados . Você acha que todo poema fala de amor? Você gosta de ler poemas? Por que? Agora, ouçam e apreciem a leitura do poema !

O rapaz chegou-se para junto da moça e disse: Antônia, ainda não me acostumei com o seu [corpo, com sua cara. A moça olhou de lado e esperou. Você não sabe quando a gente é criança e de [repente vê uma lagarta listrada? A moça se lembrava: A gente fica olhando... Manuel Bandeira Namorados

A meninice brincou de novo nos olhos dela. O rapaz prosseguiu com muita doçura: - Antônia, você parece uma lagarta listrada. A moça arregalou os olhos, fez exclamações. O rapaz concluiu: - Antônia, você é engraçada! Você parece louca.

Trocando ideias A. Agora, converse com seu professor e colegas sobre as impressões que tiveram ao lerem este poema. Lembre-se que não há uma única maneira de compreender o escrito, principalmente quando falamos em linguagem poética.

Ampliando saberes... A obra Para querer bem foi organizada por Bartolomeu Campos de Queirós e publicada pela editora Global. É uma obra incrível que apresenta uma seleção de poemas de Manuel Bandeira, tendo como temática a infância. É na infância que temos um olhar encantado com o mundo e, à medida que crescemos, este encantamento se perde, a poesia existe para devolver a nós esta capacidade. Vamos ouvir a apresentação feita por Bartolomeu Campos de Queirós. Quem é o autor deste poema? Em que obra ele foi publicado?

Apresentação Toda memória guarda uma infância. Muitas vezes o ofício do poeta é deixar esse reino reacontecer sem ignorar a poesia que houve lá. A criança que vive nele acorda e sua vida se vê invadida por um ontem que permanece. A lembrança da liberdade desmedida, a presença do encontro com a sonoridade das palavras, o espanto diante do mundo ainda por percorrer são um alimento que compensa o ato de escrever. Manuel Bandeira entrega-nos, ao longo de sua obra, muitos fragmentos da infância sem adulterá-los. Ele preserva e confirma a poesia como um patrimônio também da criança. A capacidade que o sujeito tem, desde sua origem, de querer deitar encanto sobre as coisas, ele a renova em cada verso e nos remete a um estado poético que já conhecemos um dia.

continuação… Daí sua poesia, em tantos momentos, se fazer possível a todos, pelo que há de rigorosa singeleza. Manuel Bandeira praticou, em sua obra, a existência como um fio único, sem rupturas. Pelo lúdico, pelo humor, pelo que existe de inusitado em sua construção, ele nos surpreende. Ele nos faz experimentar que a poesia está em nós e sua função de poeta é jogar luz sobre esse nosso lugar. Por ele o leitor se faz proprietário da intuição poética que nos funda. A poesia de Manuel Bandeira, mais que mostrar um novo olhar sobre o mundo, nos faz sensíveis e gratos pelo seu exercício ao nos fazer florescer sobre nossas próprias raízes. BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS

Quem foi Manuel Bandeira? Manuel Bandeira nasceu em 19 de abril de 1886, em Recife, e faleceu no Rio de Janeiro, em 13 de outubro de 1968. Em 1904, doente de tuberculose, abandonou os estudos de arquitetura e começou a se dedicar exclusivamente à literatura. Publicou seu primeiro livro, A cinza das horas , em 1917. Considerado um dos poetas brasileiros de maior influência sobre as novas gerações, foi também professor, jornalista, cronista, ensaísta e, a partir de 1940, membro da Academia Brasileira de Letras .

Agora vocês irão construir, junto com o seu professor(a), um quadro contendo informações sobre o que vocês já sabem sobre textos poéticos. Vamos lá? O que sabemos sobre poemas?

ATIVIDADE 2 – Selecionando poemas Nesta sequência de atividades você irá, em parceria com seus colegas, ler e ouvir muitos e variados poemas, para que possa, ao final do percurso, produzir uma antologia poética e publicá-la em formato de áudio livro com a leitura de seus poemas favoritos para compartilhar com as outras turmas da escola e seus familiares. Seu professor irá apoiá-los no planejamento.

Antologia poética. Você sabe o que é uma antologia poética? Poemas que escolhi Para crianças de RUTH ROCHA, Editora Salamandra. A palavra antologia, nesse caso, refere-se a uma seleção, ou melhor, a uma coleção de textos organizada em um livro.

Seu professor selecionou outros livros para vocês conhecerem, registre coletivamente os títulos e autores: Título Autor