Trabalho REA
Trabalho apresentado a disciplina Ambientes colaborativos
Módulo 3: Professores autores em Rede
Especialização em Letramento Informacional –
Universidade Federal de Goiás
Size: 1.37 MB
Language: pt
Added: Nov 26, 2017
Slides: 43 pages
Slide Content
Personalidades Negras do Brasil Por Tatiane Helena Borges de Salles Trabalho apresentado a disciplina Ambientes colaborativos Módulo 3: Professores autores em Rede Especialização em Letramento Informacional – Universidade Federal de Goiás Personalidades Negras do Brasil de Tatiane Helena Borges de Salles está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional .
Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001) Atleta Nascido em São Paulo; Foi o primeiro Bicampeão do país no Atletismo recordista no Salto Triplo Olimpíadas (1952) e (1956); Foi o primeiro a ganhar ouro para o Brasil; Quebrou vários recordes mundiais; Foi ator na peça Orfeu da conceição(1956) e no Filme Orfeu Negro (1959).
Abdias do Nascimento (1914-2011) Ativista, Ator e Escritor Nasceu em Franca foi ativista dos direitos humanos da população negra; Fazia protestos em estabelecimentos onde era proibido a entrada de negros; Foi autor de uma vasta literatura sobre os negros no Brasil; . Foi editor do Jornal O Radical Durante a ditadura foi exilado;
André Rebouças (1838-1898) Engenheiro e Ativista político Nasceu na Bahia; Formou-se engenheiro no Exterior; Solucionou o problema de abastecimento de água império e planejou ferrovias; Um dos fundadores da Sociedade Brasileira contra escravidão
Antonieta de Barros (1901-1952) Jornalista e Política Nascida em Santa Catarina, filha de lavadeira. Aos formou-se professora aos 21 anos Foi a primeira deputada negra do Brasil. Pioneira na luta das mulheres e negros. Enxergava a educação com a melhor forma de solucionar diversos problemas principalmente a igualdade social. Saiba mais...
Antonio Francisco Lisboa (1738-1814) “Aleijadinho” Escultor, Entalhador e Arquiteto Nasceu em Ouro Preto; Tinha uma doença degenerativa que o forçava a andar de joelhos, por isso a apelido Aleijadinho; Foi o grande mestre do Barroco no Brasil;
Carolina de Jesus (1914-1977) Escritora Nasceu em Sacramento, MG; Frequentou a escola somente por dois anos; Escreveu em um diário, chamado o “Quarto do despejo” que rendeu vários estudos no Brasil e no Exterior vendeu mais 1 milhão de exemplares foi traduzida em 14 línguas; É considerada uma das primeiras e maiores escritoras negras no Brasil;
Angenor de Oliveira ( 1908-1980) “Cartola” – Cantor e compositor Nasceu no Catete, Rio de Janeiro; Desde pequeno aprendeu a tocar cavaquinho e violão; Por dificuldades financeiras foi morar no Morro da Mangueira; Arranjou um emprego como servente de pedreiro e para não sujar de cimento usava um chapéu-coco que lhe rendeu o apelido de “Cartola”; Em 1974 gravou os primeiros sucessos “As rosas não falam” e “Mundo é um moinho” dentre outros; Ganhou diversas homenagens e prêmios.
Clementina de Jesus (1901-1987) Cantora “Rainha do Partido Alto” Nascida em Valença, Rio de Janeiro; Sua mãe filha de escravos aprendeu com ela os cânticos dos escravos; Assim como sua mãe trabalhou como lavadeira e Foi doméstica por quase 20 anos começou a carreira aos 63 anos; Dona de uma voz inconfundível e potente; É considerada uma das maiores artistas brasileiras.
Dandara (?-1694) Resistência do Quilombo Não se sabe se ela nasceu no Brasil; Esposa de Zumbi participava ativamente na elaboração de estratégias para resistência do Quilombo; Dominava as técnicas da capoeira; Para não voltar condição de escrava se jogou de um penhasco; As informações sobre ela são escassas.
Euzébia Silva do Nascimento (1913-2003) “Dona Zica ” – Sambista velha guarda Nascida no Rio de Janeiro; Foi esposa de Cartola foi responsável pela retomada do artista; Gravou ao lado o marido o disco “Sala de recepção” (1976) cuja a capa do disco é famosa por trazer o casal em uma janela; Foi uma das principais pastoras da velha guarda da Mangueira;
Estevão Silva (1844-1891) Pintor e Professor Nasceu no Rio de Janeiro; Foi o primeiro pintor negro formado pela Academia Imperial de Belas Artes; Conhecido como um dos maiores pintores de Naturezas-mortas do século XIX.
Francisca da Silva Oliveira (ca.1732-1796) Xica da Silva – Escrava alforriada Viveu em Adamantina; Teve treze filhos com o Comendador João Fernandes explorador de diamantes; Foi uma figura respeitada na região possuía uma visão política; Filiação com as irmandades religiosas para obter distinção e reconhecimento social tinha renda mais que suficiente para doações a quatro irmandades diferentes. Comportava-se como como qualquer Senhora abastada na Tijuca; Seu poder era tanto que seu corpo foi sepultado na Igreja. Até então, privilegiado apenas para brancos.
Francisco José do Nascimento (1839-1914), “Dragão do Mar” Marinheiro e Abolicionista Natural do Ceará; Jangadeiro em 1981 recusou para transportar para navios negreiros os escravos vendidos para o Sul do país. Desta forma, o comércio ficou paralisado; Ceará foi a primeira província a abolir a escravidão em 1884, quatro anos antes do Brasil.
“Grande Otelo” Sebastião Bernardes de Souza Prata (1915-1993) – Ator, Cantor e Compositor Nasceu em Uberlândia, MG; É lembrado pelo humor sagaz e ligeiro; Foi o primeiro ator com projeção nacional e internacional; Foi o primeiro negro a atuar no Cassino da Urca; Participou de vários filmes e na televisão; Seu acervo pessoal foi disponibilizado para Fundarte em 2008.
José Bispo Clementino dos Santos (1913-2008) - Cantor Nasceu no Rio de Janeiro; Começou cedo a tocar Tamborim e depois o cavaquinho; De 1949 até 2006 foi interprete de samba-enredo da Mangueira; É considerado um dos maiores interpretes de Sambas-enredos pela qualidade da voz e a sobriedade em sua interpretação.
João Cândido Felisberto (1880-1910) “Almirante negro” Militar brasileiro Nasceu Rio Pardo, RS; Filho de ex-escravos; Foi líder da Revolta da Chibata que exigia o fim dos castigos corporais; Foi banido da Marinha e chegou a ser internado em um hospício; Nunca mais arrumou emprego e passou o resto da vida trabalhando como Estivador; Mesmo sendo absolvido, mas nunca deixou de ser vigado até mesmo em seu enterro.
José Carlos do Patrocínio (1853-1905) Farmacêutico, Jornalista e Ativista político Nasceu em Campos, no Rio de Janeiro; Formou-se Farmacêutico, mas sua vocação sempre foi o jornalismo; Em 1875 começou a escrever no Jornal Sátiro “Os Ferrões” usava pseudônimo para escrever artigos; Mas tarde comprou a Gazeta da tarde; Por meio da Confederação abolicionista promovia debates sobre o fim da escravidão, além de apoiar escravos fugitivos; Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras
Juliano Moreira (1873-1933) Médico Psiquiatra Nasceu em Salvador, BA; Formado em Medicina ajudou a criar a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Estado; Foi o percursos da psicanálise no Brasil; Foi diretor de um Hospital Nacional dos Alienados , no Rio de Janeiro consegui humanizar o tratamento dos pacientes abolindo as camisas de força e as grades de ferro; Defendeu a ideia problemas físicos e situacionais com a falta de higiene, contrariando os pensamentos racistas de que era problemas relacionado a miscigenação.
Laudelina de Campos Melo (1904-1991) – Empregada e ativista política Nasceu em Poços de Caldas, MG; Fundou a primeira Associação de Trabalhadores do Brasil; Combateu a discriminação sociedade em relação as empregas domésticas; Em Campinas, participou do Teatro Experimental do Negro e realizou o baile de debutantes (Baile Pérola Negra) no Teatro Municipal de Campinas; Virou referência nacional na batalha da regulamentação dos direitos da empregada Na década 1970 foi fundamental para conquista do direito à carteira de trabalho e a previdência social;
Lélia Almeida Gonzalez (1935-1994) Historiadora Nasceu no Rio de Janeiro; Foi diretora do Departamento de Sociologia e Política, PUC-Rio; Foi pioneira a ministrar cursos de Cultura Negra no Brasil; Foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU); Na década de 80 talvez tenha sido a militante negra que mais participou de congressos dentro e fora do país.
Lima Barreto (1881-1922) Afonso Henrique de Lima Barreto – Jornalista e escritor Nasceu no Rio de Janeiro; Publicou romances, sátiras, contos e crônicas é considerado um dos maiores escritos brasileiros; Seus artigos foram publicados em jornais como Correio da Manhã e Jornal do Commercio. Grande parte dos textos foi publicado revista Careta uns assinados ou o autor usou pseudônimos que tornaram conhecidos em 2016; Muitas de suas obras foram publicadas postumamente.
Luís Gonzaga Pinto da Gama (1830-1882) Luís Gama – Jornalista e Escritor Nasceu em Salvador; Foi vendido pelo pai português como escravo; Aos 17 anos entrou na justiça para provar que era livre filho de uma negra livre “Luíza Mahin”; Foi um dos maiores abolicionistas conhecido como advogado dos pobres, libertador de negros; Conseguiu libertar mais 500 escravos até 1880; Foi o primeiro escritor a assumir explicitamente sua identidade negra; Fundador da literatura de militância dos negros do Brasil.
Luíza Mahin Sua origem é incerta; Mãe do Abolicionista Luís Gama; Comprou sua Alforia 1812; Esteve envolvida na articulação de todas as revoltas e levantes de escravos que sacudiram a Província da Bahia;
Machado de Assis (1839-1908) – Joaquim Maria Machado de Assis - Escritor, Jornalista e Poeta Nascido no Rio de Janeiro; Foi funcionário público em vários ministérios; Escreveu nove romances fundamentais; Fundou a Academia Brasileira de Letras e foi o primeiro presidente.
Mãe Menina do Gantois (1894-1986) Maria Escolástica da Conceição Nazaré - Iyálorixá Nasceu em Salvador; Assumiu a liderança do Terreiro depois do falecimento de sua mãe; Foi Iyálorixa (mãe-de-santo) mais conhecida do país; A popularidade e o reconhecimento foram fundamentais para aceitação do Candomblé na sociedade; Recebeu vários títulos e homenagens; Vários famosos se consultavam com ela.
Maria Firmino dos Reis (1825-1917) Professora Nasceu em São Luís do Maranhão; Foi professora primária das primeiras Letras em Viamão, RS; Publicou um dos primeiros romances abolicionistas da Literatura Brasileira – Úrsula; Foi a primeira romantista brasileira;
Milton Almeida dos Santos (1926-2001) - Geógrafo Nasceu em Brotas de Macaúbas, BA; Formado em Direito foi dar aulas de Geografia humana; Ficou exilado na França por 13 anos; Deixou um legado de 40 títulos publicados e mais de 300 artigos; Considerado o maior geógrafo brasileiro;
Nilo Peçanha (1897-1924) Advogado e Presidente da República Nasceu em Campos Goytacazes, RJ. Formou advogado e foi Jornalista defendendo as causas da abolição; Foi presidente república em seu governo criou o Ministério da Agricultura, Comércio e Indústria e o Serviço de Proteção ao Índio e deu origem ao Centro Federal de Educação Tecnológica da cidade e assinou a primeira Legislação de transito; Por ser negro foi ridicularizado e atacado com charges durante o governo.
“Pixinguinha” Alfredo da Rocha Vianna Filho - (1897-1973) Maestro, Flautista e Compositor Nasceu no Rio de Janeiro; Foi professor de música; Foi maestro da Companhia Negra de Revista; Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores e flautista da música popular brasileira; Sua música “Carinhoso” é a mais conhecida.
Ruth de Souza (1921 - ) Atriz Nasceu no Rio de Janeiro; Abriu caminho para o artista negro no Brasil; Considerada a primeira dama do teatro; Foi a primeira atriz indicada ao prêmio de melhor atriz num festival internacional do cinema;
Thereza de Benguela (? -1770) Líder de Quilombo Liderou o Quilombo do Piolho em Mato Grosso do Sul após a morte do seu marido; A inovação foi a criação de um parlamento no quilombo onde se discutia as normas que regulamentavam o lugar; Dia 25 de julho, data da sua morte, é celebrado o Dia da Mulher Negra no Brasil.
Zumbi dos Palmares (1655-1695) Líder do Quilombo dos Palmares Nasceu em Serra da Barriga; O último líder do Quilombo dos Palmares sendo o maior de todos; Dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi, é celebrado o Dia da Consciência Negra.