Palestra - Toninha Peressinotto

354 views 38 slides Jun 15, 2016
Slide 1
Slide 1 of 38
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38

About This Presentation

Palestra com o tema Construindo Nossa Libertação


Slide Content

CONSTRUINDO A NOSSA LIBERTAÇÃO

Portanto , não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal . Mateus 6:34 “Este é o dia que o Senhor fez, seja para nós dia de alegria e de felicidade“. Salmo 117:24

“Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã”. Santo Isidoro de Sevilha “Lembre-se, hoje é o amanhã sobre o qual você se preocupou ontem”. Dale Carnegie “Nada vale mais do que o dia de hoje. Você não pode reviver o ontem. O amanhã ainda está além do seu alcance”.   Johann Goeth e “Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo”. Liang Tsu

Situações no Tempo O ser humano passa... 75% do seu tempo no “Passado”; 20% do seu tempo no “Futuro” e; 5% do seu tempo no “PRESENTE”.

O ser humano perde seu valioso tempo queremdo resgatar o seu passado, e fica sonhando com seu futuro, deixando de VIVER seu presente. Com isso...

E assim sofre as frustrações do “NÃO”. Sou capaz. Sou competente. Sou realizado. Sou inteligente, e etc... NÃO

“Córtex Cerebral” O córtex cerebral corresponde a camada mais externa do cérebro dos vertebrados, sendo rico em neurônios. E é o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. É a região do cérebro mais evoluída. O córtex é o local de representações simbólicas, o que ele recebe é processado e integrado, respondendo com uma ação.

MUC – Memória de uso contínuo É a memória que mais acessamos no nosso dia-a-dia, a que usamos frequentemente. Memória de acesso rápido. É o nosso “consciente”. ME = Memória Existencial É a memória que fica guardadas as nossa lembranças, acessadas quando nos recordamos de algo, bom ou ruim. Memória das lembranças É o nosso “inconsciente” Inconsciente (área em branco) C onsciente (área em vermelho) Memória

FENÔMENO RAM “ Registro Automático da Memória” No ser humano o registro na memória é involuntário, e realizado pelo fenômeno RAM (registro automático da memória). Cada ideia , pensamento, reação ansiosa, momento de solidão, período de insegurança, são registrados na memória e farão parte da colcha de retalhos da sua história existencial do filme da sua vida .

A memória humana não registra o objeto real, mas sim o objeto interpretado, ou seja, o objeto psicológico. Registramos não a realidade objetiva “o problema”, mas sim nossa interpretação “do problema” como o vemos, e vivenciaremos isso na ocasião. Ela inclui toda a carga emocional, todos os pensamentos negativo, e todas as cenas do ambiente. Interpretação da Memória A memória é a maior poupança de um ser humano, o que você deposita diariamente na sua memória é o que você vai colher. Canalize a tua energia emocional para aquilo que você quer e te faz bem.

Nós não podemos dizer que possuímos três cérebros simultaneamente. Temos apenas um que, porém, se divide em três regiões distintas. Tomemo-lo como se fora um castelo de três andares . O Cérebro No primeiro “andar”, situamos a residência de nossos impulsos automáticos, simbolizando o sumário vivo dos serviços realizados. No segundo “andar”, localizamos o domicílio das conquistas atuais, onde se erguem e se consolidam as qualidades nobres que estamos edificando. No terceiro “andar”, temos a casa das noções superiores, indicando as eminências que nos cumpre atingir.

Assim...   Num deles moram o hábito e o automatismo; No outro residem o esforço e a vontade; No último demoram o ideal e a meta superior a ser alcançada.   Distribuímos , deste modo, nos três andares,   O subconsciente; O consciente; O Superconsciente . Como vemos, possuímos, em nós mesmos,   O passado; O presente; O futuro. Do livro “ No Mundo Maior” Francisco Cândido Xavier André Luiz

O c érebro físico e seus mistérios Mesencéfalo ;   Rombencéfalo ;   Prosencéfalo .

Mesencéfalo É o Corpo físico atual. Consciente . Diz respeito ao nosso “ presente”. Na Psicanálise = Ego. Sede da dor. Córtex Motor. Para a ciência = Siste ma Límbico. Córtex Motor

Rombencéfalo É o corpo espiritual ou perispírito . Subconsciente. Diz respeito ao nosso “passado”. Na Psicanálise = ID. Sede da sensação. Sistema Nervoso. Para a ciência = Cérebro primitivo. 1 - Encéfalo 2 - Sistema Nervoso 3 – Medula espinhal Sistema Nervoso

Prosencéfalo É o Espírito. Superconsciente . Diz respeito ao nosso “futuro”. Na Psicanálise = Superego. Sede da razão. Lobo frontal . Para a ciência = Neocórtex . Do Livro “O Ser Consciencial ” Capítulo 9 – O cérebro físico e seus mistérios Irmão Benedito, Irmã Teresa de Jesus e André Psicografado por Eduardo Augusto Lourenço Lobo Frontal

E no subconsciente, fica armazenado o nosso passado, tudo o que já vivemos em nossas diversas reencarnações. E em muitas delas a frustração também fez parte da nossa vida, gerando assim alguns sofrimentos e algumas doenças nesta vida atual. Passado... Futuro... No superconsciente está o futuro, e ali estão as incertezas, sonhos e desejos . Mas ainda não chegou . E se esforça para que, quando chegar, ser feliz. Presente!!! Devemos viver este dia como se fosse o nosso último dia de vida aqui na terra . Empenhar toda a nossa energia em fazer o bem e de viver o bem.

“METAS PARA HOJE” Sorrir mais; Abraçar mais; Agradecer mais; Alimentar mais a alma; Ter bons pensamentos; Ter bons sentimentos; Perdoar mais; Amar mais. “Ser feliz, é plantar um sorriso a cada instante”.

- Resignação - Paciência - Tolerância 3 Regras básicas do dia-a-dia, que devemos ter:

Resignação A resignação , (ou aceitação), geralmente se refere a experienciar uma situação sem a intenção de mudá-la. A resignação não exige que a mudança seja possível ou mesmo concebível, nem necessita que a situação seja desejada ou aprovada por aqueles que a aceitam . De fato, a resignação é freqüentemente aconselhada quando uma situação é tanto ruim quanto imutável, ou quando a mudança só é possível a um grande preço ou risco .

Tolerância    A tolerância, do latim ”tolerare” (sustentar, suportar). É um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física. Do ponto de vista da sociedade a tolerância é a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou outro grupo social, que tem uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária de aceitar valores diferentes daqueles adotados pelo grupo de pertença original .

Paciência   Paciência   é uma característica de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a   ”CALMA” , ao longo do tempo. Consiste basicamente na tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda a ordem, a qualquer hora ou em qualquer lugar. A paciência é a capacidade de persistir numa atividade difícil, mantendo uma ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade .

Ansiedade A ansiedade é uma característica biológica do ser humano . É um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato. Aflição; Angústia; Perturbação do espírito causada pela incerteza ; Relação com qualquer contexto de perigo; Trazemos os atavismos do ontem, e sofremos os miasmas do hoje.

A ansiedade é um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal ).   A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua autoestima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. A ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evita-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples, como usar o elevador por causa do desconforto que sentem.

“Sintomas de Ansiedade”   Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia . Eles aparecem como: Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar ); Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer; Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho; Medo extremo de algum objeto ou situação em particular; Medo exagerado de ser humilhado publicamente; Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade; Pavor depois de uma situação muito difícil.

“Tratamento para a Ansiedade ”   Existem três tipos de tratamentos para os transtornos de ansiedade :   Medicamento (sempre com orientação médica) Fluoxetina, Rivotril ; Psicoterapia (com psicólogo ou médico psiquiatra); Combinação dos dois tratamentos medicamento e psicoterapia. “Tratamento Espiritual “ Fluido-terapia

Quando T U D O vai mal, a única coisa que vai bem, É a doença!!!... Ela reina segura e soberana em nosso corpo físico, nos causando transtornos. “Como mudar de atitude e conquistar objetivos em sua vida”.

Doença Psicossomática ou Somatização ? Qual a diferença?

Doença Psicossomática É caracterizada pela presença de alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa apresenta danos físicos. É uma doença orgânica, mas com causa psicológica. Em situações de forte estresse emocional o corpo reage como que “informando” que algo não está bem.

O diferencial mais importante para se considerar uma doença como psicossomática é entender que a “causa principal” desta “ descompensação física ” que aparece no corpo físico, está no emocional da pessoa. Ligada , portanto à sua mente, aos seus sentimentos, à sua afetividade. As doenças psicossomáticas podem se manifestar em diversos sistemas que constituem nosso corpo, como por exemplo ...

Gastrointestinal - úlcera , gastrite, retocolite ; Respiratório - asma , bronquite; Cardiovascular - hipertensão , taquicardia, angina; Dermatológico - vitiligo , psoríase, dermatite, herpes, urticária, eczema; Endócrino e metabólico - diabetes; Nervoso - enxaqueca , vertigens; Articulações - artrite , artrose, tendinite, reumatismos.

Somatização É caracterizada pela presença de sintomas físicos “ mas não há doença orgânica ”.   A causa destes sintomas é emocional. Por exemplo: Na síndrome do pânico a pessoa apresenta sintomas orgânicos idênticos ao ataque do coração, ou à problemas intestinais, mas o médico não detecta cardiopatia alguma em seus exames.

Os 7 passos para a M udança I nterior Forma - De dentro para fora; Desafio - Eu sou capaz; Resistência - Não vai dar certo; Despertar - Há uma luz no fim do túnel; Compromisso - É a minha missão, minha meta; Purificação - Resignação; Entrega - Vivência no bem, na caridade, no amor.

Equilíbrio Psicofísico O ser humano é construído para a ação contínua, e o seu pensamento deve sempre estar ativo, cultivando ideias dignificantes, construtivas, que o envolva em ondas de harmonia e de saúde. A busca da saúde integral deve constituir um dos objetivos básicos da existência planetária, dentro da proposta relevante da iluminação interior . “ Fixações mentais pessimistas, adoção de mágoas e anseios de vingança, ciúme e rebeldia emocional transformam-se em tóxicos destrutivos que são transferidos para o sistema nervoso central, desse passando ao sistema endócrino, alojando-se, por fim, no aparelho físico e agredindo as células, que têm perturbada a mitose, abrindo espaço para a contaminação bacteriológica”. Do livro: “Liberta-te do Mal” Divaldo Pereira Franco Joanna de Ângelis

“ Deotropismo ” É o estímulo que impele o ser a crescer em direção a Deus. O deotropismo , que a tudo e a todos atrai para o seu Divino Fulcro, é a mais elevada e grandiosa manifestação do seu poder, em razão de erguer do caos da insignificância a vida nas suas primeiras apresentações, especialmente o princípio inteligente, na sua origem, até proporcionar-lhe a plenitude. Do Livro Entrega-te a Deus Divaldo Pereira Franco Joanna de Ângelis Cap. 20 O incrível poder do amor

Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças porém, de que amanhã será outro dia . Francisco Cândido Xavier Meimei Confia Sempre

FIM
Tags