OS CINCO SENTIDOS DO CASAMENTO ATUAL.pptx

AGNALDOROBERTONICOLE 138 views 30 slides Aug 08, 2024
Slide 1
Slide 1 of 30
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30

About This Presentation

curso sobre família


Slide Content

OS 5 SENTIDOS DO CASAMENTO

"O olfato é um dos cinco sentidos humanos. É o sentido envolvido na detecção de odores do ambiente. Quando moléculas odoríferas são captadas pelos receptores olfativos presentes no epitélio olfativo, estes desencadeiam sinais elétricos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo olfativo. Além de garantir as sensações olfativas, o olfato desempenha um papel importante na percepção dos sabores , uma vez que contribui para a complexidade das sensações gustativas. O olfato está integrado a outras áreas sensoriais e de memória do cérebro, influenciando a resposta emocional. https://brasilescola.uol.com.br/oscincosentidos/olfato.htm

Anosmia é a perda total ou parcial do olfato, anosmia ou hiposmia respetivamente, com potencial risco de vida associado à não perceção de situações perigosas como uma fuga de gás, o cheiro a fumo ou a queimado, além da falta de noção do odor a comida estragada.

A visão é um dos cinco sentidos que permite aos seres vivos dotados de órgãos adequados, aprimorarem a percepção do mundo. Quando se olha para algo ou alguém, este objeto ou ser reflete raios de luz. Essa luz entra nos olhos através da córnea e, chegando ao cristalino, é focada de forma nítida sobre a retina. Como resultado desse processo, é formada na retina uma imagem invertida daquilo que é focado. Neste momento, os cones e os bastonetes enviam mensagens ao cérebro e isso desencadeia impulsos elétricos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo ótico. O cérebro então interpreta a imagem recebida e está concluído o processo da visão.

DOENÇAS DA VISÃO Miopia : dificuldade de ver o que está distante. Hipermetropia : dificuldade de ver o que está perto. Astigmatismo : visão distorcida. Presbiopia : conhecida como "vista cansada", é uma dificuldade, geralmente causada pela idade, de ver com nitidez o que está perto. Catarata : visão turva Glaucoma : aumento da pressão intra-ocular que pode ocasionar a diminuição da acuidade visual e até mesmo a cegueira. Estrabismo : desalinhamento ocular que faz com que o indivíduo não consiga direcionar os dois olhos para um mesmo ponto. Esse desalinhamento pode ser para cima, para baixo ou para os lados. Retinopatia : causa alterações nos pequenos vasos sanguíneos da retina, o que pode interferir com a qualidade visual do indivíduo podendo até mesmo levá-lo à cegueira.

TATO O tato é caracterizado pela sensação do toque e, por isso, está relacionado com o contato com a pele, através dos neurônios sensoriais responsáveis por enviarem as mensagens para o cérebro. Embora esteja muitas vezes relacionadas com as mãos, esse sentido humano envolve qualquer tipo de sensação experimentada pela pele, seja pelos pés, barriga, pernas, dentre outros.

PODEM AFETAR O TATO Hanseníase Lesão na medula espinhal Micose

Os ouvidos são os órgãos responsáveis pela audição, na medida em que detectam os sons, ruídos e barulhos do exterior, e enviam essas mensagens para o cérebro, que as interpreta.

DOENÇAS DA AUDIÇÃO Doenças do Labirinto : geralmente chamamos labirintite, mas existe também a doença de Ménière e outros tipos de vertigem. Causam tontura, dor de cabeça, desequilíbrio e mal-estar; Otite : infecção do ouvido médio com inflamação e acúmulo de líquidos. Causa muitas dores e se forem frequentes podem levar à surdez; Presbiacusia : perda auditiva relacionada com o envelhecimento; Surdez: ausência ou diminuição considerável da audição; Zumbido : ruídos que só a pessoa ouve, como "sons fantasmas", que podem ser como som de abelhas ou chiados. Geralmente associado à perda auditiva.

O PALADAR é um dos cinco sentidos e é através dele que são percebidos os sabores. A língua, órgão principal desse sentido, possui em sua superfície a maior parte das papilas gustativas ou papilas linguais, que são pequenas elevações repletas de células sensoriais cujas terminações nervosas recebem os sabores dos alimentos e os comunicam ao cérebro, desencadeando assim impulsos nervosos que têm como resultado sensações gustatórias. As substâncias que não desencadeiam impulsos nervosos que resultam nessas sensações são consideradas insípidas, como é o caso da água.

DOENÇAS DO PALADAR Ageusia : redução ou perda do paladar. Disgeusia : distorção ou diminuição do paladar, podendo mesmo atingir a perda total do sentido do sabor.

COMO USAR OS CINCO SENTIDOS NO CASAMENTO PARA AUMENTAR A FELICIDADE DO CASAL?

OLFATO

OLFATO O olfato permite sentir o cheiro das coisas e aprovar se é bom antes de experimentar. O cheiro é algo invisível, mas pode determinar se o ambiente está bom ou não. O casal precisa reconhecer o cheiro um do outro... A necessidade um do outro. O lar do casal deve ser perfumado com o bom cheiro de Cristo (II Coríntios 2.15). No casamento é necessário ter faro sensível para saber o que não cheira bem e o que pode ser inspirado para dentro do relacionamento. Por isso, também é importante o discernimento espiritual.

- Todo odor provoca um sentimento e um efeito no organismo. O leque de possibilidades é vasto: nojo, repulsa, fome, saudade, atração, tesão? - O cheiro dá pistas sobre as pessoas Recentemente, pesquisadores britânicos e poloneses realizaram testes sobre como os sentidos influenciam na hora de escolher o par ideal. Segundo os estudos, divulgados no periódico " Frontiers in Psychology ", o cheiro de uma pessoa é uma parte importantíssima das primeiras impressões que são formadas a respeito dela, além de revelar pistas sobre idade, saúde, personalidade e até fertilidade. - Aromas "formam" casais que combinam Duvida? Pois saiba que o olfato é capaz de detectar um grupo de genes chamados de MHC (Complexo de Histocompatibilidade Principal, na sigla em inglês), presentes em todos os mamíferos. Eles regulam o sistema imunológico e atuam na rejeição de tecidos… - Mulheres se importam mais com odores De acordo com um estudo da psicóloga Marlise Hofer , publicado no " Journal of Personality and Social Psychology ", mesmo que o parceiro não esteja por perto, sentir o cheiro dele faz com que os níveis de ansiedade diminuam. https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2023/12/22/7-fatos-que-provam-a-importancia-do-cheiro-para-o-amor-e-o-sexo.htm

AUDIÇÃO

AUDIÇÃO A audição é a fonte de aprendizado e compreensão. Ouvir é a base para a compreensão. No casamento um precisa ouvir o outro. Como é terrível estar com alguém que não te ouve. Além disso, o casal precisa discernir as vozes que ecoam ao seu redor. O casamento não suporta uma chuva de opiniões alheias. Por isso o casal deve ter cuidado com que ouve. Um casal cristão deve sempre ouvir a Palavra de Deus que é a fonte da sua fé (Romanos 10.17). É necessário sempre ouvir a voz do Senhor.

É muito comum que os casais, depois de um certo tempo de relacionamento, entrem em uma espécie de disputa para ver quem está com a razão. Esta é uma atitude equivocada e que gera um grande desgaste para ambos, e a disputa faz com que a relação como um todo saia perdendo. Para salvar a relação e superar todos os obstáculos do dia a dia, é necessário que cada um saiba reconhecer os próprios erros e esteja disposto a ouvir o que o parceiro tem a dizer. Pense antes de falar Conversem na intimidade Seja tolerante

TATO

TATO O tato é que proporciona sentir o toque de alguém. É a capacidade de ser sensível. O casamento precisa ter tato. Sensibilidade. Um precisa sentir o outro e entender o que o outro está sentindo... “tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento” (Filip. 2.2). Muitos casamentos morrem porque os cônjuges se tornam insensíveis um ao outro. Existem casais que tem vergonha de se tocarem, abraçarem, beijarem na frente dos outros, dizendo que tem vergonha... Você tem vergonha do seu cônjuge? De Toca-la, beija-la ou abraça-la? Na Bíblia a lepra é comparada ao pecado. Um dos principais sintomas de uma pessoa leprosa é a perca da sensibilidade. O local amortecido pela lepra não sente nem mesmo a dor do fogo queimando. Deste modo é a pessoa que está no pecado da indiferença ao cônjuge, o famoso “gelo”... Não consegue sentir nada pelo outro a não ser vontade de controlá-lo... Por isso o casamento deve lutar contra o pecado que adoece a relação e amortece o amor... a Indiferença... a insensibilidade. Quando um casal se ama de verdade, aproveita o tato para ter sentimentos agradáveis.

PALADAR

PALADAR O gosto proporciona sabor. Como seria terrível a vida sem sabor! O sabor motiva experimentar coisas diferentes e dá prazer. O casamento é uma relação de convivência onde um aprende a cada dia o gosto do outro. Existem casais que têm gostos diferentes, mas na maioria das vezes seus gostos acabam se misturando e um aprende a apreciar o que o outro gosta ou no mínimo respeitar sua maneira de ser. Acima de tudo o casal deve procurar ter bom gosto e escolher somente o melhor para seu relacionamento. Isso nos lembra de tempero que proporciona sabor. A Palavra de Deus diz que nossa “palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” (Colossenses 4.6). Existem palavras que amargam a convivência, por isso é necessário ter muito cuidado para que o casamento não perca o gosto ou se torne ruim. Tanto o homem como a mulher deve procurar temperar sua relação na medida em que o outro goste.

VISÃO

VISÃO A visão direciona a vida da pessoa. Você vai para onde você olha. No casamento se um estiver olhando para um lado e outro para outro lado, “andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Amós 3.3). Por isso o homem e a mulher devem ter uma visão comum. Um precisa se esforçar para enxergar o que o outro está vendo. E os dois enxergar O Senhor à sua frente. A visão espiritual também é imprescindível I Coríntios 2.14...

CONCLUSÃO

DEUS ELE ELA

ECLESIASTES 4:9-12 DEUS ELE ELA
Tags