Pensamento e suas alterações

49,939 views 67 slides Sep 17, 2014
Slide 1
Slide 1 of 67
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54
Slide 55
55
Slide 56
56
Slide 57
57
Slide 58
58
Slide 59
59
Slide 60
60
Slide 61
61
Slide 62
62
Slide 63
63
Slide 64
64
Slide 65
65
Slide 66
66
Slide 67
67

About This Presentation

Pensamento e suas alterações- Psicopatologia


Slide Content

O Pensamento e Suas Alterações

O Pensamento e suas Alterações Elementos que constituem o pensamento: Conceito – elemento puramente cognitivo estrutural do pensamento. Ex.: Cadeira Juízo – relações significativas entre conceitos. Ex.: cadeira + utilidade Raciocínio – relação de juízos Lógico Conclusão

Penso, logo existo. (Descartes )

Elementos constitutivos do pensamento Conceito Juízo Raciocínio

Dimensões do Processo de Pensar:

Pensamento e suas Alterações O pensamento se constitui a partir de: – Elementos Sensoriais; – Imagens Perceptivas; – Representações.

Alterações dos Elementos Constitutivos do Pensamento

Alterações dos elementos constitutivos do pensamento Dos conceitos Desintegração perda do significado objeto + palavra não coincidem Condensação dos conceitos - neologismo

Alterações dos elementos constitutivos do pensamento b) Do juízo Juízo deficiente ou prejudicado. Juízo falso pela deficiência intelectual e pobreza cognitiva. Juízo sofre influência do meio.

Alterações dos elementos constitutivos do pensamento Juízo Deficiente Delírio Temática variada Não são persistente ou irredutível

Alteração do Raciocínio e o Estilo de Pensar

Alteração do raciocínio e o estilo de pensar Pensamento Normal – regido pela lógica formal, segundo a realidade do individuo. Ex.: costumes canibais

Alteração do raciocínio e o estilo de pensar Princípios básicos do pensamento lógico. Lógica aristotélica a) Identidade – se A é A e B é B, então A não é B; b) Causalidade – se A é causa de B então B não pode ser causa de A; “mesmas causas produzem os mesmos efeitos, nas mesmas condições.” c) Da parte e do todo – se A é parte de B, então B não pode ser parte de A

Alteração do raciocínio e o estilo de pensar “ Leis da Dialética Hegeliana , se contrapõem aos princípios da lógica aristotélica.” a) Lei da transformação da quantidade em qualidade; b) Toda afirmação encerra em si mesma o principio de sua negação; c) Tudo é em um só tempo causa e efeito de si mesmo .

Alteração do raciocínio e o estilo de pensar Pensamentos indutivos – pela observação, conclusão e concepção (ciências naturais e sociais) Pensamentos dedutivos – parte de esquemas, dedução da verdade pela lógica (ciências matemáticas)

Alteração do raciocínio e o estilo de pensar Intuição - apreensão de uma realidade de forma direta, independente da percepção sensorial.

Tipos Alterados de Pensamentos

Tipos alterados de pensamentos Pensamento Mágico – fere a lógica normal, não respeita a realidade. Segue desejos fantasias e temores conscientes e inconscientes.

Tipos alterados de pensamentos Leis e particularidades do ato do pensamento mágico (James Frazer 1982) Lei da Contiguidade – base da magia de contágio (coisas em contato, continuam unidas). Ex.: agir sobre um objeto = agir sobre o seu dono.

Tipos alterados de pensamentos Lei da singularidade – base da magia imitativa “o semelhante produz o semelhante.” Ex.: vodoo

Tipos alterados de pensamentos Pensamento Mágico – é mais comum em crianças, em personalidades imaturas ( esquizotípicas , histriônica, bordeline , narcísica), histeria e esquizofrenia.

Tipos alterados de pensamentos Pensamento Derreísta – semelhante ao pensamento mágico. - Se opõe radicalmente à realidade; - Adaptação aos anseios do individuo; Voltado para o mundo interno . Ocorre em transtorno de personalidade, na esquizofrenia e em adolescentes normais.

Tipos alterados de pensamentos Pensamento Concreto ou Concretismo – ausência da distinção entre a dimensão abstrata e simbólica e uma dimensão concreta e imediata dos fatos. Ocorre em dementados e esquizofrênicos.

Tipos alterados de pensamentos Pensamento Inibido – inibição de raciocínio, diminuição da velocidade, do número de conceitos, juízos e representações que são usados no processo de pensar. Ocorre em quadros demenciais e depressivos graves.

Tipos alterados de pensamentos Pensamento Vago – falta de clareza e relações conceituais, formação de juízos imprecisos no estabelecimento de raciocínio. - Sinal inicial de esquizofrenia, quadros demenciais e neuroses graves.

Tipos alterados de pensamentos Pensamento Prolixo – não se chega a conclusão, ou chega com muito esforço; Pode ocorrer por tangencidade ou circunstancialidade . Comum em epiléticos, deficientes mentais limítrofes, esquizofrênicos e neuróticos graves.

Tipos alterados de pensamentos Pensamento Deficitário ou Oligofrênico – pobre, homogêneo e rudimentar. Sentido literal Não tem distinção de detalhes.

Tipos alterados de pensamentos Ilhotas de Memórias – fenômeno de extensa memorização mecânica e rígida (números telefônicos, nomes, tipos de carro etc.) Idiotas-sábios

Tipos alterados de pensamentos Pensamento Demencial – pobre e desigual, podendo apresentar algumas elaborações mais ou menos sofisticadas;

Tipos alterados de pensamentos Pensamento Confusional – pensamento incoerente, impede a apreensão dos estímulos ambientais. Dificuldade em formar vínculos entre conceitos e juízos. Ocorre em síndromes confusionais agudas.

Tipos alterados de pensamentos Pensamento Desagregado – radicalmente incoerente, sem nenhuma articulação de conceitos e juízos. Salada de palavras; Ocorre nas formas mais graves de esquizofrenias;

Pensamento Obsessivo

Tipos alterados de pensamentos Pensamento Obsessivo – persistente e incontrolável, mesmo sendo no conteúdo absurdo ou repulsivo. - Gera angustia constante; - Pode apresentar aspectos de pensamento mágico. Ex.: roupas de prostitutas

Alterações do Processo de Pensar

Curso do Pensamento

Alterações do processo de pensar 1 - Curso do Pensamento 1.1- Aceleração Ocorre na mania, esquizofrenia, ansiedade intensa e psicoses tóxicas.

Alterações do processo de pensar 1.2- Lentidão Ocorre nas depressões graves, rebaixamento do nível de consciência, intoxicações por sedativos e em quadros psicorgânicos.

Alterações do processo de pensar Bloqueio ou Interceptação do Pensamento – interrupção brusca do pensamento. Quase que exclusivamente na esquizofrenia; Roubo do pensamento – pensamento roubado por força ou ente estranho.O individuo pensa estar sendo manipulado. - Ocorre na esquizofrenia.

Forma do Pensamento

Alterações do processo de pensar 2 - Forma do Pensamento 2.1 – Fuga de idéias – afastamento das ideias principais, sem prejuízo manifesto. Secundário à aceleração; Estímulos externos podem causar pensamentos por assonância. Ex.: amor, flor Ocorre em síndromes maníacas

Alterações do processo de pensar 2. 2 – Dissociação do Pensamento – incoerente, não segue uma seqüência lógica. - Fase inicial pode ser discreta - Com agravamento pode vir a ser incompreensível - Ocorre em alguns casos da esquizofrenia.

Alterações do processo de pensar 2.3 – Afrouxamento das Associações – há lógica, mas as ideias não são bem articuladas. Ocorre nas fases iniciais da esquizofrenia e transtornos de personalidade;

Alterações do processo de pensar 2.4 – Descarrilhamento do Pensamento – desvio do curso normal (vai e volta) - Quando muito longo ou frequentes pode não mais captar a sequência logica - Pode estar associado à distraibilidade ou a patologias. Ocorre na esquizofrenia ou em síndromes maníacas.

Alterações do processo de pensar 2.5 – Desagregação do Pensamento - perda profunda e radical dos enlaces associativos e da coerência. “Pedaços” de pensamento sem articulação. Ocorre na esquizofrenia; Obs.: na esquizofrenia ocorre a seqüência de gravidade

Alterações do processo de pensar 3.- Conteúdo do Pensamento Alguns autores consideram os delírios como alterações do conteúdo do pensamento. Para Paulo Dalgalarrondo , é algo que preenche a estrutura do processo do pensar (temática); Há tantos conteúdos quantos são os interesses do ser humano.

Alterações do processo de pensar O que está patologicamente alterado não é o conteúdo, mas a atribuição de realidade que é dada.

Alterações do processo de pensar A importância do conteúdo tem haver com o ambiente, a cultura, a estrutura psicológica, e neuropsicológica do indivíduo.

Principais conteúdos que preenchem os sintomas psicopatológicos:

Resumo Pensamento – faculdade do sistema mental que permite ao ser humano modular e lidar com o mundo; O pensamento é constituído por conceitos, juízos e raciocínio; Dimensões do processo de pensar – curso, forma e conteúdo .

Resumo Importância da crítica para determinação do que é normal ou patológico; O pensamento pode sofrer alterações nos seus elementos constitutivos ou no processo de pensar; De acordo com as alterações o pensamento pode se apresentar de varias formas e em diferentes graus de gravidade.

Obrigada!
Tags