Fim da antiga ordem multipolar Reequilíbrio de forças entre as potências mundiais, logo após a segunda guerra mundial (1939 – 1945) Nova ordem mundial: ordem bipolar
Capitalismo x socialismo Primeiro se faz necessário entender as diferenças básicas entre dois sistemas político-econômicos
definição Capitalismo Uma teoria ou sistema de organização social baseado no mercado livre e na privatização, onde a propriedade é atribuída às pessoas individuais. O sistema capitalista defende a liberdade econômica, escolha do consumidor e crescimento econômico. socialismo Uma teoria ou sistema de organização social baseado na exploração da maioria dos bens em comum, com propriedade atribuída aos trabalhadores. No socialismo, o estado controla a economia, e é responsável por reduzir a desigualdade social, por meio de programas que beneficiam os pobres.
filosofia Capitalismo Os meios de produção são de propriedade privada, sendo operados e negociados para gerar lucros para proprietários ou acionistas privados. Tem ênfase no lucro individual e não nos trabalhadores ou na sociedade como um todo. socialismo Ideia de transformação da sociedade por meio da distribuição equilibrada de propriedades e riquezas, diminuindo a distância entre ricos e pobres. O lucro é distribuído entre a sociedade para complementar salários.
ideias Capitalismo Laissez-faire, que significa "deixar fazer". O capitalismo se opõe à intervenção do governo na economia, porque os capitalistas acreditam que ele introduz ineficiências. Um mercado livre produz o melhor resultado econômico para a sociedade. socialismo Todos os indivíduos devem ter acesso a artigos básicos de consumo e bens públicos. As indústrias em larga escala são bens coletivos e, portanto, o retorno dessas indústrias devem beneficiar a sociedade como um todo.
Sistema politico Capitalismo Pode coexistir com uma variedade de sistemas políticos, incluindo ditadura, república democrática, anarquismo e democracia direta. A maioria dos capitalistas defende uma república democrática. socialismo Pode coexistir com diferentes sistemas políticos. A maioria dos socialistas defende a democracia participativa.
Sistema econômico Capitalismo Economia baseada no mercado com propriedade privada ou corporativa dos meios de produção. Os bens e serviços são produzidos para lucrar e esse lucro é reinvestido na economia para alimentar o crescimento econômico. socialismo Os meios de produção são propriedade de empresas públicas ou cooperativas, e os indivíduos são compensados com base no princípio da contribuição individual. A produção pode ser coordenada através de um planejamento econômico ou de mercado.
Estrutura social Capitalismo As classes existem de acordo com sua relação com o capital: os capitalistas possuem partes dos meios de produção e derivam seus rendimentos dessa forma, enquanto a classe trabalhadora depende dos salários. socialismo As distinções de classe são diminuídas. O status deriva mais nas distinções políticas do que nas distinções de classe.
Propriedade privada Capitalismo Propriedade privada do capital e de outros bens é a forma dominante de propriedade. A propriedade pública e a propriedade do Estado desempenham um papel secundário, e também pode haver alguma propriedade coletiva na economia. socialismo Existem dois tipos de propriedade: a propriedade pessoal (casas, roupas, etc.) e propriedade pública, que inclui fábricas e meios de produção de propriedade do Estado, mas sob controle dos trabalhadores.
Estrutura de propriedade Capitalismo Os meios de produção são de propriedade privada e operam para um lucro privado. Isso incentiva os produtores a se envolverem em atividades econômicas. As empresas podem ser de propriedade de indivíduos, cooperativas de trabalhadores ou acionistas. socialismo Os meios de produção são de propriedade social com a mais-valia produzida para toda a sociedade (em modelos de propriedade pública) ou para todos os funcionários-membros da empresa (em modelos de propriedade cooperativa).
Conferência de yalta Aconteceu na Crimeia (urss) Fevereiro de 1945 Os países do leste europeu seriam reestruturados com o apoio da união soviética
Winston Churchill ( Reino Unido), Franklin Roosevelt (EUA) e Josef Stalin (URSS)
Conferência de Potsdam Entre julho e agosto de 1945 Dividiu o território alemão entre as quatro potências: reino unido, EUA, França e União soviética Berlim foi dividida em quatro partes para os países vencedores
Winston Churchill ( Reino Unido), Harry Truman (EUA) e Josef Stalin (URSS)
Alemanha dividida Não havia um entendido sobre o controle de Berlim Havia mortes por fome 23 de maio de 1949 - eua, França e reino unido se unem temporariamente. Surge a república federal alemã (RFA) 7 de outubro de 1949 - União soviética cria a república democrática alemã ( rda )
Bloqueio de Berlim Entre 24 de junho de 1948 até 12 de maio de 1949 ocorreu um bloqueio em Berlim Stalin queria diminuir a influência ocidental na cidade e anexar definitivamente Não conseguiu e Berlim se tornou um enclave.
Doutrina truman e plano marshall Doutrina truman – a urss e o socialismo significavam uma ameaça para a Europa e para o mundo, e o eua faria todo e qualquer esforço para garantir que o capitalismo triunfasse. Os eua interveriam em toda e qualquer guerra, para evitar o avanço da união soviética. Plano marshall – reconstrução estrutural e econômica em favor dos países da europa ocidental, nos moldes capitalistas, a partir de empréstimos a juros baixos ou doações.
Harry Truman George Marshall
Cominform e comecon A união soviética cria plano similares, voltados para reconstrução dos países do leste europeu. Cominform – comitê de informação dos partidos comunistas e operários Comecon – conselho para a assistência econômica mútua
Otan e pacto de Varsóvia Otan – organização do tratado do atlântico norte – aliança militar com eua, Canadá e países da Europa ocidental Pacto de Varsóvia – aliança militar entre os países socialistas