Definição do termo “ Op Art ” Expressão originada do inglês “ op-art ” ( optical art ) que significa “arte óptica”. Simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante. Baseado em recursos visuais, sobretudo na ilusão de ótica, esse movimento que expressa a mutabilidade do mundo e suas ilimitadas possibilidades, é fundamentado no mote “ menos expressão e mais visualização ”.
Keple gestalt , de Victor Vasarely Four regular solids, de M.C . Escher
Contexto histórico Nasceu e se desenvolveu nos Estados Unidos e na Europa, em meados da década de 60. O termo foi empregado pela primeira vez na revista Times no ano de 1965 e designa uma derivação do expressionismo abstrato. A primeira exposição de op-art foi realizada em 1965 e recebeu o nome de The Responsive Eye .
CARACTERÍSTICAS PINTURA As características da pintura do movimento Op Art são: Tridimensionalidade; Efeitos óticos e visuais; Movimento e contraste de cores; Tons vibrantes (principalmente preto e branco ); Formas geométricas e linhas; Observador participante; Estilo abstrato.
Panchei , de Omar Rayo – 1970. Composition Carrée Relief , de Victor Vasarely – 1970.
Vega 200, 1968, Victor Vasarely
Desenhando (1948 ), de M. C. Escher .
CARACTERÍSTICAS ESCULTURA As características da escultura do movimento Op Art são : Sensação de movimento; Elementos restritos, simples e de fácil percepção. Com a era tecnológica, a Op Art toma espaço nas tendências artísticas devido às suas formas matemáticas e o rigor com que são construídas. “ Sociedade cibernética"
Esfera Azul de Paris , Jésus Soto, 2000
Two-Toned Moon , (1970) – Escultura “ Móbile” de Alexander Calder
Alexander Calder , Sem Título 1968
Principais Artistas Victor Vasarely (1908-1997) “ Pai da OP ART”; Arte construtivista e geométrica abstrata; Sensações de velocidade e dinamismo; Círculos , quadrados e triângulos; Ilusão de movimento .
Zebra ( 1937) – Victor Vasarely
Harlequin (1936) – Victor Vasarely
Principais Artistas M.C. Escher ( 1898-1972) Conhecido por seus trabalhos em xilogravuras. Suas obras eram surreais! Fantásticas, com várias perspectivas, geradoras de ilusão de ótica no observador. Foi considerado um artista matemático, sobretudo geométrico.
Três Esferas II ( 1946) - Litogravura , de M. C. Escher
“Relatividade” (1953 ) , de M. C. Escher
Principais Artistas Alexander Calder (1898-1976) Criou os móbiles; Associou os retângulos coloridos à ideia do movimento do ar; Trabalhos movidos pelo observador.
Elefante Negro , Alexander Calder , Mobile (1973)
La Grande Vitesse , (1969) – Alexander Calder
Arte C onceitual no Brasil No Brasil, o principal representante da Op Art foi o pintor Luiz Sacilotto , que também foi responsável por disseminar a arte concreta no país. Tanto em sua fase concretista como na fase da Op art , o estilo de Luiz Sacilotto foi marcado pela sistematização do movimento, pela repetição, pela multiplicidade das formas geométricas, pelo dinamismo e pelos jogos ópticos.
Optical V, (1978) – Luiz Sacilotto
Ivan Serpa (1965)
Atividade A respeito do Op Art , julgue os itens em verdadeiro (V) ou f also (F): ( ) É um termo usado para descrever a arte que explora a visibilidade do olho e pelo uso de ilusões ópticas . ( ) Designa uma vertente da arte contemporânea que toma o corpo como meio de expressão e/ou matéria para a realização dos trabalhos. ( ) Defendia para arte "mais expressão e menos visualização". as suas obras, uma crítica ao consumo.
Atividade Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a “ Op Art ”, faça um desenho com o estilo op art , criando uma ilusão de ótica.
REFERÊNCIAS DIANA, Daniela. Op Art . Toda Matéria, 2 ago. 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/op-art/. Acesso em: 31 maio 2020 . BECA, Sheila. Op Art . SlideShare , 20 jun. 2011. Disponível em: https://pt.slideshare.net/sheilabeca/op-art-8368074?qid=d7df4c58-bec7-430f-8a02-9c9d13c8a228&v=&b=&from_search=8. Acesso em: 31 maio 2020.