Os problemas da juventude nos anos 60

9,444 views 26 slides May 24, 2013
Slide 1
Slide 1 of 26
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Escola Básica Integrada de Ponta Garça Os problemas da juventude nos anos 50 e 60 História

Palavras-chave Baby Boom : é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional . Woodstock : foi um festival de música realizado entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969 no estado de Nova York, Estados Unidos . Pop : estilo musical de origem inglesa e americana .

Palavras-chave Rock : estilo musical surgido no final dos anos 40, e inícios dos 50, nos Estados Unidos . Hippie : adepto de um movimento de juventude das décadas de 1960 e 1970, caracterizado pela recusa dos valores e moral tradicionais, e pela defesa da paz e amor universais . Hipsters : americanos que se envolviam com a cultura negra .

Palavras-chave Charles de Gaulle : era um general, político e estadista francês que liderou as Forças Francesas Livres durante a Segunda Guerra Mundial . Contracultura : movimento que se caracteriza por uma mudança das características de vida e da maneira de pensar dos jovens.

Problemas da Juventude nos anos 60 • Com o Baby Boom (resultado do surto demográfico), a percentagem de jovens adolescentes nos anos 60 era bastante elevada.

Problemas da Juventude nos anos 60 • Nos anos da Guerra Fria, crescendo numa sociedade de Bem-estar e num período confuso, imensos jovens americanos e europeus sentiam sérias dificuldades em integrarem-se na sociedade. Com isso, surgiu a contracultura.

Problemas da Juventude nos anos 60 • Dos hipsters , formaram-se os hippies. Criticavam o modelo de sociedade capitalista e a guerra. Estes tinham atitudes inovadoras, e às vezes chocantes para as mentalidades tradicionais. Defendiam o amor livre e a paz entre as pessoas, que têm por hábito a meditação.

Problemas da Juventude nos anos 60 Aldeia hippie Hippies

Problemas da Juventude nos anos 60 • Nesta década as pessoas vestiam-se de acordo com o seu comportamento, e principalmente para os jovens, a moda era usar roupas muito diferentes das que se encontravam na moda, e não seguirem a maneira de vestir dos mais velhos. Os homens inspiram-se na maneira de vestir dos quatro jovens que integravam a banda “The Beatles”.

Problemas da Juventude nos anos 60

Problemas da Juventude nos anos 60 • Os estilos musicais Pop e Rock, com expressão máxima nos festivais (Woodstock – pela primeira vez em 1969, o mais famoso) era uma forma de divertimento e também uma oportunidade de protesto e de debates de ideias.

Problemas da Juventude nos anos 60 Sandie Shaw – cantora Pop The Rolling Stones – banda de Rock

Problemas da Juventude nos anos 60 • Neste festival, três mortes foram marcadas. Alguém que teve o seu apêndice estourado (rebentado), outro alguém que teve uma overdose de heroína e um adolescente de 17 anos que se encontrava a dormir e foi acidentalmente atropelado por um trator.

Problemas da Juventude nos anos 60 • Foi na Europa que o mais importante movimento de protesto juvenil teve lugar em França (Maio de 1968).

Problemas da Juventude nos anos 60 • Os estudantes universitários da Universidade de Sorbonne, em Paris, manifestaram-se, exigindo a reforma dos cursos e dos métodos do ensino e contestaram também a hipocrisia dos políticos, a arrogância excessiva do presidente Charles de Gaulle e a repressão policial.

Problemas da Juventude nos anos 60 • Este movimento, acompanhado por um surto de greves do operariado, paralisou a França durante três semanas; também a guerra de Vietname foi contestada em violentas manifestações nos Estados Unidos da América e na Europa.

Problemas da Juventude nos anos 60 Guerra de Vietname

Problemas da Juventude nos anos 60 Baby Boom Elevada percentagem de jovens adolescentes nos anos 60

Anos da Guerra Fria Jovens americanos Jovens europeus Sérias dificuldades em integrarem-se na sociedade Contracultura

Hipsters Hippies Modelo de sociedade capitalista Guerra Atitudes inovadoras criticavam criticavam Chocavam as mentalidades tradicionais

Hippies Usavam cabelos longos Defendiam o uso de drogas Vestiam roupas coloridas Defendiam o amor e a paz livre

Hippies D eixavam os seus lares Comunidades com permanente contacto com a natureza

Estilos Musicais Expressão máxima nos festivais Pop Rock Forma de divertimento Oportunidade de protesto Debate de ideias

Mais importante movimento de protesto juvenil França Exigindo a reforma dos cursos e métodos do ensino Contestando a hipocrisia dos políticos A arrogância do Presidente Charles de Gaulle e a repressão policial Estudantes universitários manifestaram-se

Este movimento Paralisou a França Contestada em violentas manifestações (EUA e Europa) Guerra de Vietname

Realização: Eduardo Ferreira Mafalda Róias Docente: Marisa Ferreira Ana Soares
Tags