Pintura Expressionista: O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figu...
Pintura Expressionista: O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.
Size: 11.17 MB
Language: pt
Added: Feb 18, 2024
Slides: 15 pages
Slide Content
Múltiplas Linguagens Estudo da Pintura Expressionista 3ª Série – Ensino Médio Profa. Wannessa Cardoso
Pintura Expressionista O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.
Características do Expressionismo Uso de cores intensas. ... Traçados grossos e distorcidos. ... Foco em aspectos subjetivos. ... Visão trágica do ser humano. ... Exposição do lado pessimista da vida. ... Deformação da realidade do mundo. ... Expressão da liberdade individual. ... Uso da tridimensionalidade nas obras .
O estilo Van Gogh Nem impressionista , nem expressionista : o artista definiu sua própria forma de pintar A maioria dos pintores quase sempre pertence a uma escola de pintura, segundo determinado estilo . Mas não foi isso que aconteceu com Vincent van Gogh! Suas pinceladas praticamente ‘ falavam ’ o que ele estava sentindo e pensando . Com isso , ele pode ser considerado um pintor pós-impressionista ou pré-expressionista . Que confusão ! Pois assim foi a vida de van Gogh!
Edvard Munch e as suas telas célebres O grito (1893) Pintada em 1893, O grito foi a obra que consagrou definitivamente o pintor norueguês . Com apenas 83 cm por 66 cm, a tela tem como protagonista um homem em profundo desespero e ansiedade . Ao fundo da imagem , é possível também observar dois outros homens distantes . O céu pintado por Munch é perturbador .
A criança doente (1885-1886) A tela “A criança doente carrega muito da infância do próprio pintor ”. Ainda jovem , Munch perdeu a mãe e a irmã Sophie para a tuberculose . Apesar do pai do pintor ter sido médico , nada conseguiu fazer para impedir o falecimento da esposa e da filha .
Melancolia (1892) No primeiro plano observa -se um homem sozinho em meio a uma paisagem praiana . A tela faz parte de uma série de pinturas feitas com tons escuros e com o mesmo protagonista angustiado . Dizem que trata-se de Jappe Nilssen , amigo próximo de Munch, que passava por um período infeliz na sua vida amorosa. A paisagem é a de Åsgårdstrand , litoral da Noruega . O quadro original está na National Gallery Munch, em Oslo.
A tempestade (1893) Pintada em 1893, no mesmo ano de” O grito ”, a tela , assim como a precursora , exibe personagens que tampam os próprios ouvidos . A tempestade retrata a paisagem de Åsgårdstrand , uma vila costeira norueguesa onde o pintor costumava passar seus verões . O quadro possui 94 cm por 131 cm e pertence ao acervo do MOMA (Nova Iorque ).
Amor e dor (1894) O quadro originalmente chamado Amor e dor , também ficou conhecido como O vampiro e foi exibido pela primeira vez em Berlim no ano de 1902. A tela escandalizou a sociedade por representar uma mulher ao mesmo tempo mordendo e abraçando um homem . O quadro foi bastante criticado pelo público e pela crítica especializada e uma semana depois da exibição a mostra foi encerrada .
Ansiedade (1894) Pintado em 1984, o quadro é uma mostra exemplar do movimento expressionista . Partilhando muitas semelhanças com o famoso “O grito ”, a tela exibe o mesmo céu assustador pintado em tons vermelho-alaranjados . As feições dos personagens são esverdeadas e desesperadas , com os olhos arregalados . Todos vestem trajes negros e os homens usam cartolas . A obra possui 94 cm por 73 cm e atualmente pertence ao acervo do Museu Munch.
Madonna (1894-1895) Pintada entre 1894 e 1895, a polêmica tela Madonna supostamente retrata Maria, a mãe de Jesus, a partir de uma perspectiva um tanto quanto inusitada . A Maria de Munch aparece como uma mulher nua e a vontade e não como uma senhora recatada e casta como habitualmente costumava ser vista. Trata-se de um óleo sobre tela com 90 cm por 68 cm. Em 2004 a imagem foi roubada do Museu Munch. Dois anos depois o trabalho foi recuperado com um pequeno orifício considerado irreparável .
A dança da vida (1899) A tela A dança da vida , pintada em 1899, tem como cenário um baile realizado ao luar . Nota-se ao fundo da imagem uma lua refletida no mar, enquanto os personagens dançam aos pares. É de se ressaltar a presença de duas mulheres solitárias , uma em cada ponta da pintura. A paisagem exposta é a de Åsgårdstrand , uma vila costeira norueguesa . O quadro faz parte do acervo do Museu Munch, em Oslo.
A fumaça do trem (1900) Pintada em 1900, a tela é uma pintura a óleo com 84 cm por 109 cm. Fez parte de uma série de paisagens pintadas pelo artista no princípio do século interligando a natureza e produtos da intervenção humana. A fumaça libertada e a posição do trem fazem com que o espectador tenha a impressão de que a composição se encontra , de fato , em movimento . A tela pertence ao acervo do Museu Munch, em Oslo.
Trabalhadores a caminho de casa (1913-1914) Pintada entre 1913 e 1914, a tela é enorme , tem 222 cm por 201 cm e representa os trabalhadores após o final do expediente , voltando para a casa. O quadro retrata a rua repleta , uma massa de gente com ar cansado , todos com trajes muito semelhantes e chapéus . O trabalho faz parte atualmente do acervo do Museu Munch.
Costa com a casa vermelha (1904) Pintada em 1904, a tela traz novamente como tema a vila costeira norueguesa de Åsgårdstrand , onde o artista passava os meses quentes do ano . Feita a tinta óleo , a pintura tem 69 cm por 109 cm de dimensão . A imagem não possui nenhuma figura humana, apenas retrata a paisagem da costa. A pintura encontra -se atualmente no Museu Munch, em Oslo.