Tópicos Biografia Principais Idéias Principais Obras Pesquisas e Teorias Considerações Finais
Biografia Nasceu em 13 de fevereiro de 1901. Obteve seu Ph.D em Matemática em 1925 (Universidade de Viena). Lançou seu primeiro livro Jugend und Beruf em 1931. Chegou aos Estados Unidos em 1933 e se tornou diretor do escritório de pesquisa em rádio da Universidade de Princeton.
Transferiu-se para a Universidade de Columbia em 1940, mesmo ano em que lançou a obra Radio and Printed Page e realizou uma pesquisa com o eleitorado de Erie , Ohio. Lançou a obra Radio Listening in America em 1948, mesmo ano em que realizou uma pesquisa com o eleitorado de Elmira, Nova York. Publicou a obra The People’s Choice em 1944. Lançou o livro Personal Influence : The part played by people in the flow of mass communication em 1955 . Lecionou na Universidade de Pittsburgh até 1976, ano de sua morte.
Principais idéias Os efeitos dos meios de comunicação sobre as massas. Estudo dos processos de formação de opinião durante campanhas presidenciais. Orientação sociológica e empírica para medir a influência dos meios sobre o público receptor.
Patricia L. Kendall. Análise do panorama da audiência de rádio nos Estados Unidos. A abrangência do radio. Relação entre o perfil do receptor e as características da mensagem . Radio Printed Page Principais Obras Radio Listening in America
The People’s Choice : how the voter makes up his mind in a presidential campaign * Bernard Berelson e Hazel Gaudet . Análise dos processos de formação e transformação da opinião pública. Os líderes de opinião e reforços de inclinações latentes. Two-step flow of mass communication.
Personal Influence : the part played by people in the flow of mass communication Elihu Katz. A capacidade de influência do contato interpessoal. Consolidação da teoria do fluxo comunicacional em duas etapas, o modelo two-step-flow . Associação entre os processos de comunicação em massa e o contexto social.
Modelo Two-Step-Flow
Considerações finais Atribuição de status. Reforço das normas sociais. Disfunção narcotizante. Conformismo social.