Papel da igreja na evangelização e pregação

ddenes 9 views 9 slides Sep 18, 2025
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

Estudo sobre igreja


Slide Content

RESPONSABILIDADE DA IGREJA NA EVANGELIÇÃO Texto áureo – Marcos 16. 15-20. 15   E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17  E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18  Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão. 19  Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 20  E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

Se acaso perguntássemos a vários crentes: “qual o papel da igreja?” talvez teríamos uma grande variedade de respostas A Igreja existe para louvar a Deus; A Igreja existe para consolar as pessoas e dar esperança; A Igreja existe para trazer a justiça social; A Igreja existe para levar o evangelho aos perdidos; A Igreja existe para ser um farol na comunidade; A Igreja existe para apoiar causas nobres; O que é o IDE Qualquer um pode “ir”. Uma seita pode ir. Uma denominação que prega heresias pode ir. Até mesmo um incrédulo pode ir! Mas o “fazei discípulos” é que não é para qualquer um. Para que não houvesse dúvida, o próprio Jesus nos esclarece que é somente pela pregação do  Evangelho  que podemos fazer discípulos (Marcos 16:15). Até podemos continuar encarando o “ide” como imperativo, desde que esse nosso “ir” necessariamente resulte no “ir” de pecadores a Cristo através da Palavra genuína.

O Que é Igreja? Qual é o Significado da Igreja? A Igreja é a união de todos aqueles que foram chamados por Deus, os quais, pela ação do Espírito Santo, creem que Jesus Cristo. A Igreja é definida como sendo o corpo de Cristo (Efésios 1:22,23). Cristo prometeu edificar a sua Igreja, e logo após sua ascensão ao céu,  o Espírito Santo foi enviado  no dia de Pentecostes, dando início ali a grande internacionalização da Igreja (Atos 2). O Evangelho seria pregado em todo mundo, e a comunidade dos fiéis seria formada de pessoas de todas as tribos, povos, raças e línguas.

Quem é Responsável pela evangelização no no Mundo? O  apóstolo Pedro  ressalta que a Igreja foi chamada para anunciar  “as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”  (1 Pedro 2:9). A missão fundamental da Igreja é  anunciar o Evangelho . Ela deve proclamar ao mundo que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador, explicando que através de sua obra redentora Deus convida aos pecadores ao arrependimento e à vida eterna (Mateus 22:1-10; Atos 17:30). Essa missão foi dada pelo próprio Jesus quando ordenou:  “Portanto ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”  (Mateus 28:19; cf. Mateus 24:14; Marcos 16:15; Lucas 24:47,48; João 20:21).  Agência de Deus – Ferramenta preciosa.

Igreja como fator de bênçãos para as pessoas. Deus concedeu a Igreja a importante tarefa de Abençoar a humanidade. Gn 12.3 “ abençoarei os que te abençoares, amaldiçoarei os que te analadiçoarem, EM TI SERÃO BENDITAS TODAS AS FAMILIAS DA TERRA.

A Igreja deve ser resposta de Deus para cada geração e localidade. É um tempo de fazer história. Deve haver em nosso coração um anseio intenso de conquistar vidas e inseri-las dentro do Reino de Deus. A Igreja precisa ser um lugar de cura e restauração, de pastoreamento e edificação da vida das pessoas. Podemos, como igreja, ser instrumento abençoador em nossa geração. Apesar de estarmos conscientes dessas verdades corremos o risco: - De nos perdermos no meio de um movimento. Enquanto o plano de Deus é avivamento. - Podemos nos iludir com depósitos de tijolos. Enquanto o propósito de Deus é um edifício. - De encantarmos com a funcionabilidade ou beleza de um membro. Enquanto Deus projeta um corpo. - De confundir crescimento com massificação.

A igreja como um Edifício - 1Co 3: 9 ser um edifício, as pedras devem estar unidas e ligadas. Pedras isoladas e amontoadas não constituem um edifício. Um depósito de material de construção não é um prédio. Como conciliar tais vínculos e ainda crescermos numericamente? Uma igreja com mais de 200 pessoas já não consegue manter vínculos satisfatórios. A única alternativa é edificarmos a igreja através do método de Jesus e da igreja primitiva: o discipulado . Fazer discipulos que sejam seguidores dEle, que procurem em sua vida assemelharem-se a Ele (Rm 8.29-30). Quantas igrejas estão domingo após domingo “evangelizando” os seus membros e se esquecendo de alimentá-los com a verdade. Fazer discipulos é o grande projeto de Cristo, evangelizar, batizar e ensinar completam o conceito de fazer discípulos.

 igreja como um Corpo e não apenas uma reorganização No corpo a principal característica é a ligação dos membros. Se pegarmos pernas, braços, cabeça, tronco e ajuntarmos serão um amontoado de membros. Ser um amontoado de membros não faz da igreja um corpo Para ser um corpo, os membros precisam estar vinculados, ligados uns aos outros para que o sangue da vida de Deus circule entre eles Se formos apenas uma organização, o máximo que conseguimos é juntar os membros como uma associação que se reúne em bancos enfileirados. Veja algumas de suas características. I coríntios 12, efesios 12.

A Igreja é a única instituição que nosso Senhor prometeu edificar e abençoar (Mt. 16.18). 2. A Igreja é o lugar de reunião dos verdadeiros adoradores (Fp 3.3). 3. A Igreja é a assembleia mais preciosa sobre a terra, uma vez que Cristo a adquiriu com seu próprio sangue (At 20.28; l Co 6.19; Ef 5.25; Cl 1.20; l Pe 1.18; Ap 1.5). 4. A Igreja é a expressão terrena da realidade celestial (Mt 6.10; 18.18). 5. A Igreja por fim triunfará, tanto no âmbito universal como no local (Mt 16.18; Fp 1.6). 7. A Igreja é quem proclama e protege a verdade divina (l Tm 3.15; Tt 2.1,15). 8. A Igreja é o lugar principal de edificação e crescimento espiritual (At 20.32; Ef 4.11-16; 2 Tm 3.16,17; l Pé 2.1,2; 2 Pe 3.18). 9. A Igreja é a plataforma de lançamento para a evangelização do mundo (Mc16.15; Tt 2.11). 10. A Igreja é o ambiente em que se desenvolve e amadurece uma liderança espiritual forte (2 Tm 2.2).
Tags