Os persas formaram o maior império do Oriente Antigo, cujas fronteiras se estendiam do Mar Mediterrâneo até o mar da Arábia. O IMPÉRIO PERSA
A região dos Persas se localizava no Planalto do Irã, uma região montanhosa e poucas planícies, de clima semi-árido , com desertos e poucos vales férteis. O Irã na atualidade (Pág. 112)
Os primeiros habitantes desse planalto dedicaram-se ao pastoreio (bois, carneiros e cabritos) e, nos poucos vales férteis, desenvolveram a agricultura com o cultivo de: cereais frutas hortaliças
A região era rica em recursos minerais , os minérios eram extraídos principalmente das áreas montanhosas. Entre os principais minérios destacavam-se : minério de ferro Cobre ouro prata
Em busca de terras férteis, povos vindos do sul da Rússia (medos) invadiram o planalto e passaram a dominar a área, assim os persas. Foi o 1º grande reino a se formar e dominar toda a região, obrigando os persas a pagarem pesados impostos. Os medos tinham um exército forte, compostos por batalhões de lanceiros, cavaleiros e arqueiros.
Em 550 a.C. (séc. VI a.C.), Ciro , um nobre persa liderou uma rebelião contra os medos, vitorioso, reuniu sob seu domínio todas as tribos que habitavam o planalto iraniano . A partir daí, começou a formação do Império Persa . Ciro conduziu a Pérsia à expansão, conquistando várias regiões , solucionando o problema do aumento da população e da pequena produção agrícola na região.
As regiões conquistadas pelo rei Ciro, fato que conduziu a Pérsia à expansão territorial . O Império Persa passou a abranger uma área gigantesca que se estendia do rio Nilo (Egito Antigo) ao rio Indo (Índia).
Seus sucessores (Cambises e Dario) continuaram sua expansão territorial , através de batalhas.
Dário I foi o único rei que preocupou-se com a administração do império , assim dividiu o império em províncias (Satrapias) para melhor governá-lo. Dárico . Satrapias
Quem governava as satrapias eram funcionários denominados sátrapas , esses funcionários eram vigiados de perto por inspetores conhecidos como “ os olhos ouvidos do rei ”. A Pérsia foi dividida em 20 províncias ( satrapias ).
Para facilitar a comunicação, o comércio e o deslocamento do exército persa pelo interior do Império Persa, Dário I mandou construir um eficiente sistema de correios e uma rede de estadas. A principal desta foi a Estrada Real (ligava Susa à Sardes ) e tinha cerca de 2600 km de extensão. Estrada Real Página 166/167
Uma característica marcante dos persas era que esses permitiam que os povos dominados mantivessem seus costumes e sua religião , mas exigiam eu eles servissem no exercito persa e pagassem pesados impostos.
O governo de Dario I não só marcou o apogeu do império, mas também o início de sua decadência . Quando os persas, tentando dominar a Grécia, foram derrotados.
Xerxes , filho de Dário, também foi derrotados pelos gregos.
Em 330 a.C., o Império Persa caiu sob o domínio de Alexandre, da Macedônia.
Na formação do Império Persa o comércio era a principal atividade econômica . Pela região passavam rotas de caravanas comerciais ligando a Índia e a China ao Mar Mediterrâneo. O comércio impulsionou a indústria de tecidos de luxo, joias, objetos diversos, mosaicos e tapetes de rara beleza .
A religião persa era dualista (O Universo é palco de uma luta permanente entre o bem e o mal) e tinha o nome de Zoroastrismo ou Masdeísmo . Esta religião foi criada por Zoroastro (628-551 a.C .) , o grande profeta e líder espiritual que criou a religião.
Para os seguidores da religião persa, Ahura |Mazda (força do bem) e Arimã (força do mal) estavam sempre em conflito . O Zoroastrismo acredita no julgamento dos mortos e na vida eterna para os justos. Os princípios do zoroastrismo estão contidos no livro sagrado denominado Avesta .
Vídeo de apoio para estudo: GRANDES CIVILIZAÇÕES OS PERSAS Parte 1 https:// www.youtube.com/watch?v=gwBjzc7GzYU&index=21&list=PLyAtRiq8LsLlejEhjJeqvEWdSXWR1bpiR Parte 2 https:// www.youtube.com/watch?v=RbWG9Q769Is&index=22&list=PLyAtRiq8LsLlejEhjJeqvEWdSXWR1bpiR