Pérola de grande valor esquematizada

guerreiromlguerreiro 1,269 views 24 slides Dec 01, 2012
Slide 1
Slide 1 of 24
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24

About This Presentation

Pérola de Grande Valor - fac-Símile 1 e 2


Slide Content

Pérola de Grande Valor Livro de Abraão Fac-Símile 1, 2 e 3 O texto desta apresentação foi retirado do Livro Pérola de Grande Valor, do “Manual de Pérola de Grande Valor do Aluno do Instituto – curso 327” e de outros manuais e livros da Igreja, que podem ser baixados gratuitamente no institute .lds.org e lds.org. Outras citações foram parcamente utilizadas, e estão corretamente referenciadas.

Parte 1 Livro de Abraão Fac-Símile 1 Fac-Símile 2

Fac-Símile 1 JEOVÁ SALVA ABRAÃO

Fac-Símile 1 1. O anjo do Senhor "Os anjos, manifestações da pureza e da benevolência do Céu, são mencionados no Antigo e Novo Testamentos e no Alcorão. São tidos como mensageiros de Deus por judeus, cristãos e muçulmanos e entendidos como seres espirituais e sobrenaturais que fazem a mediação entre Deus e os homens, refletindo a vontade de Deus na Terra. (...) Todos os anjos - exceto os que decaíram da graça - são santos e sem pecado. Há várias descrições deles na Bíblia; com o correr dos séculos, sua representação artística desenvolveu temas comuns, como auréola e asas. O aspecto dos anjos é altamente simbólico e, em muitos casos, os atributos físicos representam qualidades espirituais." ("Anjos", Sinais & Símbolos , Dorling Kindersley Limeted 2008, pg. 188) O Profeta Joseph Smith aprendeu as asas dos anjos "representam poder para mover-se, para agir, etc." (D&C 77:4).

Fac-Símile 1 2. Abraão amarrado sobre um altar. O Presidente Joseph Fielding Smith, comentando a respeito dos sacrifícios humanos que ocorriam na época de Abraão, escreveu : “Abraão era a [décima] geração de Noé. Várias centenas de anos haviam-se passado após o dilúvio, e o povo multiplicara-se, alastrando-se sobre a face da Terra. Foram estabelecidas as civilizações do Egito, da Caldéia , da Assíria e as pequenas nações de Canaã. Com essa dispersão, o verdadeiro culto ao Pai quase foi perdido. O sacrifício instituído nos dias de Adão e continuado na prática e ensinamentos de Noé, à semelhança do grande sacrifício do Filho do Homem, foi pervertido. Em vez de oferecer animais limpos, tais como cordeiros ou bois, as nações apóstatas perderam-se na descrença, chegando ao ponto de oferecer sacrifício humano a seus falsos deuses”. ( O Caminho da Perfeição, p. 82.)

Fac-Símile 1 3. O sacerdote idólatra de Elquena tentando oferecer Abraão em sacrifício O Élder John A. Widtsoe escreveu: “A família de Abraão se havia desviado da retidão e tornara-se idólatra. Abraão , portanto, sendo ele próprio um seguidor da verdade de Deus, pregou-lhes a retidão, mas sem sucesso. Por sua insistência em adorar o único Deus verdadeiro e vivo, ele foi perseguido e ameaçado de morte. Tão forte era o ódio dos idólatras , que somente por intervenção do Senhor é que ele foi salvo de ser oferecido como sacrifício aos ídolos de seu povo ”. ( Evidences and Reconciliations, p. 398.)

Fac-Símile 1 7. O deus idólatra de Mamacra . 8. O deus idólatra de Corás. 4. O altar de sacrifício dos sacerdotes idólatras diante dos deuses de Elquena , Libna , Mamacra , Corás e Faraó . 5. O deus idólatra de Elquena . 6. O deus idólatra de Libna .

9. O deus idólatra do Faraó; 10. Abraão no Egito; 11. Desenhado para representar os pilares do céu, como os entendiam os egípcios. 12. Rauqueeian , que significa expansão, ou seja, o firmamento sobre nossa cabeça; mas neste caso, em relação a este assunto, os egípcios davam-lhe o sentido de Saumau , estar no alto, ou seja, os céus, que corresponde à palavra hebraica Saumaieem . Fac-Símile 1

Fac-Símile 2 MISTÉRIOS DO SENHOR

Fac-Símile 2 Introdução O tipo do desenho mostrado no fac-símile 2 é conhecido entre os estudiosos como “ hipocéfalo ”, que significa “sob a cabeça” ou “abaixo da cabeça”. “Um hipocéfalo é um pequeno objeto em formato de disco feito de papiro, linho gessado, bronze, ouro, madeira ou barro, que os egípcios colocavam embaixo da cabeça do morto. Eles acreditavam que por mágica o hipocéfalo faria com que a cabeça e o corpo fossem envolvidos por chamas ou brilho, tornando o falecido divino. O hipocéfalo propriamente dito simbolizava o olho de Rá ou Hórus , ou seja, o sol, e as cenas representadas nele relacionavam-se ao conceito egípcio da ressurreição e da vida após a morte”. (Michael D. Rhodes, The Joseph Smith Hypocephalus (...) Seventeen Years Later , artigo F.A.R.M.S. , RHO–94, p. 1.)

Fac-Símile 2 Informações Gerais Se o hipocéfalo representa o olho de Deus, conforme explicado acima, o que estaria representado nele? Sabemos que o foco da atenção de Deus está voltado para o processo de levar a efeito a imortalidade e a vida eterna de Seus filhos. (Ver Moisés 1:39.) Não é de se estranhar, portanto, que o desenho simbólico do olho de Deus, conforme representado no fac-símile 2 de Abraão, mostre essa grande esperança para todos os Seus filhos. De fato, o fac-símile 2 contém figuras e explicações referentes ao plano de salvação do Senhor. Por exemplo: As explicações das figuras 3, 7 e 8 determinam uma clara relação entre o conteúdo do fac-símile 2 e as ordenanças do templo.

Fac-Símile 2 Informações Gerais O Presidente Joseph Fielding Smith ensinou: “Abraão escreveu coisas e as selou, para que não possam ser lidas. Não podem ser reveladas ao mundo, mas devem ser obtidas no santo templo de Deus. São certas chaves e bênçãos obtidas na casa do Senhor que precisamos ter para conseguir a exaltação”. (Doutrinas de Salvação, 2:252.)

Fac-Símile 2 1. Colobe “Colobe, que significa a primeira criação, a mais próxima do celeste, ou seja, da morada de Deus. A primeira em governo, a última pertencente ao cálculo de tempo. O cálculo segundo o tempo celestial, tempo celestial esse que significa um dia por côvado. Um dia em Colobe é igual a mil anos, de acordo com o cálculo desta Terra, que é chamada pelos egípcios Ja-o-e .” O centro do fac-símile 2 contém uma representação de Colobe. Em sua explicação da figura 1, o Profeta Joseph Smith disse que Colobe é “a primeira em governo, a última pertencente ao cálculo de tempo”. Isso significa que Colobe é a estrela mais próxima da presença de Deus (ver Abraão 3:2–3), é a estrela governante de todo o universo (ver v.3) e que o tempo passa mais vagarosamente em Colobe do que em qualquer outra estrela dessa ordem (ver v. 4). Colobe também simboliza Jesus Cristo, a figura central do plano de salvação de Deus.

Fac-Símile 2 2. Oliblis ; 3. Deus em seu Trono Fig. 2. Fica perto de Colobe, chamada pelos egípcios Oliblis , que é a seguinte grande criação governante próxima do celeste, que é o lugar onde Deus reside; também possui a chave do poder em relação a outros planetas; como revelado por Deus a Abraão quando oferecia sacrifício sobre um altar que ele construíra ao Senhor. Fig. 3. Feita para representar Deus sentado em seu trono, revestido de poder e autoridade, com uma coroa de luz eterna na cabeça; representa também as importantes palavras-chave do Santo Sacerdócio, como reveladas a Adão no Jardim do Éden, e também a Sete, Noé, Melquisedeque, Abraão e a todos a quem o Sacerdócio foi revelado.

Fac-Símile 2 Observem na explicação da figura 3, a menção de uma coroa de luz eterna sobre a cabeça de Deus. Observem também que as estrelas representadas nas figuras 22–23 recebem sua luz de Colobe (como explicado na figura 5). Jesus Cristo é a fonte de toda luz. (Ver D&C 88:7–13.) “Verdade essa que brilha. Essa é a luz de Cristo. Como também ele está no sol e é a luz do sol e o poder pelo qual foi feito. Como também ele está na lua e é a luz da lua e o poder pelo qual foi feita; Como também a luz das estrelas e o poder pelo qual foram feitas; E também a Terra e seu poder, sim, a Terra sobre a qual estais. E a luz que brilha, que vos ilumina, vem por meio daquele que ilumina vossos olhos; e é a mesma luz que vivifica vosso entendimento; Luz essa que procede da presença de Deus para encher a imensidade do espaço – A luz que está em todas as coisas, que dá vida a todas as coisas, que é a lei pela qual todas as coisas são governadas, sim, o poder de Deus, que se assenta em seu trono, que está no seio da eternidade, que está no meio de todas as coisas.

Fac-Símile 2 4. Expansão Fig. 4. Corresponde à palavra hebraica Rauqueeian , que significa expansão, ou seja, o firmamento dos céus; também um algarismo que, em egípcio, significa mil; corresponde à medida de tempo de Oliblis , que é igual a Colobe em sua revolução e em sua medida de tempo.

Fac-Símile 2 5. Enis-go-on-dos Fig. 5. Chamada, em egípcio, Enis-go-on-dos ; este também é um dos planetas governantes e os egípcios dizem ser o Sol e tomar emprestada a luz de Colobe, por meio de Cae-e-vanrás , que é a Chave suprema ou, em outras palavras, o poder governante, que governa quinze outros planetas ou estrelas fixos, assim como também Floeese , ou seja, a Lua, a Terra e o Sol em suas revoluções anuais. Este planeta recebe seu poder por meio de Cli-flos-is-es , ou Há-co-cau-beam , as estrelas representadas pelos números 22 e 23, recebendo luz das revoluções de Colobe.

Fac-Símile 2 O desenho mostrado na figura 5 representa outra das grandes estrelas na expansão do espaço que ajudam a governar com poder. (Ver Abraão 3:2, 13.) A Lua, a Terra e o Sol de nosso sistema solar são exemplos desses tipos de estrelas. Essas estrelas podem também ser símbolos de outros grandes e nobres espíritos da existência pré-mortal. (Ver Abraão 3:22–23.) Observem como nesse fac-símile esse “nobre e grande” está próximo no centro do desenho de Colobe, ou Jesus Cristo.

Fac-Símile 2 6. Terra e seus 4 cantos Fig. 6. Representa esta Terra em seus quatro cantos.

Fac-Símile 2 7. Trono de Deus Fig. 7. Representa Deus sentado em seu trono, revelando através dos céus as supremas palavras-chave do Sacerdócio; como também o sinal do Espírito Santo a Abraão, na forma de uma pomba. Os egiptólogos sugerem que o hipocéfalo contenha informações para ajudar os mortos a voltarem à presença de Deus. De modo semelhante, o Senhor forneceu aos santos dos últimos dias um auxílio divino para que retornem à Sua presença. O Presidente Brigham Young ensinou: “Vosso endowment (investidura) é receber todas as ordenanças na Casa do Senhor, que são necessárias para que possais, depois de haverdes deixado esta vida, caminhar de volta à presença do Pai, passando pelos anjos que estão de sentinela (...)”. (Discursos de Brigham Young, p. 416.)

Fac-Símile 2 O Profeta Joseph Smith ensinou: “ O sinal da pomba foi instituído antes da criação do mundo , uma testemunha do Espírito Santo, e o diabo não pode vir no sinal de uma pomba. O Espírito Santo é uma pessoa e tem a forma de uma pessoa. Ele não está confinado na forma de uma pomba , mas no sinal da pomba. O Espírito Santo não pode transformar-se em uma pomba; mas o sinal da pomba foi dado a João para confirmar a veracidade do ocorrido, porque a pomba é um emblema ou sinal de verdade e inocência .” ( Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith , pg. 86)

Fac-Símile 2 8.No Templo Fig. 8. Contém escritos que não podem ser revelados ao mundo; mas que se encontram no Templo Santo de Deus . " Teria Joseph Smith reinventado o templo, reunindo novamente todos os fragmentos — judeus, ortodoxos, maçons, gnósticos, hindus, egípcios, etc.? Não, não foi assim que aconteceu. Pouquíssimos fragmentos estavam disponíveis em sua época, e o trabalho de reuni-los, como vimos, só começou na segunda metade do século XIX. Mesmo que estivessem disponíveis, aqueles míseros fragmentos não poderiam ser reunidos para formar um todo. Até hoje, os estudiosos que os coletam não sabem o que fazer com eles. Não é o templo que deriva deles, mas sim, o contrário. (...) O fato de que algo de tamanha plenitude, coerência, engenhosidade e perfeição tenha sido trazido à luz num único local e momento — da noite para o dia, por assim dizer — é uma prova muito adequada de uma dispensação especial.” (“ What Is a Temple ”, The Collected Works of Hugh Nibley : Volume 4 — Mormonism and Early Christianity , ed. Todd M. Compton e Stephen D. Ricks , 1987, pp. 366–367, 383.)

Fac-Símile 2 9-21. Mistérios de Deus Fig. 9. Não deve ser revelada no momento. “É dado a muitos conhecer os mistérios de Deus; é-lhes, porém, absolutamente proibido divulgá-los, a não ser a parte de sua palavra que ele concede aos filhos dos homens de acordo com a atenção e diligência que lhe dedicam.” (Alma 12:9) Pois assim diz o Senhor: Eu, o Senhor, sou misericordioso e benigno para com aqueles que me temem e deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim. Grande será sua recompensa e eterna sua glória. E a eles revelarei todos os mistérios, sim, todos os mistérios ocultos de meu reino desde a antiguidade; e por eras futuras dar-lhes-ei a conhecer a boa disposição de minha vontade concernente a todas as coisas relativas a meu reino. Sim, até as maravilhas da eternidade conhecerão e coisas futuras mostrar-lhes-ei, sim, coisas de muitas gerações.E sua sabedoria será grande e seu entendimento alcançará os céus; e diante deles a sabedoria dos sábios perecerá e o entendimento dos prudentes se desvanecerá. Porque pelo meu Espírito os iluminarei e pelo meu poder dar-lhes-ei a conhecer os segredos de minha vontade---sim, até as coisas que o olho não viu nem o ouvido ouviu e ainda não entraram no coração do homem. (D&C 76:5-10)

Fac-Símile 2 9-21. Mistérios de Deus Fig. 9. Não deve ser revelada no momento. Fig. 10. Idem. Fig. 11. Idem. Se o mundo conseguir descobrir estes números, que assim seja. Amém. As figuras 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 e 21 serão reveladas no próprio e devido tempo do Senhor. A tradução acima é dada até onde temos direito de fazê-lo atualmente.