Os resíduos nucleares (frança) e o acidente nuclear de chernobyl (hoje ucrânia);

lucascechinel 1,842 views 12 slides Jul 05, 2015
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

Os resíduos nucleares (frança) e o acidente nuclear de chernobyl (hoje ucrânia);


Slide Content

Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca Taina Marcolino Wesley Alves Paulo Henrique Anderson Silva Natanael Miziaesk Higor Salvador

Introdução De acordo com a pesquisa feita, iremos apresentar sobre a explosão de Chernobyl. O desastre que foi o pior acidente nuclear da história em termos de custos e de mortes resultantes, além de ser um dos únicos classificados como um evento de nível 7 (nível máximo). Onde mais de 45.000 pessoas tiveram que ser retiradas do território afetado.

Principais intenções A intenção inicial era observar o comportamento do reator nuclear quando utilizado com baixo nível de energia. Porém, os responsáveis tiveram que quebrar uma série de regras indispensáveis. Foi nesse momento que a tragédia aconteceu. Em poucos instantes a formação de uma imensa bola de fogo anunciava a explosão.

Pé de elefante Com a explosão causada, se criou o chamado pé de elefante, uma formação de lava. É uma mistura de combustíveis, material radioativo e materiais do prédio. Pesando cerca de 1200 toneladas, é o material mais perigoso do mundo.

Contador Geiger O contador Geiger foi inventado em 1908 para medir os níveis de radiação em corpos e no ambiente. Este aparelho é um grande aliado das pessoas que trabalham com material radioativo, principalmente quando ocorrem acidentes nucleares.

Tipos de radiação Radiação não ionizante: Pouca energia, como por exemplo no forno micro-ondas, no rádio, na luz, etc. Radiação ionizante: Muita energia, é emitida de núcleos atômicos instáveis, podendo gerar partículas e energia.

Liquidadores O termo Liquidador  é o nome que se deu a cada um dos aproximadamente 600.000 homens que se ocuparam em minimizar as consequências do desastre de 26 de abril de 1986 em Chernobyl. Foram bombeiros, militares, operários e voluntários que se encarregaram de apagar os incêndios e construir o sarcófago, estrutura desenhada para conter a radiação liberada durante o acidente nuclear de Chernobyl. Estas pessoas se arriscaram a construir o equipamento protetor que absorveu grande parte da radiação. Muitos liquidadores sofreram diversos efeitos causados pela radioatividade, milhares morreram.

29 anos depois do acidente da usina nuclear de Chernobyl, o local continua sendo uma cidade fantasma, sem vida. Ainda não se tem certeza de que se possa voltar a ser habitada daqui alguns anos.

Evolução da maquetes (Processo de construção ) A evolução da maquete começou com todos do grupo combinando que dia começar e o que trazer para concluir a maquete, depois dessa discussão todos concordaram em começar no dia 30/06 e concluir no dia 01/07. No primeiro dia concluímos cerca de 75% da maquete, deixando para o segundo dia somente pintar os prédios e o chão. No segundo dia conseguimos terminar o que faltava, e assim concluir a maquete.

Conclusão Concluímos que a explosão de Chernobyl causou muitas destruições, deixando sequelas em famílias, cidades e vidas. Esse acontecimento fez com que Chernobyl virasse uma “cidade fantasma”, com casas, prédios, hospitais, escolas e muitos outros lugares abandonados. Esse trabalho teve como objetivo demonstrar como decisões teoricamente simples podem afetar as vidas de milhares de pessoas por décadas. Por mais que esse acidente tenha sido catastrófico, serviu como exemplo para que outras usinas fossem reequipadas para assegurar que não ocorresse outro caso similar.

Referências http://www.brasilescola.com/historia/chernobyl-acidente-nuclear.htm http://redires.net/sites/default/files/images/Chernobil-7.preview.jpg http://www.isaude.net/img/img/22968/295/apos-o-acidente-na-central-nuclear-de-ch.jpg https://geopoliticadopetroleo.wordpress.com/tag/acidente-nuclear-de-chernobyl/
Tags