ThiagoSousa16anos
125 views
14 slides
Dec 13, 2019
Slide 1 of 14
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
About This Presentation
OP arte Conceitos basicos
Size: 425.63 KB
Language: pt
Added: Dec 13, 2019
Slides: 14 pages
Slide Content
Op Art.
O que é Op Art : Op Art é um movimento artístico também chamado de Arte Óptica, ou optical art em inglês. Suas obras são baseadas em ilusões de ótica, um recurso visual que confunde a visão humana, fazendo ver formas diferentes dependendo do ângulo em que se vê a imagem em questão. A Op Art usa da ilusão de óptica para criar movimento nas obras, com grafismos e estampas que variam conforme os olhos humanos percorrem a figura.
A origem do nome Op Art vem de 1964, em uma publicação da Revista Time. Depois houve a primeira exibição oficial do movimento Op Art foi em Nova York, em 1965, no MOMA, o Museu de Arte Moderna, e chamava The Responsive Eye .
A Op Art tinha como fundamento a frase "menos expressão e mais visualização", com o objetivo de expressar possibilidades ilimitadas de transformações no mundo. Entre suas características estão os efeitos óticos e visuais que trazem o observador para dentro do quadro, compondo o movimento da obra com seus olhos. Também estão os trabalhos em três dimensões, exploração do contraste entre o preto e o branco, e as formas geométricas. A vertente artística segue referências do expressionismo abstrato.
Principais Características As características do movimento Op Art são: Tridimensionalidade Efeitos óticos e visuais Movimento e contraste de cores Tons vibrantes (principalmente preto e branco) Formas geométricas e linhas Observador participante Estilo abstrato
Principais Artistas da Op Art Victor Vasarely Bridget Riley Alexander Calder Luiz Sacilotto Adolph Frederick Reinhardt Jesús -Raphael Soto
Victor Vasarely O pintor Victor Vasarely , nascido na Hungria, teria sido o precursor da Op Art , ainda na década de 30, embora o ápice do movimento tenha sido em 1960. Algumas das suas obras de maior destaque são Zebra, de 1938, e Vega- Nor , de 1969 (figura)
Bridget Riley A pintora inglesa migrou do impressionismo e pontilhismo para a Op Art na década de 1960, conquistada pelas linhas e formas geométricas e pelo efeito desorientador criado. Na figura, a obra Movement in Squares , de 1961.(figura)
Alexander Calder Alexander Calder , mais conhecido por Sandy Calder , é um pintor norte-americano. Seus registros artísticos mais marcantes foram os móbiles, que compunham o efeito da obra de arte a partir do movimento de formas geométricas e o ar. Na foto, seu móbile Lobster Trap and Fish Tail , de 1939.(figura)
Luiz Sacilotto Principal representante da Op Arte e da arte concreta no Brasil, produziu esculturas e pinturas das quais se destacam: Estruturação com Elementos Iguais (1953) e Concreção 7553 (1975)
Adolph Frederick Reinhardt Conhecido com Ad Reinhardt , foi um artista estadunidense que se aproximou do movimento do expressionismo abstrato, da arte conceitual e minimalista. Muito famoso por suas pinturas "negras" na década de 60.
Jesús -Raphael Soto Artista venezuelano famoso pelos seus “penetráveis”, obra destinadas a penetração do público como forma de interagir com o produto artístico; destacam-se Estrutura cinética (1957), Volume suspendido (1967) e Paralelas vibrantes (1969).
Outros artistas que merecem destaque na Op Art são: Larry Poons , Yaacov Agam , Bridget Riley e Youri Messen-Jaschin , Tony Delap , Josef Albers e Heinz Mack