ChristianeFLQueiroz
2,117 views
15 slides
Mar 14, 2015
Slide 1 of 15
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
About This Presentation
No description available for this slideshow.
Size: 2.54 MB
Language: pt
Added: Mar 14, 2015
Slides: 15 pages
Slide Content
ORA ÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS PROFESSORA: CHRISTIANE QUEIROZ
Funções do substantivo Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Predicativo Aposto Agente da passiva
Para compreender como a oração subordinada substantiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas frases que seguem : Ninguém lamentou sua renúncia . Nesse caso, temos um período simples, uma oração absoluta. Nessa oração, o objeto direto vem representado, b asicamente , por um substantivo renúncia . Mas o objeto direto pode ser constituído por uma oração inteira, como no caso que segue: Ninguém lamentou / que você renunciasse.
No caso, o período é composto (há duas orações): a oração 2 encaixa-se como objeto direto do verbo lamentou da oração 1. Portanto , classifica-se como: subordinada : porque funciona como um termo da 1. substantiva : porque desempenha uma função própria do substantivo (objeto direto ) .
Orações desenvolvidas São introduzidas por uma conjunção integrante (que, se); ou introduzidas por pronome ou advérbios interrogativos, em orações interrogativas indiretas. Espero que você sempre alcance seus objetivos. conjunção integrante Perguntam quem os acompanhará. pronome interrogativo Diga-me onde se vende esse livro. advérbio interrogativo
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA Exerce a função sintática de sujeito do verbo da oração principal. É importante / que você conheça o passado de seu país . VL PS O.S.S.Subjetiva Parece / que meu time ganhará este campeonato . VI O.S.S.Subjetiva É sabido / que o prazo terminará neste final de semana . Voz passiva O.S.S.Subjetiva
Oração Principal Oração Subordinada VL + PS Substantiva Subjetiva VI Substantiva Subjetiva Voz passiva analítica Substantiva Subjetiva LEMBRE-SE: SEMPRE FALTARÁ O SUJEITO NA ORAÇÃO PRINCIPAL, POIS A ORAÇÃO SUBORDINADA EXERCERÁ ESSA FUNÇÃO.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA Exerce a função sintática de objeto direto do verbo da oração principal. A receita descobriu que a fraude era maior ainda . Falaram que a educação brasileira irá melhorar . A oração objetiva direta: sempre se liga a um verbo da oração principal sem preposição.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA Exerce a função sintática de objeto indireto do verbo da oração principal. Lembro-me de que saímos de madrugada . Ele gostava de se olhar no espelho . A oração objetiva indireta: sempre se liga a um verbo da oração principal com preposição.
Exerce a função sintática de complemento nominal de um termo (adjetivo, advérbio ou substantivo) da oração principal. Sentimos orgulho de seu comportamento . Complemento Nominal Sentimos orgulho de que você se comportou . (Sentimos orgulho disso .) O. S. S. Completiva Nominal . ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL
Diferença entre objetiva indireta e completiva nominal Apesar de muita semelhança no plano formal, a substantiva completiva nominal não se confunde com a objetiva indireta porque : a substantiva completiva nominal liga-se a um nome da oração principal . Ninguém teve dúvida de que ela mentiu a objetiva indireta liga-se a um verbo da oração principal. Ninguém duvidou de que ela mentiu.
Exerce a função sintática de PREDICATIVO do verbo de ligação da oração principal. A verdade é que te amo . O fato é que este acontecimento criou um problema diplomático . A oração predicativa tem uma estrutura rígida: ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA O melhor remédio era que todos conversassem civilizadamente.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA Exerce a função sintática de APOSTO de um termo da oração principal . Fernanda tinha um grande sonho: a chegada do dia de seu casamento . Aposto (Fernanda tinha um grande sonho: isso .) Fernanda tinha um grande sonho: que o dia do seu casamento chegasse. O . S. S. Apositiva
Oração reduzida Quando reduzidas, as orações substantivas sempre serão reduzidas de infinitivo. Ele gostava / de se olhar nos espelhos. Tive vontade / de ir-me embora. O melhor remédio era / conversar.