Portanto , não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal . Mateus 6:34 “Este é o dia que o Senhor fez, seja para nós dia de alegria e de felicidade“. Salmo 117:24
“Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã”. Santo Isidoro de Sevilha “Lembre-se, hoje é o amanhã sobre o qual você se preocupou ontem”. Dale Carnegie “Nada vale mais do que o dia de hoje. Você não pode reviver o ontem. O amanhã ainda está além do seu alcance”. Johann Goeth e “Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo”. Liang Tsu
Situações no Tempo O ser humano passa... 75% do seu tempo no “Passado”; 20% do seu tempo no “Futuro” e; 5% do seu tempo no “PRESENTE”.
O ser humano perde seu valioso tempo queremdo resgatar o seu passado, e fica sonhando com seu futuro, deixando de VIVER seu presente. Com isso...
E assim sofre as frustrações do “NÃO”. Sou capaz. Sou competente. Sou realizado. Sou inteligente, e etc... NÃO
“Córtex Cerebral” O córtex cerebral corresponde a camada mais externa do cérebro dos vertebrados, sendo rico em neurônios. E é o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. É a região do cérebro mais evoluída. O córtex é o local de representações simbólicas, o que ele recebe é processado e integrado, respondendo com uma ação.
MUC – Memória de uso contínuo É a memória que mais acessamos no nosso dia-a-dia, a que usamos frequentemente. Memória de acesso rápido. É o nosso “consciente”. ME = Memória Existencial É a memória que fica guardadas as nossa lembranças, acessadas quando nos recordamos de algo, bom ou ruim. Memória das lembranças É o nosso “inconsciente” Inconsciente (área em branco) C onsciente (área em vermelho) Memória
FENÔMENO RAM “ Registro Automático da Memória” No ser humano o registro na memória é involuntário, e realizado pelo fenômeno RAM (registro automático da memória). Cada ideia , pensamento, reação ansiosa, momento de solidão, período de insegurança, são registrados na memória e farão parte da colcha de retalhos da sua história existencial do filme da sua vida .
A memória humana não registra o objeto real, mas sim o objeto interpretado, ou seja, o objeto psicológico. Registramos não a realidade objetiva “o problema”, mas sim nossa interpretação “do problema” como o vemos, e vivenciaremos isso na ocasião. Ela inclui toda a carga emocional, todos os pensamentos negativo, e todas as cenas do ambiente. Interpretação da Memória A memória é a maior poupança de um ser humano, o que você deposita diariamente na sua memória é o que você vai colher. Canalize a tua energia emocional para aquilo que você quer e te faz bem.
Nós não podemos dizer que possuímos três cérebros simultaneamente. Temos apenas um que, porém, se divide em três regiões distintas. Tomemo-lo como se fora um castelo de três andares . O Cérebro No primeiro “andar”, situamos a residência de nossos impulsos automáticos, simbolizando o sumário vivo dos serviços realizados. No segundo “andar”, localizamos o domicílio das conquistas atuais, onde se erguem e se consolidam as qualidades nobres que estamos edificando. No terceiro “andar”, temos a casa das noções superiores, indicando as eminências que nos cumpre atingir.
Assim... Num deles moram o hábito e o automatismo; No outro residem o esforço e a vontade; No último demoram o ideal e a meta superior a ser alcançada. Distribuímos , deste modo, nos três andares, O subconsciente; O consciente; O Superconsciente . Como vemos, possuímos, em nós mesmos, O passado; O presente; O futuro. Do livro “ No Mundo Maior” Francisco Cândido Xavier André Luiz
O c érebro físico e seus mistérios Mesencéfalo ; Rombencéfalo ; Prosencéfalo .
Mesencéfalo É o Corpo físico atual. Consciente . Diz respeito ao nosso “ presente”. Na Psicanálise = Ego. Sede da dor. Córtex Motor. Para a ciência = Siste ma Límbico. Córtex Motor
Rombencéfalo É o corpo espiritual ou perispírito . Subconsciente. Diz respeito ao nosso “passado”. Na Psicanálise = ID. Sede da sensação. Sistema Nervoso. Para a ciência = Cérebro primitivo. 1 - Encéfalo 2 - Sistema Nervoso 3 – Medula espinhal Sistema Nervoso
Prosencéfalo É o Espírito. Superconsciente . Diz respeito ao nosso “futuro”. Na Psicanálise = Superego. Sede da razão. Lobo frontal . Para a ciência = Neocórtex . Do Livro “O Ser Consciencial ” Capítulo 9 – O cérebro físico e seus mistérios Irmão Benedito, Irmã Teresa de Jesus e André Psicografado por Eduardo Augusto Lourenço Lobo Frontal
E no subconsciente, fica armazenado o nosso passado, tudo o que já vivemos em nossas diversas reencarnações. E em muitas delas a frustração também fez parte da nossa vida, gerando assim alguns sofrimentos e algumas doenças nesta vida atual. Passado... Futuro... No superconsciente está o futuro, e ali estão as incertezas, sonhos e desejos . Mas ainda não chegou . E se esforça para que, quando chegar, ser feliz. Presente!!! Devemos viver este dia como se fosse o nosso último dia de vida aqui na terra . Empenhar toda a nossa energia em fazer o bem e de viver o bem.
“METAS PARA HOJE” Sorrir mais; Abraçar mais; Agradecer mais; Alimentar mais a alma; Ter bons pensamentos; Ter bons sentimentos; Perdoar mais; Amar mais. “Ser feliz, é plantar um sorriso a cada instante”.
- Resignação - Paciência - Tolerância 3 Regras básicas do dia-a-dia, que devemos ter:
Resignação A resignação , (ou aceitação), geralmente se refere a experienciar uma situação sem a intenção de mudá-la. A resignação não exige que a mudança seja possível ou mesmo concebível, nem necessita que a situação seja desejada ou aprovada por aqueles que a aceitam . De fato, a resignação é freqüentemente aconselhada quando uma situação é tanto ruim quanto imutável, ou quando a mudança só é possível a um grande preço ou risco .
Tolerância A tolerância, do latim ”tolerare” (sustentar, suportar). É um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física. Do ponto de vista da sociedade a tolerância é a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou outro grupo social, que tem uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária de aceitar valores diferentes daqueles adotados pelo grupo de pertença original .
Paciência Paciência é uma característica de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a ”CALMA” , ao longo do tempo. Consiste basicamente na tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda a ordem, a qualquer hora ou em qualquer lugar. A paciência é a capacidade de persistir numa atividade difícil, mantendo uma ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade .
Ansiedade A ansiedade é uma característica biológica do ser humano . É um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato. Aflição; Angústia; Perturbação do espírito causada pela incerteza ; Relação com qualquer contexto de perigo; Trazemos os atavismos do ontem, e sofremos os miasmas do hoje.
A ansiedade é um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal ). A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua autoestima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. A ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evita-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples, como usar o elevador por causa do desconforto que sentem.
“Sintomas de Ansiedade” Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia . Eles aparecem como: Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar ); Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer; Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho; Medo extremo de algum objeto ou situação em particular; Medo exagerado de ser humilhado publicamente; Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade; Pavor depois de uma situação muito difícil.
“Tratamento para a Ansiedade ” Existem três tipos de tratamentos para os transtornos de ansiedade : Medicamento (sempre com orientação médica) Fluoxetina, Rivotril ; Psicoterapia (com psicólogo ou médico psiquiatra); Combinação dos dois tratamentos medicamento e psicoterapia. “Tratamento Espiritual “ Fluido-terapia
Quando T U D O vai mal, a única coisa que vai bem, É a doença!!!... Ela reina segura e soberana em nosso corpo físico, nos causando transtornos. “Como mudar de atitude e conquistar objetivos em sua vida”.
Doença Psicossomática ou Somatização ? Qual a diferença?
Doença Psicossomática É caracterizada pela presença de alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa apresenta danos físicos. É uma doença orgânica, mas com causa psicológica. Em situações de forte estresse emocional o corpo reage como que “informando” que algo não está bem.
O diferencial mais importante para se considerar uma doença como psicossomática é entender que a “causa principal” desta “ descompensação física ” que aparece no corpo físico, está no emocional da pessoa. Ligada , portanto à sua mente, aos seus sentimentos, à sua afetividade. As doenças psicossomáticas podem se manifestar em diversos sistemas que constituem nosso corpo, como por exemplo ...
Somatização É caracterizada pela presença de sintomas físicos “ mas não há doença orgânica ”. A causa destes sintomas é emocional. Por exemplo: Na síndrome do pânico a pessoa apresenta sintomas orgânicos idênticos ao ataque do coração, ou à problemas intestinais, mas o médico não detecta cardiopatia alguma em seus exames.
Os 7 passos para a M udança I nterior Forma - De dentro para fora; Desafio - Eu sou capaz; Resistência - Não vai dar certo; Despertar - Há uma luz no fim do túnel; Compromisso - É a minha missão, minha meta; Purificação - Resignação; Entrega - Vivência no bem, na caridade, no amor.
Equilíbrio Psicofísico O ser humano é construído para a ação contínua, e o seu pensamento deve sempre estar ativo, cultivando ideias dignificantes, construtivas, que o envolva em ondas de harmonia e de saúde. A busca da saúde integral deve constituir um dos objetivos básicos da existência planetária, dentro da proposta relevante da iluminação interior . “ Fixações mentais pessimistas, adoção de mágoas e anseios de vingança, ciúme e rebeldia emocional transformam-se em tóxicos destrutivos que são transferidos para o sistema nervoso central, desse passando ao sistema endócrino, alojando-se, por fim, no aparelho físico e agredindo as células, que têm perturbada a mitose, abrindo espaço para a contaminação bacteriológica”. Do livro: “Liberta-te do Mal” Divaldo Pereira Franco Joanna de Ângelis
“ Deotropismo ” É o estímulo que impele o ser a crescer em direção a Deus. O deotropismo , que a tudo e a todos atrai para o seu Divino Fulcro, é a mais elevada e grandiosa manifestação do seu poder, em razão de erguer do caos da insignificância a vida nas suas primeiras apresentações, especialmente o princípio inteligente, na sua origem, até proporcionar-lhe a plenitude. Do Livro Entrega-te a Deus Divaldo Pereira Franco Joanna de Ângelis Cap. 20 O incrível poder do amor
Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças porém, de que amanhã será outro dia . Francisco Cândido Xavier Meimei Confia Sempre