Pcnem

milene2104 580 views 7 slides Sep 21, 2011
Slide 1
Slide 1 of 7
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7

About This Presentation

Objetivos, Recursos e Orientaç~pes didaticas do PCNEM.


Slide Content

PCN+ Ensino Médio Marcelle de Oliveira Meirilu de oliveira Milene Silva Mônica Leão Componentes: Rafaela Julio Roberta Elisangela Talita Siliprandy

Objetivos “... fortalecer o compromisso de empreender uma educação que propicie ao aluno viver e compreender de forma crítica seu tempo, o que, em outros termos, pressupõe que o aluno possa preparar-se para a vida, qualificar-se para a cidadania e capacitar-se para uma formação permanente, seja no mundo do trabalho seja no mundo da educação formal.” (p. 43/44) “... retomar a reflexão sobre a função educacional do ensino de Línguas Estrangeiras no ensino médio e ressaltar a importância dessas; (p. 87) “... este documento focaliza a leitura, a prática escrita e a comunicação oral contextualizadas.” (p. 87) Recursos “O primeiro deles é o uso ou não de livro didático na escola...”(p. 73) “... um escritor convidado, a semana do livro, etc. os passeios culturais, estudos do meio, etc. dos quais as escolas podem e devem lançar mão para desenvolver no aluno a relação com os diferentes aspectos, níveis e ritmos da cultura.” (p. 81) “... os textos, os vídeos, as gravações sonoras (de textos, canções), os materiais auxiliares ou de apoio, como gramáticas, dicionários, entre outros.” (p. 154) Linguagens, Códigos e suas Tecnológicas Volume 1- ARTE EDUCAÇÃO FÍSICA LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA

“Discussão de textos críticos (jornal, catálogos de exposição, livros) sobre as biografias dos artistas, as poéticas, os objetos, os elementos visuais e conceituais de seus trabalhos; apreciação de imagens mediada por jogos, tais como: quebra-cabeça das principais obras, “passa ou repassa” com perguntas referentes aos elementos que compunham as imagens e os dados biográficos dos artistas; produção de trabalhos pelos alunos explorando os materiais, as técnicas e os suportes utilizados pelos artistas.” (p. 188) Orientações didáticas “ Pensamos que se deve privilegiar como conteúdo de base no ensino médio a Literatura brasileira, porém não só com obras da tradição literária, mas incluindo outras, contemporâneas significativas.” (p. 73,74) “... o esporte, a ginástica, os jogos, as lutas e a dança. Na condição de conteúdos de ensino na escola, eles não possuem vida própria, é preciso um tema relevante para conduzi-los.” (p. 228) “Admitir o modelo da esportivização como método e princípio orientador do trabalho pedagógico na escola e persistir nele é, sem dúvida, viver em meio a uma grande contradição nos dias de hoje. Se a sociedade rejeita o trabalho infantil precoce e a exposição do jovem a situações humilhantes e desumanas, a escola não pode aceitar uma relação que sustenta um discurso carregado de mitos e símbolos que afasta o jovem dos estudos regulares e o coloca em um campo de trabalho semi-escravo, a partir de falsas promessas de sucesso.” (p. 233) “Garantir a participação irrestrita de todos em todas as práticas possíveis, independentemente de suas qualificações prévias ou aptidões físicas e desportivas.” (p. 235)

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Volume 2- BIOLOGIA FÍSICA MATEMÁTICA QUÍMICA Objetivos “Assegurar ao aluno, uma boa formação, tornando-o capaz de realizar a transposição dos conteúdos formais na interpretação do cotidiano e na valorização dos conhecimentos não formais gerados na comunidade; ao professor: os meios necessários para proporcionar ao aluno uma formação contínua, de qualidade, que lhe garanta atualização permanente para enfrentar os avanços da sociedade.” (p. 41) Recursos “... a experimentação, o estudo do meio, o desenvolvimento de projetos, os jogos, o seminários, os debates, a simulação, como propostas que possibilitam a parceria entre professor e alunos.” (p. 26)

“Livros paradidáticos que seriam de grande ajuda na atualização e na revisão do trabalho do professor em sala de aula, além de outras fontes de informação, via revistas especializadas e Internet. Uma forma de se tentar alcançar a autonomia intelectual é justamente não se prender a um modelo fechado...” (p. 56) “As planilhas eletrônicas são programas de computador que servem para manipular tabelas cujas células podem ser relacionadas por expressões matemáticas.” (p. 87) Orientações didáticas “... os conteúdos de Biologia devem propiciar condições para que o educando compreenda a vida como manifestação de sistemas organizados e integrados, em constante interação com o ambiente físico-químico.” (p. 20) “Na escola, uma das características mais importantes do processo de aprendizagem é a atitude reflexiva e autocrítica diante dos possíveis erros.” (p. 45) “A Química estrutura-se como um conhecimento (...) que envolvem um tripé bastante específico, em seus três eixos constitutivos fundamentais: as transformações químicas, os materiais e suas propriedades e os modelos explicativos.” (p. 110) “... reafirma a contextualização e a interdisciplinaridade como eixos centrais organizadores das dinâmicas interativas no ensino de Química, na abordagem de situações reais trazidas do cotidiano ou criadas na sala de aula por meio da experimentação.” (p. 117)

Ciências Humanas e suas Tecnologias Volume 3- FILOSOFIA GEOGRAFIA HISTÓRIA SOCIOLOGIA Objetivos “Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.” (p. 28) “Reconhecer referências espaciais, ter uma compreensão de mundo articulado ao lugar de vivência.” (p. 45) Recursos “... a dança, o livro, o rádio, as caravelas, os aviões, a internet, os tambores e a música.” (p. 301) “As sociedades e as culturas devem ser compreendidas a partir das implantações de ordem histórica, geográfica, sociológica, antropológica, política, econômica, psicológica e filosófica, em projetos e atividades que superem a fragmentação em olhares distanciados.” (p. 352)

Referências: BRASIL, Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2006. Orientações didáticas “Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificações.” (p. 325) “Construir a identidade social e política, (...) para viabilizar o exercício da cidadania.” (p. 325) “Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano original quanto em outros planos: pessoal- biográfico, entorno sócio político, histórico e cultural: horizonte da sociedade científico- tecnológico. (p. 341)
Tags