Conceito Os estoques s ã o materiais e suprimentos que uma empresa utiliza para a produ çã o de seu produto ou suprimir a necessidade da pr ó pria empresa que ficam armazenadas em um determinado local.
estoque: qual a sua importância? Muitas pessoas pensam que o controle de estoque se limita ao controle de entradas e saídas de mercadorias, mas, na verdade, ele ocupa um lugar muito mais estratégico na empresa, o controle de estoque deve ser visto de maneira estratégica, integrando-se aos diversos setores da empresa, já que impacta diretamente em várias atividades — desde a produção até o financeiro e comercial da empresa. A falta de um controle de estoque adequado pode gerar prejuízos.
Documentos orientadores Controle de entrada e saída Solicitação de insumos Ficha técnica de produção Nota fiscal
Controle de entrada e saída: O estoque pode ser um dos maiores apoios ou o grande vilão de um empreendimento. A diferença é dada pelo controle: quanto mais assertivo ele for, maiores são os benefícios oferecidos. Para que isso seja viável, uma das tarefas indispensáveis é, justamente, ter visibilidade sobre as entradas e saídas nesse setor. Entre os benefícios ligados à realização dessa tarefa, estão: Aumenta a segurança de estoque, Diminui o desperdício de produtos, Torna a gestão de compras mais estratégica, Ajuda a logística.
Pedido de compras: é um processo que ajuda o comprador do restaurante a fazer o melhor negócio. Essa prática fornecerá informações importantes para que se possa realizar uma boa negociação e em seguida o controle do que será entregue para seu estabelecimento. Na prática, o pedido de compra é um documento que formaliza quais foram os produtos, quantidades, preços e condições de prazo e pagamento acordados com o fornecedor. Portanto, o pedido é o primeiro passo do processo de vendas e deve estar integrado aos outros procedimentos do restaurante.
Ficha técnica
A ficha técnica é um documento que tem como objetivo apresentar todas as informações sobre um determinado produto, no nosso caso, alimentos. Ela é uma importante ferramenta na gestão da cozinha e auxilia na tomada de decisões, pois, com a ficha técnica você conseguirá calcular o custo de produção de um determinado produto. E com a informação correta do custo de produção você poderá definir o preço de venda, tendo assim o controle da lucratividade. https://www.hunglion.com/
Ficha técnica de produção: A ficha técnica é um procedimento que deve ser adotado por todos os empreendedores, seja um chef de um grande restaurante a pessoas autônomas que comercializam bolos e salgados em casa. Dessa maneira, você consegue verificar qual é o custo efetivo do seu produto, ajudando na precificação, montagem de cardápio, controle de insumos e na organização da rotina produtiva da empresa. Ou seja, fazer uma ficha técnica é o primeiro passo para um bom gerenciamento do seu empreendimento.
Nota fiscal: Realizada a compra, pedir a nota fiscal ao fornecedor, para que sirva de comprovante e te ajude a ter uma listagem do que foi adquirido. Cada item deve ser repassado para o seu controle, que deve conter todas as informações que colocamos acima, como data da entrada no estoque e quantidade. com esse documento você consegue discriminar elementos essenciais para a especificação das mercadorias, que são muito úteis na hora da venda, troca de algum produto com defeito ou para um simples controle.
Sistema De Gestão
O que é um sistema de gestão? É um programa de computador que ajuda a cuidar das atividades de uma empresa. Ele é um software inteligente que tem como objetivo facilitar as atividades do dia a dia, automatizando o máximo de processos possível. Os resultados apresentados por um sistema de gestão extrapolam o caráter financeiro. Os benefícios podem ser representados por meio de diversos indicadores de qualidade. Veja alguns exemplos: diminuição do impacto das atividades na natureza ou, em outras palavras, maior sustentabilidade na utilização dos recursos na empresa; maior segurança para os funcionários; melhoria nos índices de satisfação interna; aumento da qualidade de vida na comunidade em que a empresa atua.
Vantagens dos sistemas de gerenciamento de estoque Otimização de processos Com todo estoque controlado por um sistema, fica mais fácil gerir a quantidade de cada produto, além disso, a automação do estoque reduz o tempo para a contagem de mercadorias, o próprio programa registra a saída e entrada de produtos, ajustando-os à quantidade total. Com o sistema, basta registrar a entrada e saída dos itens, pois a recontagem é automática. Aumento da produtividade Otimizar processos é aumentar a produtividade da equipe, já que o tempo que se gastaria para contar estoque, anotar e fazer as contas necessárias é reduzido para a simples função de dar entrada e saída de produtos. Aliás, a saída do produto, dependendo do software, é feita de forma automática quando acontece uma venda. Ou seja, menos um processo para dar conta, o que significa otimização do trabalho.
Mais organização Um sistema de controle de estoque vai reduzir a quantidade de folhas de papel e proporcionar mais organização. Tudo o que precisar saber em relação ao estoque estará no programa. É só escolher um dos itens do menu. Um sistema poderá ter as seguintes funções: guardar e calcular automaticamente o valor total dos produtos; informar a quantidade dos produtos em estoque; sinalizar a falta de alguma mercadoria; dar saída automática dos produtos a partir das vendas .