NÍVEL DE ENSINO: Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental CONTEÚDO : Ortografia - uso do X ou CH nas palavras .
FAIXA ETÁRIA: 9 a 10 anos. OBJETIVOS: · Perceber que existem algumas palavras de nossa língua que apesar de terem o mesmo som são escritas de maneiras diferentes, como algumas com X e outras com CH; · Conhecer algumas palavras escritas com X ou CH; · Conhecer as regras ortográficas do uso do CH e X nas palavras.
DURAÇÃO: 5 aulas. METODOLOGIA: Para introduzir a aula irei ao laboratório de informática passar um vídeo do programa “Orto e grafia”, apresentado pela TV escola, que por meio de fantoches, ensina a escrita correta de algumas palavras escritas com X ou CH. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/658/me001155. wmv Em seguida conhecer as regras ortográficas do CH ou X em alguns sites sugeridos: http://www.colegioweb.com.br/portugues/emprego-de-x-e-ch http://prof.saulo.vilabol.uol.com.br/regrortografia.html#Uso de x/ ch http://www.colegioinovacao.com.br/cms/documentos/mirian_portugues_6a_serie_uso_de_x_e_ch.pdf Após a leitura e discussão das regras ortográficas, irei propor que listem algumas palavras, no caderno ou no computador, que foram apresentadas no vídeo e outras que conhecem que são escritas com CH ou X. Depois consultar o dicionário para verificar a escrita correta das palavras. Em seguida confeccionar um dicionário ortográfico, em grupo, com desenhos ou figuras coladas junto a cada palavra com CH ou X que foram pesquisadas no exercício anterior. Está atividade pode ser realizada também no computador no programa Power Point . Socialização do dicionário entre os alunos da sala, e exposição do livro no pátio da escola para o acesso a todos os alunos da escola.
RECURSOS UTILIZADOS: internet, vídeo, sites, computador programa Power Point , caderno, dicionário. AVALIAÇÃO: A avaliação será formativa se preocupa com o desenvolvimento do aluno, se esta aprendendo com as atividades desenvolvidas, monitorando o seu desempenho e motivação. Levando o professor a fazer um diagnostico de sua aprendizagem. E propondo novas estratégias quando o aluno não estiver atingindo os objetivos. Com isso a avaliação será em cima de suas produções acompanhando o seu desenvolvimento nas atividades desempenhadas.