ErisvaldoRodriguesdaCosta
15,742 views
21 slides
Nov 13, 2014
Slide 1 of 21
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
About This Presentation
Perguntas para gincanas culturais sobre o sete de setembro. imagens da internet.
Size: 7.77 MB
Language: pt
Added: Nov 13, 2014
Slides: 21 pages
Slide Content
GINCANA CULTURAL “BRASIL, NOSSA PATRIA”
1ª-A imagem ao lado representa uma passagem importante da história do Brasil, ela é chamada de: O Grito do Ipiranga. Morte a Portugal. Somos livres. Brasil é paz e amor. Só o amor leva a liberdade. A imagem acima, de 1888 – Pedro Américo (Brasil 1843- 1905) -óleo sobre tela, 7, 60 m x 4, 15 m – Salão Nobre, Museu Paulista, Universidade de São Paulo .
“ A ” RESPOSTA:
2ª-Em 7 de setembro de 1822 foi declarada a Independência do Brasil , com o Grito do Ipiranga proclamado por Dom Pedro. Onde ocorreu tal fato histórico? Perto do Hotel Ipiranga; Às margens do R iacho Ipiranga . Nas curvas do Rio de Janeiro. Às margens do Rio Poti. Às margens do Parnaíba.
“ B ” RESPOSTA:
3ª- O caminho para a independência do Brasil foi se estabelecendo com o “Fico” de D. Pedro em 9 de janeiro de 1822, quando contrariou ordens da Corte Portuguesa de voltar para Portugal devido à inquietação do povo que queria que ele ficasse no Brasil. Esse dia ficou conhecido como: Dia do ficar jamais. Dia da paz mundial. Dia do já vou. Dia do Fico. Dia do poder de Pedro .
“ D ” RESPOSTA:
4ª-Em 7 de setembro, às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro, após receber uma carta de seu pai ordenando que voltasse para Portugal e outras duas, uma de José Bonifácio que o aconselhava a romper com Portugal e outra de sua esposa Maria Leopoldina de Áustria apoiando a decisão de José Bonifácio, devido às circunstâncias, pronunciou a frase: “Brasil independente de Portugal”. “Independência ou Morte!” . “Morte à Portugal”. “Brasil sem portugueses”. “Guerra à Portugal”.
“ B ” RESPOSTA:
5ª-O personagem c entral da independência da República Federativa do Brasil foi D. Pedro I. O nome completo de D. Pedro I era : D. Pedro I de Alcântara. Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Serafim de Bragança e Bourbon. Pedro Segundo de Alcântara. Pedro Pascoal Serafim de Portugal. Pedro Cabral.
“ B ” RESPOSTA:
6ª- O Regente D. Pedro I determinou que qualquer decreto das Cortes só poderia ser executado mediante a um decreto assinado por D. Pedro I, o que equivalia a conferir plena soberania ao Brasil. A medida teve imediato apoio, e era chamado de: “Faça-se”. “Executasse-se”. "Cumpra-se”. “Realize-se”. “Desempenhe-se”.
“ C ” RESPOSTA:
7ª-Quando dos festejos pelo aniversário de João VI de Portugal , a 13 de maio, o Senado da Câmara do Rio de Janeiro pediu ao Príncipe Regente que aceitasse para si e para seus descendentes o título de. "Defensor Perpétuo do Brasil". Patrono do Brasil. Soberano do Brasil. Imperador do Brasil. O intelectual do Brasil.
“ A ” RESPOSTA:
8ª- As Cortes de Portugal estavam preocupadas com os movimentos que ocorriam no Brasil em direção à emancipação política. Viam no retorno de D . Pedro uma maneira de recolonizar o Brasil, enfraquecendo qual ideia? A ideia d e um exército interno; A ideia d e alianças externas; A Ideia d o Brasil querer ser colônia de outra nação; A ideias de independência. A ideia de escravizar D. Pedro .
“ D ” RESPOSTA:
9ª- A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de. Rio de Janeiro. Salvador. Teresina. Santos. São Paulo.
“ E ” RESPOSTA:
10ª-Antes do f amoso grito de “Independência ou morte” D. Pedro recebeu duas cartas, de quem eram tais cartas: Uma de todos políticos portugueses elogiando e pedindo que continuasse com seu trabalho aqui e outra dos brasileiros o mandando ir embora. Uma de Portugal pedindo que regressasse a Portugal e outro de José Bonifácio de Andrade e Silva pedindo que ficasse. Uma de sua amante e outra de sua mulher. Ele não recebeu cartas, e sim um oficio o nomeando imperador.