Perguntas sobre 7 de setembro

ErisvaldoRodriguesdaCosta 15,742 views 21 slides Nov 13, 2014
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

Perguntas para gincanas culturais sobre o sete de setembro. imagens da internet.


Slide Content

GINCANA CULTURAL “BRASIL, NOSSA PATRIA”

1ª-A imagem ao lado representa uma passagem importante da história do Brasil, ela é chamada de: O Grito do Ipiranga. Morte a Portugal. Somos livres. Brasil é paz e amor. Só o amor leva a liberdade. A imagem acima, de 1888 – Pedro Américo (Brasil  1843- 1905) -óleo sobre tela,  7, 60 m x 4, 15 m – Salão Nobre,  Museu Paulista, Universidade de São Paulo .

“ A ” RESPOSTA:

2ª-Em  7 de setembro de 1822 foi declarada a  Independência do Brasil , com o Grito do Ipiranga proclamado por Dom Pedro. Onde ocorreu tal fato histórico? Perto do Hotel Ipiranga; Às margens do R iacho Ipiranga . Nas curvas do Rio de Janeiro. Às margens do Rio Poti. Às margens do Parnaíba.

“ B ” RESPOSTA:

3ª- O caminho para a independência do Brasil foi se estabelecendo com o “Fico” de D. Pedro em 9 de janeiro de 1822, quando contrariou ordens da Corte Portuguesa de voltar para Portugal devido à inquietação do povo que queria que ele ficasse no Brasil. Esse dia ficou conhecido como: Dia do ficar jamais. Dia da paz mundial. Dia do já vou. Dia do Fico. Dia do poder de Pedro .

“ D ” RESPOSTA:

4ª-Em 7 de setembro, às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro, após receber uma carta de seu pai ordenando que voltasse para Portugal e outras duas, uma de José Bonifácio que o aconselhava a romper com Portugal e outra de sua esposa  Maria Leopoldina  de Áustria apoiando a decisão de José Bonifácio, devido às circunstâncias, pronunciou a frase:   “Brasil independente de Portugal”. “Independência ou Morte!” . “Morte à Portugal”. “Brasil sem portugueses”. “Guerra à Portugal”.

“ B ” RESPOSTA:

5ª-O personagem c entral da independência da República Federativa do Brasil foi D. Pedro I. O nome completo de D. Pedro I era : D. Pedro I de Alcântara. Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Serafim de Bragança e Bourbon. Pedro Segundo de Alcântara. Pedro Pascoal Serafim de Portugal. Pedro Cabral.

“ B ” RESPOSTA:

6ª- O Regente D. Pedro I determinou que qualquer decreto das Cortes só poderia ser executado mediante a um decreto assinado por D. Pedro I, o que equivalia a conferir plena soberania ao Brasil. A medida teve imediato apoio, e era chamado de: “Faça-se”. “Executasse-se”. "Cumpra-se”. “Realize-se”. “Desempenhe-se”.

“ C ” RESPOSTA:

7ª-Quando dos festejos pelo aniversário de  João VI de Portugal , a 13 de maio, o Senado da Câmara do Rio de Janeiro pediu ao Príncipe Regente que aceitasse para si e para seus descendentes o título de. "Defensor Perpétuo do Brasil". Patrono do Brasil. Soberano do Brasil. Imperador do Brasil. O intelectual do Brasil.

“ A ” RESPOSTA:

8ª- As Cortes de Portugal estavam preocupadas com os movimentos que ocorriam no Brasil em direção à emancipação política. Viam no retorno de D . Pedro uma maneira de recolonizar o Brasil, enfraquecendo qual ideia? A ideia d e um exército interno; A ideia d e alianças externas; A Ideia d o Brasil querer ser colônia de outra nação; A ideias de independência. A ideia de escravizar D. Pedro .

“ D ” RESPOSTA:

9ª- A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de. Rio de Janeiro. Salvador. Teresina. Santos. São Paulo.

“ E ” RESPOSTA:

10ª-Antes do f amoso grito de “Independência ou morte” D. Pedro recebeu duas cartas, de quem eram tais cartas: Uma de todos políticos portugueses elogiando e pedindo que continuasse com seu trabalho aqui e outra dos brasileiros o mandando ir embora. Uma de Portugal pedindo que regressasse a Portugal e outro de José Bonifácio de Andrade e Silva pedindo que ficasse. Uma de sua amante e outra de sua mulher. Ele não recebeu cartas, e sim um oficio o nomeando imperador.

“ B ” RESPOSTA:
Tags