Papel do Enfermeiro no Gerenciamento dos Bundles - Prevenção de Infecção

1,771 views 19 slides Apr 22, 2021
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Papel do Enfermeiro no Gerenciamento dos Bundles - Prevenção de Infecção


Slide Content

Papel do Enfermeiro no Gerenciamento dos Bundles Prevenção de Infecção

PACOTE DE MEDIDAS PREVENTIVAS (BUNDLES ) Bundle : Conjunto de Boas Práticas Conjunto de práticas recomendadas baseadas em evidências científicas que, quando implementadas em conjunto, devem resultar em redução na incidência de infecção ( Institute Healthcare Improvemente ). A abordagem tem sido mais bem sucedida quando todas as práticas são executadas em conjunto, seguindo a estratégia do "TUDO OU NADA".

PACOTE DE MEDIDAS PREVENTIVAS (BUNDLES ) Historicamente os protocolos de prevenção, pacotes ou bundles foram desenvolvidos dentro das unidades de terapia intensiva. As práticas recomendadas devem apresentar resultados em qualquer unidade dentro do hospital, se implementados com programas adequados de educação e treinamento. A mensuração do B undle é uma das metodologias utilizadas pela instituição para avaliar as medidas adotadas pela equipe na prevenção de infecções relacionadas a assistência.

PACOTE DE MEDIDAS PREVENTIVAS (BUNDLES) Realização diária dos Bundles – Realizar : Em pacientes em ventilação mecânica (Prevenção de PAV) Em pacientes em uso de SVD ( Prevenção de ITU) Em pacientes em uso de CVC (Prevenção de BLSI)

Modelo de Bundle :

PACOTE DE MEDIDAS PREVENTIVAS (BUNDLES) Medidas específicas recomendadas para prevenção de Infecção da Corrente Sanguínea relacionada ao Cateter Venoso Central 1. Higienização das Mãos 2. Precauções Máxima de Barreira de Proteção 3. Antissepsia com Clorexidina 4. Seleção do Sítio de Inserção Pacote de Passagem de Dispositivo 5. Revisão diária do Dispositivo e da Indicação de Permanência 6. Realizar Checklist de Inserção do Cateter Pacote de Cuidados Diários 5. Verificar integridade do curativo, sítio de inserção, fixação do cateter, conexões protegidas

PACOTE DE MEDIDAS PREVENTIVAS (BUNDLES) Medidas específicas recomendadas para prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica 1. Higiene Oral efetiva 2. Cabeceira do leito elevada entre 30º e 45º 3. Verificação diária do circuito do respirador e condensado 4. Cuidados com dispositivos respiratórios 5. Manutenção da pressão no balonete entre 18mmHg a 22mmHg ou 25 a 30mmHg 6. Revisão diária da sedação.

PACOTE DE MEDIDAS PREVENTIVAS (BUNDLES) Medidas específicas recomendadas para Prevenção de Trato Urinário Relacionada à Sondagem Vesical de Demora 1. Higienização das Mãos 2. Técnica Asséptica na Inserção do Cateter 4. Nível da bolsa coletora abaixo da bexiga 5. Válvula de drenagem protegida . 3. Fixação adequada do cateter Pacote de Cuidados Diários 6. Esvaziamento ao atingir 2/3 da bolsa 7. Avaliação da necessidade de manter o dispositivo Pacote de Passagem de Dispositivo

BUNDLES – GERENCIAMENTO E RESPONSABILIDADES DO ENFERMEIRO O registro das informações deve ser realizado por profissionais treinados e capacitados envolvidos na assistência ao doente, preferencialmente Enfermeiros. O envolvimento dos profissionais assistenciais na coleta dos dados é muito importante para a identificação de não conformidades no dia a dia da assistência garantindo a aplicação de práticas seguras. Realizar e supervisionar a realização de medidas de prevenção ( Bundles e Check list de inserção de CVC) Fixar na cabeceira do paciente o bundles no primeiro momento de inserção de dispositivo que podem gerar infecção. Guardar os bundles no momento de alta do paciente para posterior conferencia dos indicadores Acompanhar a realização de inserção de cateter venoso central. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar devem realizar treinamentos e auditorias periódicas para a avaliação dos processos.

Taxa de adesão aos Bundle prevenção de Infecção – Inclui os Bundle de PAV, ITU e CVC. Taxa de adesão ao Bundle de Pneumonia (PAV). Inclui as medidas realizadas pela enfermagem (Higienização das mãos; Cabeceira 30º, Higiene oral, presença de secreção orofaringe e circuitos de respiradores ) e as medidas feitas pela fisioterapia (medida de CUFF). Meta 95% atualmente a média de mensuração está cerca de 84 %. Taxa de infecção do t rato urinário relacionada ao cateter vesical de demora. Taxa de pneumonia associada ao ventilador mecânico. Taxa de infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central. INDICADORES RELACIONADOS

Gerenciamento dos Pacientes em Precaução e Isolamento Sinalização na Página inicial do MV PEP

Gerenciamento dos Pacientes em Precaução e Isolamento

Gerenciamento dos Pacientes em Precaução e Isolamento Comunicado de Isolamento e Comunicado de Término do Isolamento realizado pelo SCIH. Os comunicados são impressos e entregues ao Enfermeiro da unidade.

Gerenciamento dos Pacientes em Precaução e Isolamento Planilha de Pacientes em Precauções Especiais: Atualizada diariamente e encaminhada via e-mail pelo SCIH. Apresenta os dados do isolamento de forma detalhada.

MNL – Rotina de Prevenção e controle e infecções relacionadas à assistência. Manual do SCIH, que encontra-se no sistema MV, pasta do SCIH, contento todas as diretrizes que devem ser observadas como medidas preventivas de infecção. Aperfeiçoamento Contínuo!

O enfermeiro tem suma importância na prevenção de infecção relacionada à assistência, seja criterioso na realização e supervisão das medidas de prevenção. A educação da equipe técnica precisa ser sistemática e continua. O resultado dos nossos indicadores reflete o nosso cuidado diário com nossos pacientes . Conclusão:
Tags